quinta-feira, 23 de maio de 2019

Atitudes Anticâncer

"A espera na fila imensa/E o que era negro escureceu/Estava em S. Vicente/A cidade e suas luzes"
( Cancioneiro popular)


Cheguei do litoral paulista, onde fui me despedir de uma amiga, ainda em vida, vítima de câncer.Uma triste rotina que tenho feito nos últimos 20 anos, cada vez mais amiúde. Começou com meu pai, que em seis meses se foi, com câncer no fígado. Como morava longe, só o vi  depois de morto, infelizmente...

Hoje as técnicas na luta contra esta peste moderna, envolvem desde a ginástica, até a meditação, e, quando o mesmo já está instalado, passam por poderosos medicamentos, para cortar o suprimento do tumor, como mostrado no filme " A Arte da Guerra". Onde os russos eram muito mais despreparados, que a mortífera  máquina hitleriana, na segunda guerra mundial. Contudo, os generais russos ganharam a batalha de Stanlingrado,  utilizando jovens ginasianos, depois de cortarem os suprimentos das tropas do eixo...um paradigma!

Assim está hoje a batalha, contra este inimigo moderno: o tumor cancerígeno- É necessário impedir seu crescimento,  cortando  seu acesso aos suprimentos de nutrientes. Todavia, nem todos aguentam a toxicidade dos medicamentos, e é sofrido ver nossos ente- queridos  morrerem aos poucos ,e, no fim, dramaticamente, pedirem para ir embora.

Estou impressionado com o relato da experiência do professor e médico psiquiatra norte americano David Sheiber, no livro" Anticâncer- Prevenir e vencer usando defesas naturais( Editora Objetiva)".Ele resolveu substituir uma cobaia, em um experimento científico, fazendo uma tomografia em seu próprio cérebro. Um câncer, que normalmente mata em seis meses assim foi diagnosticado por acaso... E esta foi a senha para o autor inventar uma nova maneira de viver, e ganhar uma sobrevida de 17 anos.Graças à eficácia de suas revisões, das  bibliografias científicas sobre o assunto, e ao uso de terapias alternativas.

Tais procedimentos nos apontam, claramente, para uma biologia anticâncer.E para uma inequívoca relação, entre câncer e poluição.Câncer e dieta com açúcar e gordura animal. E esta doença é hoje, uma peste muito mais ocidental, pelo estilo de vida que adotamos, onde, o componente ambiental se sobrepõe à componente genética, na medida em que famílias orientais, com baixos índices de câncer de mama e próstata, por exemplo, ao incorporar nosso modo de vida, em poucos anos passam a ter os mesmos altos índices da doença, observados no ocidente.

E o que fazem os orientais, indago...Comem uma pequena fração dos 70 kg de açúcar que comemos durante o ano...Comem pouca gordura, e praticamente nenhuma carne vermelha...Meditam, e por isso reduzem o stress...Comem muito peixe e algas, e , são, como dizem os mineiros, "useiros e vezeiros" de muito chá verde...Não temos pois, muita opção... Precisamos urgentemente, imitá-los  para vivermos mais e com melhor qualidade de vida...E, que assim seja!
          
                     José Carlos Nunes Barreto
Pós doutor e sócio diretor da DEBATEF Consultoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário