segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Ciência X Religião

"Se todo corpo fosse olho, onde estaria o ouvido, pergunta...Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato, volta a indagar..."( Apóstolo Paulo de Tarso)

Tenho escrito sobre catedrais e templos físicos com vitrais, suas naves e auras da espiritualidade, , além da emoção aos pés dos altares em vários lugares do planeta, o que ainda me emociona,  em conjunto com milhares de pessoas,professando a fé no nosso Senhor Jesus Cristo.

Apesar disso, cada vez mais me convenço que as verdadeiras catedrais e templos,  estão dentro do homem. Como cristão, me lembro das palavras do mestre, ensinando que somos o templo do Espírito Santo. Também da narrativa dos evangelhos, de que quando, após a ressurreição, Jesus se juntou a dois discípulos que tristes caminhavam na trilha de Emaús.

Ainda não criam na ressurreição e sem que percebessem, foram instruídos por aquele estranho sobre a glória de Deus, da vitória sobre a morte.

Ao longo do caminho, foram aos poucos convencidos. Ao final, quando o homem se afastou,descobriram que se tratava do Senhor.

Exultaram de alegria, e se perguntaram: " como nos ardia o coração enquanto ele falava!"

E como amo as letras da Bíblia, admiro toda lavra do apóstolo Paulo, aliás Dr Paulo,em especial a magnífica ode à diversidade de dons espieituais aos coríntios 12.

Em tempos em que a ciência se aproxima cada vez mais da religião, vide as descobertas do QS- Quociente espiritual- e as conclusões da física quântica...

Paradoxalmente, vivenciamos uma era cada vez mais burra, espiritualmente falando. Em que pastores com baixo QS levam multidões ao precipício. Em que a profecia da "terra gemendo por conta de nossa cega ganância"se cumpre à velocidade jamais vista.

Voltando ao texto sagrado, Paulo adverte que " ninguém que fala pelo espírito de Deus, diz jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor senão pelo Espírito Santo".
Fala da diversidade de dons, num momento em que as mídias tentam formatar todos do mesmo jeito,e ainda que, a manifestação do espírito é dada a cada um para o que for útil:" A uns foi concedida a palavra da sabedoria; a outro pelo mesmo espírito a palavra da ciência."
Ele disse ciência.
Algo que tantos tentaram, durante séculos, afastar de Deus e das coisas transcendentais.

A outro, continua o apóstolo, foi dado o dom de operação de maravilhas- quais são elas , ele não disse, mas podemos imaginar  contemporâneos com estas competências, fazendo andar tetraplégicos , e levando pessoas a outros planetas, por exemplo. Todavia, todos somos um só corpo, mas com muitos membros,e, mesmo aqueles mais fracos e menos honrosos são necessários, eis o principal.

E de novo surge o poder do um. Aquele poder que levou Ghandi a dizer sem armas, a um regime opressor: "terão meu corpo, mas não terão minha obediência";que fez John Lenon a compor "Imagine", e inspirou Martin Luther King a discursar" Eu tenho um sonho", numa época imprópria para sonhar, na visão particular e conjuntural do baixo QS. Para completar de vez a ponte entre ciência e religião, sugiro aos leitores que me honraram com a leitura do artigo até aqui,que o façam também do livro "QS, o Q que faz a diferença" de Danah Zohar e Ian Marshal, ed. Record SP 2000. E a leitura diária da Bíblia, para abrir apoteoticamente  as portas do S de espiritualidade em sua vida.

Desejo a todos meus leitores  um feliz 2020, sob as bênçãos do Pai das Luzes, de onde procede toda boa dádiva, e todo dom perfeito, segundo as escrituras sagradas.
Que assim seja!

                     José Carlos Nunes Barreto
Pós doutor e Sócio diretor da DEBATEF Consultoria
,






Greta, Rio + 20 e o Lixo no Mar

" Não quero Luxo nem Lixo/ Quero Saúde pra gozar no Final./Luxo/Lixo!" Cancioneiro popular

Estive na ECO 92, 28 anos atrás representando o Sindicato de Engenheiros do Estado de SP, e logo que passou a euforia do evento, no final daquele ano, escrevi um artigo sobre o tema intitulado " ECO 92 e o Lixo depois da festa".

Retomei o tema em 18/06/2012, durante a Rio + 20 , quando a "pirralha da Greta" estava com seus 8 aninhos, e já cheia de razão... Me arrisco a dizer que, com as justas exigências destes jovens, teremos de cuidar hoje, de muito mais coisas, às vésperas dos 30 anos daquela "festa", além das montanhas de  lixo a serem retirada do mar, haja vista haverem ilhas dos mesmos, em vários pontos de mares pelo mundo, e às péssimas previsões dos cientistas, de que haverá mais lixo no mar do que peixes, ali em 2050.

Na Rio + 20, o Brasil recebeu de novo autoridades de todo planeta, para tomar decisões sobre o futuro da humanidade, ao propor na conferência em tela , o caminho da produção sustentável, através da economia verde- exatamente como agora exigido pela juventude, representada  pela jovem ativista. E agora os analistas estão à espera do cisne verde, e não negro, para uma tempestade econômica perfeita, ligada aos desastres climáticos. e às inações de governos e empresas quanto aos planos de ação para a  sustentabilidade da produção mundial.

Se servir de termômetro, nós brasileiros, como  protagonistas no Meio Ambiente global, continuamos com algumas incômodas situações de esquizofrenia em decisões ambientais : o uso de alteamento à montante de barragens de resíduos pelas mineradoras( gerando os maiores desastres ambientais  do gênero no planeta pela Vale em Mariana e Brumadinho); o retrocesso no código ambiental com prejuízos incalculáveis ao MA; a expectativa de inclusão dos mais pobres com uso da energia solar, aponta para um lado, enquanto a taxação da Anel sobre o sol, sustentada por parte do congresso brasileiro, aponta em direção contrária.  Até quando Brasil, pergunto...

Como essas, existem dezenas de outras questões, todavia, para não tirar o foco do leitor que me honra com a leitura, quero comparar alguns objetivos e declarações da Rio 92 , com os resultados obtidos, e lembrar que a situação está muito pior hoje com o aquecimento da Terra comos GEE-gazes de efeito estufa( os céticos só fazem temperar esta realidade- tornando-a mais próxima dos fatos).

A pobreza, além da obscena concentração de renda, aumentou de lá para cá,  e hoje, na tenda dos povos, esta seria a maior ´pressão sobre os governantes, que socorrem bancos ao redor do mundo, com dezenas de trilhões de dólares, mas não gastam sequer 10% deste montante ,para fazer as revoluções educacionais e sanitárias, que seriam a salvação da população mais pobre do planeta.E este é o corolário da questão ambiental, pois não existe mercado para a economia verde, onde não há inclusão social, além do que, a pobreza- devido à ausência de educação formal e ambiental- continua sendo importante fator de degradação, ao promover elevados impactos,social e ambiental, nos territórios das nações representadas na cúpula, Guedes só errou ao dizer em Davos,que este é o maior impacto- tirando da dianteira, a  posição dos ricos e predadores do MA pelo mundo, aí incluídos os madeireiros da Amazônia.

Uma esquematização da agenda 21da ONU em 92, mostra bem o quanto uma conferência deste porte, poderia deixar como legado: a convenção das alterações climáticas de então,  gerou  o    "Protocolo de kyoto" alguns anos depois, e, estabeleceu metas de redução de emissões de GEE, que não foram cumpridas por nenhum dos 153 países signatários!

 A meu ver,Greta e seus ativistas são fruto desta inação. E tomara que desta vez, sejam ouvidos, pois disso dependerá a sobrevivência da espécie humana no planeta.

Tenho dito.

                 José Carlos Nunes Barreto
Pós doutor e Sócio diretor da DEBATEF Consultoria




domingo, 29 de dezembro de 2019

Carta Aberta à Câmara Municipal de Uberlândia(2)




Prezados vereadores,

Tive o prazer de ver meu voto honrado, nesta crise de corrupção e descaso, ora acontecida nesta Casa, pois meu vereador não foi preso, nem obrigado a renunciar, como dezenas de seus pares. Esta  é uma situação impensável, num País democrático e sem corrupção institucionalizada, todavia feita comum neste País, em que estamos nos acostumando a passar a limpo.

Há tempos a sociedade brasileira e uberlandense, vem clamando por este novo tempo, em que a transparência dos gastos públicos, seja realidade no poder público- legislativo, executivo e judiciário-  e , apesar do impacto do acontecimento, somente visualizamos o começo desse processo, a ponta do iceberg.


Parabéns ao Ministério Público do Estado de  MG, e esperamos que os edis levados às barras dos tribunais, tenham a hombridade( se é que isto é possível para víboras e ladrões) de renunciar aos respectivos cargos, pois sabemos que outros processos estão em andamento, e que situações ainda  mais escabrosas serão deslindadas, e que poderão atingir   muito mais do que até agora , o executivo municipal.


Sinto vergonha, como todo munícipe, desta representação municipal que não respeita o suor do contribuinte, desvia dinheiro público, e o faz com desfaçatez e deboche. É como se todos valores da sociedade , construídos através de centenas de séculos( Sapiens de Harari) fossem jogados no lixo da história, e de repente, não houvessem pessoas com mindset para reconstruí-los, e transformá-los de novo em porta estandarte, de uma cidade  que tem significativa influência em MG como segunda em PIB, e também no País, como berço da logística -com suas redes de suprimento, ou seriam de valores agregados, indago.

Por tudo isso, me ponho, humildemente de joelhos, como cristão, pedindo ao Senhor da “Seara política” que levante obreiros para sua seara, com princípios que prezem aquilo que a maioria das mães e pais ensinaram em casa...o que não é seu, meu filho, devolva e entregue ao dono. Pode ser uma agulha, mas não é sua. O que estes senhores roubaram do erário, foram, até agora, dezenas de milhões de reais , e esperavam esconder isso da sociedade, que luta  contra a escassez de recursos, para saúde, educação e segurança, e da mesma forma  pretendia usá-los contra a  praga do desemprego, que  clama por investimentos do município.

Vaidade , tudo é vaidade! ensinava Salomão, que sabia desde sempre, que a mesma levaria muitos líderes a descaminhos como o atual, e à destruição da Pátria, Família e Nação.

Que Deus  nos dê forças para atravessar esta, e outras tormentas que estão por vir.

Que assim seja!

José  Carlos Nunes Barreto

Pós Doutor e Sócio- diretor da DEBATEF Consultoria




sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Consciência Negra

Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele.
Martin Luther King
Escrevo no dia dedicado ao líder negro, que lutou contra a escravidão no Brasil: um herói nacional reverenciado no dia 20 de novembro - Zumbi, líder da resistência  do quilombo dos Palmares, contra a  escravidão, com feriados em várias cidades no País. Aproveito sempre esse dia  para refletir sobre o que ele  representa para a negritude, e sua luta contra o racismo, que é outro grilhão, imaterial, que segura o destino de metade da população brasileira,  semelhante em tudo , àquelas correntes físicas que manietavam nossos antepassados escravos que chegavam ao porto Valongo no Rio de janeiro. Como não reconhecer a importância da cultura negra na criatividade brasileira, na música, na culinária, na resiliência do povo, indago constrangido porque sou um deles. Interessante perceber que muitos negros de pele mais clara, não se consideravam afrodescendentes, até recentemente, todavia, pesquisas recentes , tem mostrado o aumento daqueles que se auto declaram como herdeiros da mãe África.

Nesta reflexão gostaria de sublinhar na minha jornada, mesmo sem mimimi, pois sou um cara raiz, as vezes que fui discriminado no salário, mesmo tendo resultados meritórios, nas promoções, quando era o principal cotado, nos namoros, quando a garota branca  vinha dizer que o pai não permitia que ela namorasse um garoto negro. E mesmo assim meu “mindset “em expansão, não me permitiu desistir de  objetivos e metas pessoais. A fé em nosso Senhor Jesus Cristo, me colocou de pé todas as vezes que as lágrimas me deixaram caído. E após cada vitória do menino “moreninho” , e estudioso, que  queria tirar o primeiro lugar da classe, e conseguia, tirando a posição quase sempre pertencia a crianças brancas  e  ricas...Muito cedo percebi que as pessoas, inclusive professores, deixavam transparecer que aquele não era o meu lugar.

Quando me formei em Engenharia mecânica éramos 2 negros, entre 60 alunos , eu e o Branca de neve...O apelido era uma clara alusão à cor da pele de meu parceiro de negritude. E naquela época, 1974,  não se falava em bulling, e mesmo assim se era feliz e não se sabia. Tenho 3 irmãs e hoje entendo a luta das mesmas, negras e pobres, para se auto afirmar e crescer. Todas fizeram curso superior e ocupam cargo público relevante, casaram , criaram seus filhos e netos, mas as cicatrizes dessa luta  testemunham  nelas,a dor que ainda  é, nascer negro e no Brasil.

Ainda correrá muita água sob a ponte, até que  a metade de universitários brasileiros que agora se autodeclaram negros, seja  reconhecida como quem ali deveria estar, no topo e com o sucesso que merece. Ao fazer isso, o Brasil estará mais feliz, e se encontrará sem mágoas e ressentimentos , em seu altivo  futuro de glórias.

                    José carlos Nunes Barreto

Pós doutor e sócio diretor da DEBATEF Consultoria




domingo, 17 de novembro de 2019

O Resgate do Brasil

Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser expressas numa só palavra: liberdade; justiça; honra; dever; piedade; esperança.
Winston Churchill
Ao se aproximar o final do primeiro ano do governo Bolsonaro, algumas questões saltam à  vista: primeiro não se tem uma ditadura de direita governando o País; ministros com excelência técnica trabalham em silêncio obtendo excelentes resultados, pois não se loteou a máquina  administrativa com partidos políticos; a grande mídia esconde  informações relevantes sobre os avanços do País sob esta gestão, e coloca lupa em pequenas situações familiares e gafes da presidência; o partido extrema imprensa existe( a população se dá conta disso), e é o pior adversário do governo eleito, personificado na rede globo; a oposição que já foi governo por 16 anos, e trouxe miséria, 12 milhões de desempregados ,corrupção e recessão, agora, sem o Lula livre, prega a desordem, conclamando o povo à revolta , como no Chile e na Bolívia.

Quando Bill Clinton escutou de um assessor  a famosa frase"è a economia estúpido", sem o saber, pautou a prioridade para todo governante no mundo de hoje. Com  Bolsonaro, não foi diferente, e tratou de arrumar seu "posto Ipiranga", o premiado ministro Paulo Guedes, que já se destacou na função, ao reverter a curva  da recessão econômica, em uma de crescimento, aliado a reformas constitucionais, como a PEC da previdência, tentada sem sucesso por governos anteriores durante 30 anos, em estreito trabalho com o parlamento. Além disso, constrói  uma gestão que privilegia o enxugamento da máquina administrativa, que  consome grande parte da arrecadação federal, não permitindo que o País  invista em segurança , saúde e educação, missões principais do estado segundo a Constituição em vigor.

Ao receber a faixa de presidente da república, em janeiro deste ano, o atual líder da nação, recebeu da população um mandato, que tem por objetivo resgatar o País do abismo aberto pelos últimos governos de esquerda, que desperdiçaram  mais de uma década, com desvios bilionários,  recursos do tesouro nacional, destinados a projetos alienígenas, ligados ao "foro de SP". Foram pelo menos 600 bilhões de reais, que ao saírem do tesouro nacional, sem autorização do Congresso, geraram um tsunami, que causou vários efeitos colaterais entre eles a recessão, acima referida.

Isso já é história, todavia, em época de narrativas mentirosas e  fakes news, faz-se  necessário deixar bem claro que este governo está resgatando o Brasil. E o Presidente da República eleito , é o  líder de todos brasileiros, de qualquer cor ideológica, e trabalha pela paz social e  pela  grandeza do País. Quer queiram ou não, os apóstolos do caos, ainda presos em  suas masmorras ideológicas, e aliados do vergonhoso aparelhamento do Supremo Tribunal Federal.

                   José Carlos Nunes Barreto
Pós doutor e sócio diretor da DEBATEF Consultoria






domingo, 10 de novembro de 2019

A Insegurança Jurídica Fomentada pelo STF

A mudança constante no entendimento sobre a prisão em segunda instância pela corte suprema do País, a meu ver, desnuda uma das faces do atraso institucional que trava nosso desenvolvimento social, econômico e político. As ruas do País estão tomadas por milhares de cidadãos, que protestam contra o resultado do julgamento, que dentre outros resultados permitiu a soltura de criminosos políticos do partido dos trabalhadores e aliados, entre eles o ex- presidente Lula. Também criminosos comuns , dos mais variados matizes  foram beneficiados, uma barbaridade,   e o Congresso se apressa agora em votar a lei que permitirá a prisão em segunda instância. Quanto a soltura do ex-presidente, tenho a impressão que será por pouco tempo, e a exemplo de José Dirceu, deverá voltar varias vezes para a cadeia , em virtude dos inúmeros processos por seus crimes políticos e fiscais contra a Nação. É importante frisar que o País mudou, e as narrativas das lideranças de esquerda, foram desmoralizadas pelos fatos, e a população menos informada já percebeu isso. Em função desta nova realidade, a roubalheira que a Lava Jato puniu, exemplarmente, tal como aconteceu na era petista, não voltará acontecer mais, e o avanço do colapso fiscal daí advindo ,  em vias de ser  debelado, vai varrer politicamente essa gente, que viveu às custas do suor do povo brasileiro,  roubando e  desviando para países alinhados dessas lideranças de esquerda mais de 300 bilhões de dólares(um plano Marshal). Receberam para isso, ordens do alienígena Foro de SP, de origem castrista, rasgaram nossa bandeira, subverteram a ordem constitucional- by passando o Congresso, e esqueceram o sofrido e desinformado povo nordestino, que ainda deu guarida pelo voto, a quem  o desprezou na hora de investir esses recursos do Tesouro Nacional. Geraram a maior recessão da história com sua crise de desemprego, e destruíram a economia do País. Ao votar pela mudança , o povo, que não é bobo,  votou no único líder não comprometido com essas podridão vermelha- Bolsonaro, que ainda não é a liderança dos nossos sonhos, mas é o que temos para hoje, e já tirou o estado brasileiro do buraco, mostrando serviço , para o qual foi eleito. Muitas reformas ainda virão, entre elas a da justiça ,uma das mais necessárias, pois o direito não cabe mais nos caros palácios, das cortes de Brasília, principalmente o do STF, cujos juízes se afastaram da Nação, e passaram a prejudica-la,  com a soltura de bandidos, e a mudança de sentenças , em função da importância de quem é julgado., gerando a insegurança jurídica de hoje.Triste quadra...Triste País.
Que Deus nos ajude!

                               José Carlos Nunes Barreto
   Pós -doutor e Sócio diretor da DEBATEF Consultoria

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

O ataque às praias do nordeste por criminosos ambientais

"Ho Pátria amada, idolatrada, salve ! salve!"
Verso do hino nacional brasileiro

Dói ver os amantes de lugares paradisíacos do nordeste brasileiro, juntar esforços com caiçaras e surfistas, para, mesmo sem epis, limpar as praias destes locais atingidos pelas manchas de  óleo cru venezuelano, muitos deles considerados verdadeiros santuários, já maculados pelo denso petróleo, que os tinge de negro.

Quem fez isso, indago... a esquerda do foro de sp, é uma forte candidata a operadora  de Maduro neste trabalho sujo e criminoso. Tanta maldade com a natureza, e contra a doce população nordestina. Mas não é de lá, o prócer do esquerdismo latino americano ,preso em Curitiba por outros crimes contra a Nação, pergunto...Pois é.

Bobo o povo não é...sabe quão bandido se apresenta, quem tem a  capacidade de se aliar ao PCC e traficantes das FARC, e ainda desviar dinheiro público do BNDES(quase 600 bilhões de reais- a reforma da previdência só para comparar , alcançou cerca de 800 bilhões de reais para os próximos 10 anos),para aplicar entre alienígenas, deixando de investir no nordeste,principal cliente desta esquerda canalha no País

Crime ambiental sem precedentes no mundo, tudo indica, clamo aos céus por justiça em jurisdições internacional, e nacional, para podemos ter de volta, sob a forma de indenizações pagas pelos culpados, haja vista   altos valores de lucro cessante ocorrido entre empresários e trabalhadores da região atingida, não havendo como pagar, todavia, em bilhões de dólares que seja, o prejuízo ambiental perpetrado contra a pátria amada Brasil.

              José Carlos Nunes Barreto
Pós doutor e sócio fundador da DEBATEF Consultoria.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

O Mundo que deixo para Raquel, minha neta de 1 ano(2)


" O desenvolvimento é algo que deve vir de dentro para fora, como o germinar de uma semente" Samuel Murgel Branco

A queima da Amazônia, durante o início do governo Bolsonaro, por integrantes da oposição e madeireiros, levou o mundo a olhar para esta floresta que é nacional, com preocupação e medo de que se perca para sempre, como reserva ambiental mundial de verde e biodiversidade. Não havia me posicionado ainda, e agora o faço, após ver o governo se mover, e colocar recursos e protocolos em ação, para resolver o problema, que, como sabemos, atravessa vários governos, de toda coloração ideológica, e há décadas. Como sabem, sou um lutador pela causa ambiental desde sempre, durante minhas aulas, formando meus alunos, no ciclo básico, há 40 anos, e mais recentemente nas disciplinas de  graduação e pós graduação nas universidades em que trabalhei ,e não foram poucas ,em quase 50 anos de trabalho. Fiz especialização em engenharia ambiental, mestrado e doutorado em saúde ambiental, na USP- entre as melhores do mundo há décadas. Fundador de uma ONG ambiental na baixada santista, intitulada Núcleo de Pesquisas ambientais da Baixada Santista - NPABS, colaboro com ONGs sócio ambientais, e, no meu doutorado, propus soluções estruturais para a população da cidade de Cubatão, que adoecia com a poluição advinda do polo industrial da cidade, as quais foram implantadas com sucesso, e. narradas pelo Prefeito Nei Eduardo Serra, na ECO 92, como exemplo para o mundo. Uma pena que muito se perdeu, em Cubatão e nas indústrias do País, com a recessão ora vivida...Fazer prevenção ambiental e usar protocolos, exigem recursos, que só acontecem com o faturamento das organizações, agora atingidas, e muitas delas fechadas ou em stand by.

Apesar do estado da arte acima, deixo um mundo cada vez mais carente de cuidados para engajamento de minha neta Raquel, nascida há um ano, e as reflexões que faço, são para ela daqui a alguns anos, ler e , quem sabe, lembrar com orgulho, do que o avô fez para sua vida e seu crescimento, em um mundo melhor, só que não...passo a dizer porque a seguir: Cresce a importância das análises de sustentabilidade em projetos massivos, como os que usam plástico e gases de efeito estufa. No ano de 2050, em que ela estará com 32 anos, haverá mais plástico no mar , que peixes, e o aquecimento do planeta terá elevado o nível dos mares de tal forma, que muitas cidades litorâneas, como Nova York e Rio de Janeiro, onde ela vive, terão perdido grande parte de seus territórios urbanos, para o avanço do mar. Tsunamis passarão a acontecer no Atlântico Sul e furacões também.

É sempre bom lembrar que o  livro" A Vingança de Gaia", do cientista inglês James lovelock, preconiza que o equilíbrio ambiental já foi rompido pelo aquecimento ambiental, e o mesmo já passou do ponto sem volta.( há quem não acredite nas evidências do aquecimento global – não vou discutir isso agora), mas  Lovelock é o inventor de um  aparelho, que ajudou a identificar o DDT nos seres vivos, na década de 80, além do CFC, como gás responsável pela destruição da camada de ozônio na década de 90, e ainda trabalha em seu laboratório, com mais de 90 anos, sendo exemplo para estas e futuras gerações.

Vou continuar a fazer a minha parte, certo de que Raquel, infelizmente, terá muito trabalho para sobreviver na Terra, durante sua futura  jornada, que  desejo feliz e realizada  na vida.
Que Deus a ajude!

José Carlos Nunes Barreto
Pós - Doutor e Sócio diretor  da DEBATEF Consultoria







segunda-feira, 30 de setembro de 2019

$4,0 bilhões de reais gastos por ano com os legislativos municipais

Em cerca de 5500 municípios brasileiros, as despesas beiram este absurdo. Em alguns como em SP , a estrutura montada se aproxima de uma grande empresa, com 2000 funcionários. Ao comparar com Londres, por exemplo , com 27 vereadores, que não possuem carros oficiais , nem tantos funcionários à disposição, lá  os edis usam vale transportes anuais, para serem transportados em metrôs, ônibus e trens. O Estado brasileiro, inchado, faz reformas no executivo, mas não mexe no legislativo, e muito menos no judiciário- o STF que o diga.
Em Uberlândia, assinei um manifesto "somos todos Uberlândia" há 4 anos,  que exigia a redução do número de vereadores,  redução de salários dos mesmos, e corte de despesas com staffs. Até agora nada foi feito, e parece que assim ficará. Nossa proposta, sequer chegou aos pés da  radical mudança para prestação de serviços voluntários, para os que quiserem realmente "servir" o município. O Brasil não aguenta mais tanto cabide de emprego. A hora de cortar despesas chegou, e não é razoável tirar dinheiro de hospitais ,escolas e segurança ,e presenciar estes senhores, viverem como se vivessem em outro país, chegando a retirar em algumas pequenas cidades, até 100% dos impostos arrecadados! Um absurdo nunca visto, e não resolvido, pelos supremos que só pensam no seu umbigo, e em desviar a atenção da sociedade, dos seus caríssimos e  nababescos rapapés medievais. Até quando, indaga este velho professor...
     
     José Carlos Nunes Barreto
Pós doutor e Sócio da DEBATEF Consultoria

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

A vergonha: aumento do Fundo eleitoral

A sociedade brasileira sofre mais um tapa na cara, com a votação e aprovação, na câmara, do aumento do fundo eleitoral, em momento de crise financeira com crítico contingenciamento de gastos com saúde,educação e segurança, além das bolsas de pesquisadores, cruciais para a Nação...E os políticos nem precisam mais de aparatos de multimídia para se eleger, pois a barata  campanha presidencial de Bolsonaro provou que é possível. Então, o que se infere é que quase 3 bilhões de reais serão entregues aos "donos" de partidos, para uso particular dos partidos e dos seus  indicados: um escárnio para os 13 milhões de desempregados , desalentados, e subempregados do País. Até quando a velha política vai mandar no Congresso Nacional, indago...Em 2013 , os políticos e seus partidos,foram rechaçados das manifestações que mudaram o cenário político, nos últimos 6 anos, e que desembocou no empeachment de Dilma Roussef, porque eles não representavam mais a população...Parece que eles já esqueceram... Todavia lanço o brado que escuto nas esquinas e nas filas do supermercado: não brinquem com a inteligência e sabedoria do povo brasileiro!

sábado, 14 de setembro de 2019

O mundo que deixo para Raquel - minha neta de 1 ano

                   



" O desenvolvimento é algo que deve vir de dentro para fora, como o germinar de uma semente" Samuel Murgel Branco

A queima da Amazônia, durante o início do governo Bolsonaro, por integrantes da oposição e madeireiros, levou o mundo a olhar para esta floresta que é nacional, com preocupação e medo de que se perca para sempre, como reserva ambiental mundial de verde e biodiversidade. Não havia me posicionado ainda, e agora o faço, após ver o governo se mover, e colocar recursos e protocolos em ação, para resolver o problema, que, como sabemos, atravessa vários governos, de toda coloração ideológica, e há décadas. Como sabem, sou um lutador pela causa ambiental desde sempre, durante minhas aulas, formando meus alunos, no ciclo básico, há 40 anos, e mais recentemente nas disciplinas de  graduação e pós graduação nas universidades em que trabalhei ,e não foram poucas ,em quase 50 anos de trabalho. Fiz especialização em engenharia ambiental, mestrado e doutorado em saúde ambiental, na USP- entre as melhores do mundo há décadas. Fundador de uma ONG ambiental na baixada santista, intitulada Núcleo de Pesquisas ambientais da Baixada Santista - NPABS, colaboro com ONGs sócio ambientais, e, no meu doutorado, propus soluções estruturais para a população da cidade de Cubatão, que adoecia com a poluição advinda do polo industrial da cidade, as quais foram implantadas com sucesso, e. narradas pelo Prefeito Nei Eduardo Serra, na ECO 92, como exemplo para o mundo. Uma pena que muito se perdeu, em Cubatão e nas indústrias do País, com a recessão ora vivida...Fazer prevenção ambiental e usar protocolos, exigem recursos, que só acontecem com o faturamento das organizações, agora atingidas, e muitas delas fechadas ou em stand by.

Apesar do estado da arte acima, deixo um mundo cada vez mais carente de cuidados para engajamento de minha neta Raquel, nascida há um ano, e as reflexões que faço, são para ela daqui a alguns anos, ler e , quem sabe, lembrar com orgulho, do que o avô fez para sua vida e seu crescimento, em um mundo melhor, só que não...passo a dizer porque a seguir: Cresce a importância das análises de sustentabilidade em projetos massivos, como os que usam plástico e gases de efeito estufa. No ano de 2050, em que ela estará com 32 anos, haverá mais plástico no mar , que peixes, e o aquecimento do planeta terá elevado o nível dos mares de tal forma, que muitas cidades litorâneas, como Nova York e Rio de Janeiro, onde ela vive, terão perdido grande parte de seus territórios urbanos, para o avanço do mar. Tsunamis passarão a acontecer no Atlântico Sul e furacões também.

É sempre bom lembrar que o  livro" A Vingança de Gaia", do cientista inglês James lovelock, preconiza que o equilíbrio ambiental já foi rompido pelo aquecimento ambiental, e o mesmo já passou do ponto sem volta.( há quem não acredite nas evidências do aquecimento global – não vou discutir isso agora), mas  Lovelock é o inventor de um  aparelho, que ajudou a identificar o DDT nos seres vivos, na década de 80, além do CFC, como gás responsável pela destruição da camada de ozônio na década de 90, e ainda trabalha em seu laboratório, com mais de 90 anos, sendo exemplo para estas e futuras gerações.

Vou continuar a fazer a minha parte, certo de que Raquel, infelizmente, terá muito trabalho para sobreviver na Terra, durante sua futura  jornada, que  desejo feliz e realizada  na vida.
Que Deus a ajude!

José Carlos Nunes Barreto
Pós - Doutor e Sócio diretor  da DEBATEF Consultoria






Carta aberta ao prefeito Odelmo Leão

Prezado prefeito:

 Como eleitor do senhor, venho colocar a seguir algumas questões relativas à sua gestão e ao futuro da cidade que escolhi para viver,  que é governada por Vossa Excelência há vários mandatos, e pelo que consta o será por mais um, a seguir ao atual, com relativo sucesso, frente ao desastre da última gestão petista. Todavia, alguns itens da cidadania, precisam ser respeitados e discutidos, e que permanecem no escuro, face ao despreparo e omissão do poder legislativo da cidade. A questão da transparência dos atos do poder executivo, haja vista a cidade estar em quinquagésimo   lugar em cidades com transparência na gestão, apesar de cumprir com penúria, e investimentos mínimos, esta legislação.

 Saltam a vista alguns itens, notadamente contratos realizados na área de saúde, como por exemplo,  o realizado no âmbito da já extinta FUNDASUS, do governo passado, e obras realizadas no DEMAE. A justiça foi acionada nestes casos, e seu governo tem feito de tudo para não esclarecer, onde foram parar cerca de 40 milhões de reais no primeiro caso, e 20 milhões no segundo. Desvio de dinheiro significa roubo, e o elegemos para evitar a ocorrência de outro evento, como o da IPREMU no valor de 300 milhões, e sabemos que além de não roubar, é dever do homem público não deixar roubar, e punir os que roubam, facilitando  a justiça e promovendo, aí sim , a transparência.

 Quando, em redes sociais Vossa Excelência  afirma que, sua transparência é poder olhar no olho do eleitor, eu o respondi, na ocasião, e volto a afirmar, que isso não é suficiente, pois este é o dever de todo homem público...Usar  protocolos para evitar desvios, isso sim é papel do gestor, e, ter mecanismos para evitá-los ,  realizando  "complience " baseado na norma  ISO 37001/ 2018 ,é fundamental , pois o que a Lavajato( que o senhor , infelizmente, como parlamentar, tentou prejudicar ,ao não votar favoravelmente  projetos que a fortaleciam) , ela tem mostrado, que na maioria de vezes , o que ocorre nestes casos, é algo estrutural orquestrado por quadrilhas, cujos chefes são os dirigentes , como aconteceu na última gestão da cidade, o que levou às grades o ex- mandatário, o que  esperamos não seja o seu caso, e a única forma de termos certeza disso, é dar suporte aos protocolos acima referidos, favorecendo o esclarecimento público dos mesmos, por parte do executivo, independentemente do andar do processos judiciários - papel que o poder legislativo teima em não fazer, ao não  inspecionar, auditar e exigir estas soluções do executivo.

As medidas acima, são as maiores questões,  como no atacado - podemos comparar, porém salta a vista questões do varejo, cito por exemplo, a construção de pontes e ruas sem ciclovias, e passagens para pedestre,além da falta de de  sinaleiros com temporizador para pedestres e idosos,  a falta de estruturas que nos tirem das recorrentes crises de dengue, que tem matado pessoas, ano a ano ,durante suas gestões, item de execução fácil e baixos investimentos, porém com resultados excelentes para salvar vidas, o que não tem preço... a falta de comunicação social com o eleitor, para ensiná-lo a atravessar na faixa, fazendo o sinal de vida, como em Brasília, após contratar campanha educativa para que motoristas parem, e para que pedestres só atravessem na faixa ...Já o lixo, esta  é uma bomba, que sua gestão pode deixar para as futuras gerações. Fazer deste limão uma limonada é vital: contratar projeto para queimar o lixo, e fazê-lo virar energia , como em Paris, não seria difícil até para estagiários de engenharia, e seus professores na UFU, a um baixo custo, recurso que ajudaria a combalidas finanças da universidade federal, e serviria de exemplo  para outas soluções que a cidade precisa, e que poderiam acontecer, não fosse a fogueira de vaidades do executivo uberlandense, e da reitoria da faculdade, ambos sustentados pelo contribuinte, que sofre com esta falta de sinergia e bom senso.

Aliás, acredito que a UFU poderia colocar seus pesquisadores em campo, para dar soluções de inovação para a cidade, independente de quem estiver no governo, e isto, com certeza ,a faria voltar ao ranking de melhores universidades o mundo, de onde foi recentemente excluída.

Esperando que estas soluções sejam realmente aplicadas, e me colocando à disposição para ajudá-lo a implementá-las , me despeço.
Atenciosamente,

Professor Doutor José Carlos Nunes Barreto

sábado, 31 de agosto de 2019

Filantropia x Caridade

Portanto agora existem estas três coisas: a fé , a esperança e a caridade, porém a maior delas é a caridade. Coríntios 13:13

Filantropia é por definição o amor pela humanidade...Caridade segundo as cartas paulinas, bíblicas, é o amor ao próximo, ensinado pelo nosso Senhor Jesus Cristo, na parábola do bom samaritano. Nos EUA, por exemplo, a filantropia, é bancada pelos muito ricos, que criam organizações para receberem sua fortuna, que é taxada em 50% pelo fisco , caso deixem para herdeiros. Daí as fundações exemplificadas pela capitaneada por  Melina e Bill Gattes. Também as igrejas , baseadas no "ide " de Jesus Cristo, fazem significativo trabalho social, resgatando vidas com parte dos dízimos dos fiéis, que apesar dos desvios ilícitos para os bolsos de alguns  líderes( muito poucos é bom que se diga), permite o bom resultado de melhorias, transformações de pessoas, criação de hospitais e escolas.

Me permita o leitor, compartilhar minha participação num desses eventos, em uma igreja onde exerço minha fé. Através da internet, nossa funcionária em casa, conosco há 20 anos, atendeu ao pedido de uma mãe do bairro pobre e violento do Morumbi, em Uberlândia,com 5 filhos pequenos passando fome e necessidades. Levamos até ela cesta básica diversas vezes, até que solicitei ao aparato de acolhimento social da igreja, que nos auxiliasse indo até lá ,para dar soluções definitivas para aquela jovem senhora, pois o objetivo é fazer com que as pessoas produzam algo, para sobreviverem do seu próprio suor. Então, durante a entrevista com os experientes irmãos e agentes sociais, vimos que ela possui um marido encarcerado, e está disposta a vender bolos e salgados em frente a escolas...E, para isso foi idealizado um carrinho a ser doado , e doados também insumos, que se tornarão o produto de venda e faturamento para aquela família. Durante a interação, fui informado que constam no histórico da ação ,  gente  que sobrevive assim , e cuida da família, ganhando vários salários mínimos.

Mas há quem não consiga , nem com essa ajuda, sobreviver, daí precisarem  de doações, advindas  de instituições e igrejas que entregam também o tempo de seus membros, e parte de suas  vidas à causa . E, doações são muito bem vindas e necessárias... todavia, o povo brasileiro-  classe média principalmente, doa pouco...A crise recessiva dos últimos 5 anos, diminuiu ainda mais,  o percentual daqueles que fazem isso: de 20% em 2014, para 14% em 2019.Voltando para a ação social relatada, me tocou o coração , o olhar triste das crianças, uma de colo, e quatro que frequentam a  escola, onde a merenda ajuda a amenizar a fome ( como políticos conseguem desviar dinheiro de merenda escolar neste triste País, indago e me indigno). Minhas cestas básicas tiveram um papel preponderante,neste ato de caridade cristã. E o principal beneficiado,  fui eu, ao vivenciar a felicidade e contentamento da cidadania cristã, e, me revoltar no coração com os desvios de recursos destinados a este fim, sejam dízimos, sejam verbas públicas, pelos sem misericórdia, que um dia responderão ao Criador por tanta indignidade.

                  José Carlos Nunes Barreto
Pós - doutor e sócio- diretor da DEBATEF Consultoria

sábado, 17 de agosto de 2019

A Praga do Feminicídio

" Não matarás"- Moisés no decálogo do antigo testamento

 Escrevo agora sobre o assunto, alguns meses depois de perder uma amiga e orientada de mestrado, assassinada a facadas em Paracatu MG, por um ex - namorado que não aceitou o fim do relacionamento. Esta ex-aluna brilhante, professora  de pós graduação nos meus cursos de pós lato sensu,  era coach, além de membro atuante de igreja evangélica , onde exercia sua fé. E é neste ponto crucial que quero tocar. Uma ferida aberta, dentro de uma congregação, por pastores , quem sabe mal preparados para um evento psicológico desta monta( advogo  tese que todo pastor deveria estudar psicologia, e/ou ser assessorado formalmente por psicólogos), e que exerciam poder sobre uma lista de watzap,  que expulsou  o elemento, dito cristão do grupo, de forma abrupta e não consensada, e sem a mediação de psicólogos.

Segundo relatos de pessoas envolvidas, isso gerou  fúria no mesmo, e, a partir deste descontentamento inicial, somado ao stress do desatamento do casal, infelizmente desembocou nesta tragédia, com outro morto, o pai do pastor, e vários feridos, quando o infeliz atirou contra pessoas na nave da igreja, após assassinar a professora em casa, finalmente foi ferido pela polícia, ao desarmá-lo.O pastor, alvo principal do desiquilibrado, fugiu pulando um muro, mas a morte já havia ceifado pessoas queridas e ferido outras. A principal observação que faço é que,  por se tratar de uma igreja, o crime toma um viés assustador: não se percebeu o risco com o crescer do problema !
 A falta de empatia grassa, em lugares que deveriam primar pela graça e paz...Não vejo preparo psicológico em muitos casais de pastores, nem vida de oração e integridade, para aconselhamento de casais.O que não os impedem de fazê-lo, com prejuízos muitas vezes irreparáveis, como  parece ser o caso. Ao juntar a isso, à  onda de feminicídio no mundo, principalmente no Brasil , que está entre os principais países a matar mulheres no mundo, temos o caldo de cultura que nos mostra o tamanho do desastre acontecido.

Tenho filhas e netas, e esta aluna era uma filha do saber, pois atuávamos na mesma área. Heloísa Vieira Andrade, a quem homenageio postumamente, era pessoa que amava ser empática e ajudou milhares de alunos e organizações...E  este triste evento, acendeu uma luz amarela. que me  impôs o desafio de  lutar pelas mulheres de minha família, de tal forma que além delas, todas amigas, alunas e o universo feminino seja aquinhoado  com o mesmo salário dos homens, mesmas oportunidades profissionais, em quantidade e qualidade, e tenham também, principalmente  o direito de escolher terminar uma relação tóxica, sem perder a vida. E este não poderá mais ser um trade off: o casamento ou a vida, como hoje é , em muitos casos, o que explica o feminicídio.  Somente  pais e mães, que escutam e ajudam suas filhas,nessa situação de risco sabem a luta que é,  salvá-las vivas ou com sequelas, de verdadeiros demônios que se apossam de suas vidas, e famílias. Oremos por nossas filhas e netas, e apoiemos  agendas, que não são de direita nem de esquerda, mas de vida, que somente buscam a felicidade de suas meninas, ao manter suas vidas íntegras, e protegidas da insanidade de um machismo doentio.

Quanto a nós homens, e também mulheres que chefiamos famílias, devemos entender que a  mudança essencial é nos valores, dos meninos que, criados por nós, tem que ser moldados desde pequenos, a respeitar as mulheres, a começar pelas avós, mães, e irmãs, para que mal algum lhes suceda, de tal forma que se tornem protetores das mesmas , via de consequência, também de todas mulheres da sociedade, ao invés de algozes,  como estamos a presenciar nesta dura e hodierna jornada ora vivida.

 Que assim seja!

                José Carlos Nunes Barreto
Pós - doutor e diretor da DEBATEF Consultoria

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

A Falta de Transparência no Poder Público em Udia

"A luz só penetra onde houver transparência" Hermes Fernandes

O poder constituído precisa de contrapesos e freios, por isso a legislação em vigor  exige dos governos, postar em portais de transparência os orçamentos e gastos públicos, seus editais e desdobramentos. Brasília, apesar dos pesares, faz o dever de casa. Ocorre que Uberlândia , como a maioria dos municípios brasileiros, não cumpre a legislação, deixando o contribuinte indignado e no escuro...Do nada surgem projetos, e sem uma  discussão adequada,  que muitas vezes  escondem direcionamentos, evasão de divisas e corrupção. Até quando, senhores governantes, pergunto...

Recentemente, tivemos notícia de processo de desvio de mais de 20 milhões de reais de obra do DMAE, denunciada por edil da cidade, ao Ministério público em 2012, em  governo anterior  do atual mandatário. Uma obra de 100 milhões de reais sem a devida transparência, levou a este desvio. Quantos menores ainda persistem, indago e me perturbo. Tiramos o PT que governou com total falta de competência técnica, e também de integridade, como  vimos no roubo (desvio) de 300 milhões do IPREMU, da caixa para aposentadoria dos funcionários da prefeitura, que , suprema vergonha, levou o ex- prefeito para a cadeia, como inúmeros ex- dirigentes petistas que assaltaram o País.

 Mas o roubo em si não tem partido , como  observamos...veio um excelente e competente gestor,( dai a César o que é de César) e deixa roubar, logo nesta repartição de água e esgotos, onde os olhos da sociedade estão fitos e atentos,  e onde se fatura muito, a partir dos produtos e serviços prestados à sociedade.

Odelmo Leão deveria vir a público  fazer um mea culpa, juntamente com a oferta de  uma complience instalada no órgão, e deixar que se puna quem roubou, (partimos do pressuposto de que não foi ele),já que novas legislações recém publicadas, e de sua coautoria,devem reduzir drasticamente o risco de que ocorra novamente, se cumprirem a lei.Tudo isso, não tira a responsabilidade do prefeito, que deve estimular, com seus secretários, e equipes, o cumprimento da legislação de transparência no poder público, já que uberlândia  está em quinquagésimo lugar neste quesito entre prefeituras brasileiras, sendo a segunda cidade mineira em PIB, e berço da logística nacional.

Finalizando, observo que os políticos, de maneira geral, estão subestimando o potencial que um indício de corrupção tem, para destruir capital político e social dos mesmos. Muitos daqui não se reelegerão, se não prestarem contas devidamente dos seus erros e omissões, nesta  e em outras áreas. E no caso, do líder em questão, a falta de empatia e sensibilidade com parceiros de longa data,na última eleição, também  não será esquecido. Espero que a sociedade seja informada, e colocada a par em pratos limpos, de todas providências de transparência , para poder novamente confiar novo mandato aos senhores.

Respeito é bom e o povo gosta!

                  José Carlos Nunes Barreto
Pós - doutor e Sócio diretor da DEBATEF Consultoria


terça-feira, 30 de julho de 2019

Direitos X Humanos

"Autoridade: Ouviste o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu porém, vos digo: Não resistai ao perverso; mas a qualquer que vos ferir a face direita, voltai-lhe também a  outra; a ao que demandar convosco e tirar-vos a túnica, deixai-lhe também a capa. Se alguém vos obrigar a andar uma milha, ide com ele duas".(Jesus Cristo em Mateus5:38-41)em 48 leis do poder - Robert Greene

Um carvalho que não se verga durante vendavais, vai perdendo diuturnamente seus galhos e ao final verá seu tronco partido...aquele  que faz isso,verá suas raízes e troncos fortalecidos, e permanecem após muitos temporais. As negociações de sequestros, as estratégias de recuos durante batalhas , e o envio de comissões de paz para mediar conflitos, são exemplos de aplicação desta lei do poder, eternizada nos evangelhos.

A propósito dos 72 anos da declaração dos direitos humanos, luz do pós guerra, uma ong do Rio de janeiro, reencenou na praia de Copacabana, a forma como são incineradas as pessoas pelos traficantes- no microondas- consumidas vivas pelo fogo, amarradas dentro de pneus. Enquanto a sociedade descobre a explosão das milícias, entranhadas no aparelho do estado brasileiro, com crimes de todo tipo, até  o assassinato de políticos como o famoso caso Marielle Franco, no Rio de Janeiro; fizeram reféns todos os habitantes de imóveis populares, tipo "minha casa minha vida", muitas vezes expulsando sob coerção suas famílias, matando os recalcitrantes, escondendo seus corpos em cemitérios clandestinos, e implantando verdadeiros estados paralelos, com implantação de terror dia e noite.

Estas barbáries estão entre as muitas lembradas, ao redor do mundo pelos especialistas em segurança e direitos humanos, sinalizando o quanto precisamos caminhar para encontrar a paz social. Foram mais de 60 mil mortes por assassinatos ao ano no País, entre eles policiais e inocentes  moradores de comunidades, onde acontecem as lutas pelo espaço, nesta guerra urbana entre policiais x traficantes, policiais x milicianos,em eventos com balas perdidas. Estes números são superiores às perdas de algumas guerras ao redor do planeta e uma vergonha em termos de segurança pública.

A maioria das vítimas , são pobres, e, sem qualquer viés de racismo ,  apoiados em estatísticas, também são afrodescendentes. Todavia, uma reflexão se faz necessária, haja vista um dos pilares da declaração que aniversaria, é o  direito à vida e à segurança. A inviolabilidade da residência do cidadão. E o que vemos nas ações da polícia nas regiões pobres dominadas pelo tráfico e milícias, indago...Casas arrombadas, sem mandato judicial, execuções sumárias de suspeitos e familiares, o medo do Estado policial e arbitrário, explicado pelo fato de , por exemplo a polícia do Rio, ser a que mais mata inocentes no País e cujos números são os piores do mundo em países em guerra.

Nossa corrupta casa grande ao ser penalizada na lava jato, juntamente com o difícil desvendamento das vendas de sentenças  e sua penalização no judiciário, dão uma lufada de direitos, há muito aguardados, e invadem as torres de marfim do planalto central do País. Um governo novo- do Bolsonaro- e do alto de seus 57 milhões de votos,  pode ser o catalizador desta justiça social. Assim esperamos, e oramos.

                    José Carlos Nunes Barreto
Pós doutor e Sócio diretor da DEBATEF Consultoria

Davi e a Graça de Deus

"Bendito seja o Senhor, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos para a guerra" Salmo 144:1

O salmista Davi, no salmo 63, em meio a seu êxtase, diz que sua alma tem sede de Deus, como terra árida, exausta e sem água, e assim, no santuário, ele O contempla e exclama:" A Tua graça é melhor que a vida, os meus lábios te louvam". Era ele, homem do coração de Deus, porém também teve seus momentos de fraqueza, chegando a mandar para o front de batalha, um dos seus generais, como forma disfarçada de homicídio, para poder se apossar de sua linda esposa, a qual já levara várias vezes para a cama. Seu pecado encoberto (quem poderia provar que ele tramara a morte de Urias, pergunto) torna sua alma uma sequidão de deserto. Seus ossos apodreciam pela culpa não expiada.

Deus então, envia um profeta ao rei Davi, expondo claramente o quanto sua ação o desagradara, como guardião da justiça no universo, e pede a ele sinais de mudança real de vida. Davi se arrepende amargamente, e expressa isso no salmo32: "Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos, pelos meus gemidos  todos os dias. Porque sua mão (de Deus) pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor, se tornou sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse : confessarei ao Senhor as minhas transgressões - Tu perdoaste a iniquidade do meu pecado".

Depois, aliviado pelo peso retirado da consciência, proclama: " Bem- aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem - aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade, e em cujo espírito não há dolo" . Quer dizer , não é que os efeitos do dolo do rei Davi não estivessem mais valendo, o que está colocado claramente, é a graça de Deus perdoando um homem amargurado por seus erros, e ,completamente arrependido.

O cristianismo,que foi instaurado a partir da raiz de Davi, baseia-se nesta graça. Segundo as escrituras, o anjo Gabriel no sexto mês de gestação, disse à Maria, mãe do Senhor:"Não temas porque achaste graça diante de Deus". Graça é mercê, é favor. Num tempo em que tudo se vende -  há  até marketing religioso, Deus dá seu favor, de graça. E hoje, muitos como Davi, têm experimentado dessa graça.
No salmo 127, Salomão afirma que em vão vigia a sentinela, se o Senhor não guardar a cidade, e se o Senhor não  edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam . Quanto valeria um serviço de Deus, indago...Judas talvez pensasse saber- quantas moedas haveriam de comprar o Salvador, novamenre indago...Mas Deus Pai não o impediu, e , apesar da traição, fez cumprir o  plano soberano da sua graça.

Muitos políticos e artistas, como Judas Escariotes, têm vendido sua alma ao sucesso, e têm pago um alto preço em suas vidas, gerando depressões e suicídios. Lula e demais políticos julgados e condenados pela lava jato,talvez não saibam que , atados a Judas por terem  traído o povo brasileiro, caso não se arrependam amargamente  e peçam perdão a Deus como Davi, estarão sem a Sua graça , e esta é a senha para dizer que já venderam sua alma ao diabo, como  o fizeram, infelizmente, muitos bispos e pastores.

Para terminar, exemplos da  graça de Deus: pode ser uma perseguição que inesperadamente cessa, um emprego que chega, estar vivendo um grande amor, uma chuva de verão, uma visão, um sonho ou premonição. Pode ser um livramento, um filho que nasce, fazer parte de um grupo de amigos, ou ter sua vida a salvo. Paulo orou três vezes  para que um mal lhe fosse tirado- uma bofetada atroz de Satanás, mas o Senhor , ao negar, acrescentou: " a minha graça te basta" . E ele, maior apóstolo do cristianismo,  entendeu que isto era o melhor. Por que não para nós, homens e mulheres de pouca fé, é a questão que fica como mensagem, em nossos corações e mentes.
                 
               José Carlos Nunes Barreto
Pós - Doutor e Sócio diretor da DEBATEF Consultoria.

domingo, 14 de julho de 2019

A Reforma Tributária No Radar

 " Autoridade: Não abra a boca antes dos seus subordinados.Quanto mais você permanecer calado, mais rápido os outros começam a dar com a língua nos dentes.Quando eles movem os lábios e dão com a língua nos dentes, eu posso compreender suas verdadeiras intenções...Se o soberano não é misterioso, os ministros terão oportunidade de se aproveitar".
(Han-fei-tsé,filósofo chinês,século 3 A.C.)

Em um governo que cria pelo menos uma crise política por semana, de forma grotesca e desnecessária, por verborragia do presidente, fazendo  esgotar o capital político adquirido com a eleição com cerca de 60 milhões de votos, nos deparamos com sucessos expressivos do novo executivo federal aos 200 dias, sendo eclipsados pelo negativo marketing de sincericídio, e falta de sabedoria , jamais vista em lideranças políticas hodiernas, o que precisa ser estudado nos livros de história, mas hoje  incomoda quem votou em mudanças para o País,e não quer estar ao lado do reverso do petismo, o bolsonarismo, que defende a qualquer preço, os desvios de rota da agenda que elegeu o político.

Após a batalha da reforma da previdência, tocada pelas lideranças do congresso aliadas, sabemos que isso  não será suficiente para colocar nos trilhos a economia, assim como a reforma trabalhista no governo Temer, não o foi , e também não gerou empregos, como foi apregoado aos 13 milhões de desesperados desempregados no Brasil, dentre os cerca 30 milhões de brasileiros( uma argentina) sem ganhos monetários, após 5 anos de recessão, seguidos  pelo  atual crescimento pífio da economia . Aparece agora, a reforma tributária no radar, estruturante, com a possível instituição do imposto único,  nos moldes da extinta CPMF, que vigorou por 10 anos no País, e taxava todas transações bancárias em 0,38% até 2007, a qual se mostrou eficaz no combate à sonegação fiscal-dessa mesma forma seria o IVA-Imposto de valor Agregado ,  a ser criado, que englobaria ICMS,IPI, PIS, Cofins, Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL), contribuição sobre folha de pagamento, principais impostos correntes ,e que são diuturnamente sonegados, em função do atual modelo usado como protocolo , e da forma como são cobrados, gerando imposto sobre imposto, onerando a produção de bens e serviços, e prejudicando o contribuinte e a economia.

Todos especialistas são unânimes em afirmar, que a carga tributária não será reduzida , por absoluta falta de condição estrutural, no arcabouço jurídico - institucional - econômico atual, pois os governos cumprem esses protocolos para realizar todos pagamentos, e,  Municípios e Estados estão literalmente  quebrados, assim como a União, e o fantasma da Grécia em 2011, acende a luz amarela no horizonte, haja vista aquela Nação só ter saído daquela arapuca (em tudo parecida à que nos enfiamos), com auxílio da UE- União Européia, depois de uma série de  negociações, que geraram duras contrapartidas de austeridade naquele Estado, e sofrimento ainda maior da população mais pobre,   durante todos estes anos, atingindo a soberania e amor próprio daquele povo.

No Brasil de hoje, alguma coisa precisa ser feita, e o mais rápido possível , nesta área sensível aos bolsos dos humanóides e sofridos contribuintes:" É a economia , estúpido!"
A janela de oportunidade é agora, quando a sociedade brasileira apoia as reformas, após ser assaltada a luz do dia pelos 16 anos de lulopetismo.Quanto ao novo presidente, cabe a pergunta-exclamação, do rei da Espanha: !Porque não te calas!

               José Carlos Nunes Barreto
Pós doutor e Sócio diretor da DEBATEF Consultoria


terça-feira, 18 de junho de 2019

Pela Nova Previdência- Uma Opinião

"Previdência é prever, planejar contra os infortúnios (adversidades) da vida.
Imprevidência é a concretização dos infortúnios sem estar preparado(a).
Por isso, é importante você se planejar financeiramente para os imprevistos da vida, pois, desse modo, estará protegendo as pessoas que você mais ama, inclusive, você mesmo."
Rodrigo Chung

Este artigo apenas procura mostrar a posição de um contribuinte aposentado, e ,que trabalhou( e ainda trabalha) há mais de  50 anos, e vê indignado, os amigos do Rei deverem 500 bilhões de reais à previdência, sem serem cobrados, e, agora gastarmos horas acompanhando pela TV, a comissão CCJ da câmara do congresso nacional ,responsável pela admissibilidade da reforma da previdência- enviada pelo governo Bolsonaro, tentar costurar a "reforma da Previdência". Isto, após sofrer ataques hipócritas da oposição , e das corporações de funcionários públicos, que não querem mudanças- construiu-se um relatório, que modifica a proposta inicial, retirando do texto a desconstitucionalização, e o arcabouço de recursos da nova previdência, com capitalização por parte dos participantes, um dos itens que dariam potência fiscal de 1,3 trilhões em 10 anos ,e  possibilitaria o abandono, do sistema de repartição - em que os mais novos, bancam a futura previdência dos idosos.

Este insucesso parcial se deu, por não haver por parte da proposta enviada, fundamentos em números,  para dizer quanto custaria essa transição do sistema antigo para o novo, quanto de recursos do sistema em voga, seriam retirados para estabelecimento do que chega, fato que gerou incerteza por parte de congressistas, até mesmo de apoiadores. Não houve consenso no Congresso, quanto a isso,  nem na sociedade... Fora os  demais pontos, como o BPC - Benefício de Prestação Continuada- e a aposentadoria rural, que  ficaram como "antes no céu de Abrantes". Sem falar ainda que, muitos contribuintes, prestes a se aposentar no status legal vigente, por exemplo, em virtude uma diferença de dois anos e 10 dias, terão de trabalhar  mais quatro anos , e outros, por questão de alguns meses, deverão ficar muito mais tempo, em  dura regra de transição de mais de   100%, suprema injustiça, penalizando, mais uma vez, quem trabalhou a vida inteira, e, quando pronto a finalizar sua jornada laboral, é , compulsoriamente instado a dar uma contribuição com sacrifício, para que a economia não desmorone sobre nossas cabeças, ancorada agora, pela potência fiscal angariada,  próxima de 1 trilhão de reais em 10 anos.

 Para coroar o imbróglio, o ministro Guedes, atacou o texto do relator, gerando uma crise desnecessária com o Congresso, nesta quadra complicada...Infere-se que este governo precisa aprender a negociar , o que não quer dizer, sob hipótese nenhuma, ceder à  ilicitude, ou apostar na falta de integridade que grassa.
Sou defensor da capitalização para atender às novas gerações, pois ali em 2030, teremos muito mais avôs na praça, que netinhos para bancá-los, e só esta mudança estrutural vai resolver o problema...Como no livro de Gianetti," O Valor do Amanhã", fica claro existir um horizonte de prosperidade, experimentado por pessoas e países como o Chile, por exemplo, baseado em juros compostos sobre ativos financeiros poupados, e que trabalham para  quem os aplica, no caso  , o futuro segurado.

No Brasil, o povo durante a maturidade, no entanto, deixa de fazer isso, mas não abdica de jogar sua "fézinha" na loteria esportiva, e de maneira massiva (centenas de milhões de reais toda semana) , gerando fortunas para o banco  Caixa Econômica e suas lotéricas, favorecendo uma concentração de renda absurda, para poucos ganhadores, além de , como tantas vezes presenciamos, ocasionar má gestão e desvios de numerários,  que poderiam servir de sustento e garantias de futuro tranquilo, para velhinhos poupadores, que não se comportassem como cigarras límbicas -  que só pensam no aqui e agora, da falta de planejamento e perspectivas.

O plenário da câmara, ainda pode mudar este texto da PEC 06/2019, aguardemos... que o faça para melhor, e o quanto antes, pois a economia do País, já está à beira do abismo, com a  recessão que ameaçadoramente se avizinha.
Que Deus nos ajude!

                        José Carlos Nunes Barreto
Pós doutor e Sócio diretor da DEBATEF Consultoria

sábado, 15 de junho de 2019

Concordo com o Estadão

Em editorial de hoje, o Jornal Estadão - da velha mídia, e de quem tantas vezes discordei,  afirma corretamente em editorial , que há desinformação , ( não acredito ainda em má fé), no ministério da educação do governo Bolsonaro, que ajudei a eleger. A escalada de críticas de  seus apoiadores, desfavoráveis à universidade pública, tem sido crescente e virulenta, principalmente visando a área de ciência e tecnologia, que forma mestres,  doutores, e pós doutores, responsáveis por mais de 90% das pesquisas realizadas em solo brasileiro, com dinheiro público. Segundo o editorial, que cita a base Web of Science e  a Clarivate Analytics- empresa especializada em pesquisas acadêmicas e registro de patentes - não se pode afirmar que as referidas IES sejam improdutivas, haja vista que, das 50 instituições que publicaram mais trabalhos científicos no Brasil,nos últimos 5 anos, 36 são universidades federais, 7 são estaduais,e apenas uma é particular. As  instituições restantes- Embrapa,Fiocruz, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas,Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, são também públicas. Como não reconhecer tão relevantes serviços prestados à Nação, por Pesquisadores e Instituições públicas de ensino , ciência e tecnologia públicas, indago...

terça-feira, 4 de junho de 2019

Um Pacto Para O Brasil

"O Covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina, o vencedor nunca desiste" (Norman Vincent)

Peço vênia a meus leitores , pois  estou fazendo uma  releitura deste artigo, publicado originalmente, em15-02-2006, no Jornal O Correio , com o título "A Terra é Plana" : Acredito na eficácia dos pactos...A propósito do encontro do presidente  Bolsonaro, com os chefes do judiciário e do legislativo nacionais, visando a governabilidade da Nação em tempos tão bicudos... O Pacto de Moncloa, por exemplo,  selou o destino de desenvolvimento econômico e social da Espanha, após as trevas do franquismo.

Nas guerras, a estratégia dos pactos de não agressão, faz a diferença entre a vitória ou não em batalhas. A sociedade brasileira, tem construído pactos em momentos críticos, ao longo de sua história... Somos um povo, que termina longos ciclos com costuras de tréguas, entre facções políticas. Foi assim, na Proclamação da República, na edição da Lei áurea, no final da ditadura,  no fim do período inflacionário,  nos empeachments presidenciais de Collor e Dilma. Pois estamos no limiar de um ciclo nada favorável ,com a edição de mais uma década perdida, (a década de 80 já era conhecida como tal), com crescimento médio anual de 0,6%, aliado à triste banalização da vida, com mais de 60 mil mortes/ano por assassinato, e outras cerca de  40 mil por acidentes nas estradas, além do que, 75 por cento dos cidadãos brasileiros, não conseguem ler e entender uma notícia de jornal, em plena era da indústria 4.0, e de startaps.

Apesar disso, o País continua entre os PIBs top tens do mundo, o que caracteriza uma grande pergunta- exclamação, tipo como pode isso acontecer!! pois continuamos nos últimos lugares em escrita e matemática nos testes PISA, entre 70 países pesquisados pela  OCDE, e , portanto um dos pactos, que urgentemente precisamos fazer, é na Educação, muito mais urgente que este pacto político, ora observado, e comandado pelo recém eleito líder nacional.

O termo "brasilinização",cunhado por Michael Lind no livro " The Next American Nation", infelizmente, significa hoje no planeta, o aumento da lacuna entre ricos e pobres, e o auto - isolamento dos ricos, em bolhas, com bairros fechados, caras  escolas privadas, sistemas de segurança up to date, e caríssimos sistemas privados de saúde. Que outro pacto é este, que abarca tantos temas, que nos são tão caros, indago...Claro que desta vez, será em torno da real valorização do ser humano ,o grande capital  social deste imenso País.

 Bolsonaro é a  liderança nova, que está apresentando propostas estruturantes para 5 dezenas de milhões  de desempregados , sub empregados, e dos que recebem migalhas do governo, quase duas argentinas... Haverá resultados surpreendentes na economia, acredito, quando se otimiza o uso do dinheiro público,  se tira o País do buraco negro fiscal, e, portanto se muda este estado da arte, evitando -se que a máquina pública, absurdamente, continue  se transformar no maior absorvedor de recursos, que deveriam estar na sociedade, que é a legítima dona dos mesmos.

Um Pacto fiscal, portanto, é necessário, ao lado do da educação, e, ouso pedir mais um, ainda  mais alto: um pacto de integridade nacional, no âmbito público e no privado, para se fazer só  coisas certas, e com possibilidade de criarmos, assim,um ciclo virtuoso que nos eleve a  patamares generosos de qualidade de vida, e crescimento econômico.
Que Deus nos ajude!

             José Carlos Nunes Barreto
Pós Doutor e sócio diretor da DEBATEF Consultoria






















domingo, 2 de junho de 2019

As Trocas Intertemporais

"Amanhã será um lindo dia, da mais louca alegria / Que se possa imaginar, amanhã redobrada força/Pra cima que não cessa, há de vingar" [Guilherme Arantes]


O valor do amanhã. Este é o livro de Eduardo Gianneti, relido por mim agora, e que povoa minhas reflexões. Normalmente leio literatura técnica, notadamente temas relacionados à gestão da qualidade/ambiental/segurança, e consequentemente gestão de pessoas, meus prediletos. Porém investi nesta releitura, que é um ensaio sobre a natureza dos juros, após um estudo que me seduziu, porque faz uma abordagem transversal do assunto, envolvendo além da economia, biologia, comportamento-psicologia, crenças- religião, chegando à medicina.

A morte é explicada pelo autor, do ponto de vista biológico, como o fim da nossa participação como coadjuvantes, em nossos quinze minutos de glória, quando somos obrigados a nos retirar definitivamente da ribalta ( segundo o autor, a religião cobra um alto preço pela crença na continuidade da vida após a morte), dando lugar aos atores principais: as células germinativas, que são as atrizes principais no espetáculo da vida. Elas, por não estarem sujeitas ao envelhecimento, não descolorirão,como na música "Aquarela" cantada por Toquinho. "Serão capazes, de se reproduzir indefinitivamente, desde que o ambiente ajude. O soma ( corpo em grego) desaparece do mundo, com seu dono. Os germens - guardiães do DNA replicante-pulam fora, e seguem viagem: a finitude biológica é o juro que se paga à contribuição milionária do sexo, como reembaralhador assíduo do carteado genético".

O que melhora as espécies, indago...Desfrutar o momento, ou cuidar do amanhã, novamente pergunto...Usufruir agora pagar depois, ou pagar agora e usufruir depois, pergunta Gianneti. Com algumas lições de anatomia, ele nos ajuda a responder: o cérebro humano é formado por circuitos modulares, que não estão perfeitamente integrados- o sistema límbico e o córtex pré - frontal. O  primeiro, representa a gratificação imediata: a cigarra do aqui e agora. O segundo representa a formiga, que pondera os prós e contras , e, poupa para o amanhã.

Há uma lei-pedra, neste caminho. Antecipar custa, retardar rende - é o conceito de juros. Que são as trocas intertemporais, aplicadas à economia. No usufruir agora, pagar depois, o benefício é antecipado no tempo, e os custos chegam depois. Já no pagar agora, usufruir depois, os custos precedem os benefícios, por isso há o desconto. Portanto, juro é o que se paga por antecipar, e o que se ganha por diferir(adiar) , um benefício.

Um chocolate agora, ou daqui a 20 minutos, pergunto...Este teste, foi realizado com crianças de várias idades, e se descobriu que , somente a partir dos 5 anos, elas conseguem adiar a gratificação, e , esperar para ganhar mais.  Esta reflexão, nos leva a alguns autores, que tem mostrado o Brasil, como um País que tem vocação para o desenvolvimento ,mas não para a pupança. Somos cigarras límbicas...

 Antecipamos os benefícios, e, constantemente chegamos ao endividamento, seja no FMI, seja nas Casas Bahia. Não planejamos, como as formigas pré- frontais anglo- saxônicas, nipônicas e germânicas, por isso pagamos um preço histórico:a dependência econômica e cultural. O boicote do amanhã...Todavia , este já é um tema para a próxima crônica, quando aplicaremos esta  teoria na reforma da previdência, tudo a ver...Até lá.

                                José Carlos Nunes Barreto
             Pós- Doutor e Sócio diretor da DEBATEF Consultoria

sábado, 1 de junho de 2019

Construindo Catedrais

"We all live in yellow submarine/Yellow submarine"(Todos vivemos em um submarino amarelo)-
- Lennon/MacCartney

Uma grande cultura se faz aos poucos.Com educação do povo, exemplos e paradigmas. Não se constrói o futuro, sem valores e crenças. Os japoneses, por exemplo,elegeram o Kaizen: algo difícil de traduzir, assim como nossa palavra saudade no português. Para eles é como se  disséssemos- hoje estou melhor que ontem. Amanhã estarei melhor que hoje.

 Em todos os sentidos possíveis e  imagináveis da existência, há um trabalho constante, voluntário para evoluir- um eterno autolapidar-se. E o resultado disso, indago:A vida flui melhor. Tal qual rio que sempre volta ao seu leito depois da enchente...Ou mar encapelado, que após a tormenta , volta a ter ondas normais...Um inverno com promessa de flores e frutos. Nosso olhar sobre as situações não ficará assim mais superficial, nem cosmético.

Com esta filosofia aprendemos que cada tijolo(ação), é a unidade  que compõe uma coluna( família), ou uma parede( comunidade) E elas darão forma, a medida que o projeto avança, a uma grande catedral- a nossa sociedade. Daí a importância do exemplo e liderança de professores, gestores, formadores de opinião, e políticos. É  necessário, por isso, que o dinheiro público seja gasto com parcimônia e transparência, elegendo prioridades , e nomeando competentes gestores para execução dos projetos,a fim de dizer à sociedade, onde cada centavo foi gasto.

Se utilizarmos o velho e bom Pareto, após escutar a população, o resultado deveria ser, utilizar o dinheiro público, para financiar  principalmente a segurança , a saúde e a educação. E essa educação tem de ser de qualidade, porque formata cidadãos conscientes e preparados. Que não votariam em qualquer um. E saberiam que pagam caro por seus impostos, para que os políticos os governem, e administrem bem os recursos escassos, provenientes do erário, além de permitir que a justiça puna os corruptos e corruptores, de forma a não favorecer  desavidados a fazerem os malfeitos, caraterizados por mensalinhos, mensalões , petrolões e JBSs, de tristes memória.

 Estariam construídas , assim, belas catedrais para a história...nossos submarinos amarelos.

             José  Carlos Nunes Barreto
Pós doutor e sócio diretor da DEBATEF Consultoria



quinta-feira, 23 de maio de 2019

Atitudes Anticâncer

"A espera na fila imensa/E o que era negro escureceu/Estava em S. Vicente/A cidade e suas luzes"
( Cancioneiro popular)


Cheguei do litoral paulista, onde fui me despedir de uma amiga, ainda em vida, vítima de câncer.Uma triste rotina que tenho feito nos últimos 20 anos, cada vez mais amiúde. Começou com meu pai, que em seis meses se foi, com câncer no fígado. Como morava longe, só o vi  depois de morto, infelizmente...

Hoje as técnicas na luta contra esta peste moderna, envolvem desde a ginástica, até a meditação, e, quando o mesmo já está instalado, passam por poderosos medicamentos, para cortar o suprimento do tumor, como mostrado no filme " A Arte da Guerra". Onde os russos eram muito mais despreparados, que a mortífera  máquina hitleriana, na segunda guerra mundial. Contudo, os generais russos ganharam a batalha de Stanlingrado,  utilizando jovens ginasianos, depois de cortarem os suprimentos das tropas do eixo...um paradigma!

Assim está hoje a batalha, contra este inimigo moderno: o tumor cancerígeno- É necessário impedir seu crescimento,  cortando  seu acesso aos suprimentos de nutrientes. Todavia, nem todos aguentam a toxicidade dos medicamentos, e é sofrido ver nossos ente- queridos  morrerem aos poucos ,e, no fim, dramaticamente, pedirem para ir embora.

Estou impressionado com o relato da experiência do professor e médico psiquiatra norte americano David Sheiber, no livro" Anticâncer- Prevenir e vencer usando defesas naturais( Editora Objetiva)".Ele resolveu substituir uma cobaia, em um experimento científico, fazendo uma tomografia em seu próprio cérebro. Um câncer, que normalmente mata em seis meses assim foi diagnosticado por acaso... E esta foi a senha para o autor inventar uma nova maneira de viver, e ganhar uma sobrevida de 17 anos.Graças à eficácia de suas revisões, das  bibliografias científicas sobre o assunto, e ao uso de terapias alternativas.

Tais procedimentos nos apontam, claramente, para uma biologia anticâncer.E para uma inequívoca relação, entre câncer e poluição.Câncer e dieta com açúcar e gordura animal. E esta doença é hoje, uma peste muito mais ocidental, pelo estilo de vida que adotamos, onde, o componente ambiental se sobrepõe à componente genética, na medida em que famílias orientais, com baixos índices de câncer de mama e próstata, por exemplo, ao incorporar nosso modo de vida, em poucos anos passam a ter os mesmos altos índices da doença, observados no ocidente.

E o que fazem os orientais, indago...Comem uma pequena fração dos 70 kg de açúcar que comemos durante o ano...Comem pouca gordura, e praticamente nenhuma carne vermelha...Meditam, e por isso reduzem o stress...Comem muito peixe e algas, e , são, como dizem os mineiros, "useiros e vezeiros" de muito chá verde...Não temos pois, muita opção... Precisamos urgentemente, imitá-los  para vivermos mais e com melhor qualidade de vida...E, que assim seja!
          
                     José Carlos Nunes Barreto
Pós doutor e sócio diretor da DEBATEF Consultoria