domingo, 6 de setembro de 2015

A voz rouca das ruas

“Apesar de você/ amanhã há de ser/ outro dia” Chico Buarque

A “primavera brasileira” está florida: igual  as demais que já exibiram suas rosas de liberdade -como a de Praga, contra a dominação soviética na década de 70, e a árabe de agora, que sacou do poder notáveis  tiranos. No nosso caso, começou muito  difusa por termos ficado  tanto tempo calados, mas  clamamos agora contra toda forma de corrupção, entre as quais a  pior delas, a corrupção de prioridades, cujo maior exemplo se dá nos preparativos para a  copa,  que  fez o povo  perceber como se gasta 1 bilhão de reais em um estádio para ser usado poucas vezes, isto em regiões onde se tem total carência de recursos para saúde, segurança e educação. E para atender uma organização como a FIFA,  cujos dirigentes brasileiros ou não, foram obrigados pelos ministérios públicos do primeiro mundo, a sair pela porta dos fundos, acusados de receber propina.

Tudo começou com o aumento de  0,20 na passagem de ônibus em SP... Foi a gota dágua.  Porque a população não aguenta mais ser enganada com o conto da conta de luz mais baixa.Com a promessas de transposição das águas do Rio São Francisco ,enquanto sucumbe à maior seca dos últimos 50 anos. Com projetos sem pé e sem cabeça do PAC I e PACII, incluindo um trem bala  para otários.Com hospitais lotado, sem médicos e equipamentos. Com balas perdidas da polícia e  bandidos tirando a vida de nossos filhos e ente queridos.

Com a ineficiência e falta de gestão nas escolas, aliada à falta de prestígio dispensada aos professores-  pagamos altos impostos- cerva de 36 por cento do PIB, e não temos retorno. Os números são matadores: enquanto gastamos cerca de 900 dólares por aluno, em países em que a educação é prioridade, se  gasta  até 10 vezes mais. Mesmo naqueles estados mais pobres que nós, que já somos a sexta  economia do mundo. A educação não é importante para o comissariado, se fosse, faríamos agora  a revolução máxima educando a nação, só com a dinheirama  pública queimada, ao fazer estes verdadeiros elefantes brancos, que são esses estádios de 1 bilhão de reais. Detalhe: como cereja de bolo, no Rio, o Maracanã foi “cedido” ao Sr. Eike Batista, para exploração por dezenas de  anos, após todos esses  aportes de dinheiro publico, não é lindo?

Ulisses Guimarães, um dos pais da Pátria, sabia ouvir o povo, e cunhou o termo que dá título a este artigo. Já Lula, oportunista da pátria, sumiu quando as vozes da rua se mostraram insatisfeitas com sua criatura: “a mãe do PAC”. Alguém viu este cidadão? Ele falou algo relevante? Ou será que ainda está na Venezuela ajudando a enganar aquela população com o passarinho chavista? terá sido dele a ideia da constituinte exclusiva? E agora, a do plebiscito, para colocar de vez um nariz de palhaço na população brasileira?

São 10 anos de mensalão e assemelhados: não dá mais pra segurar. Cadeia para os mensaleiros,  e julgamento para o Sr. Lula aqui em Minas Gerais - que nunca fugiu às suas responsabilidades. Encerraremos assim, este triste ciclo de corrupção e embuste, que transformou este País num balcão de negócios, que banalizou o delito, e deixou nosso povo a achar que a meritocracia não existe, já que  roubar do erário, é o caminho mais fácil para o sucesso.

José Carlos Nunes Barreto
Professor doutor e Presidente da ALU-Academia de Letras de Uberlândia –MG

debatef@debatef.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário