terça-feira, 26 de abril de 2016

Escândalobrás ou Vampirobrás?



“Saúde é o que interessa /o resto não tem pressa.”
Bordão popular

E nauseante esta forma de governar o Brasil: conseguiram banalizar os escândalos. Escandalobrás diria o macaco Simão. Sobram escândalos nos três níveis de governo da república. As “organizações criminosas” agem e tomam o estado, enquanto as carências do povo só aumentam. Não há misericórdia. Nos Parlamentos manipulados pelos executivos o País perde sua principal batalha: a da lealdade às populações. Sobre Isso escrevi meses atrás Sierra Maestra2 (As votações dos orçamentos podem revolucionar o Brasil). Fidel Castro faz escola. É um dos homens mais Cruéis e um dos mais ricos do mundo e sua pátria está na penúria. Ele com Chavez armou este circo do Gás boliviano usando o Evo para fazer o Lula de palhaço.

Vocês já sabem que o PT veio para querer ficar 30 anos. Sérgio Mota do PSDB queria 20 anos, FHC ficou 8 anos e foi péssimo. Lula é pior e quer o “lá” de novo? Como vai governar? Com que autoridade?

Da mesma forma como se jogam luzes sobre o cenário federal deveríamos fazer nas cidades, pois vivemos nelas, reféns, muitas vezes de esquemas em tudo parecidos com o que vemos nas CPIs. E com muito piores condições de informação. Por exemplo, Uberlândia só tem um jornal, este Correio, e só a elite tem acesso a estas linhas. A maioria não lê. E os políticos conseguem através de verbas milionárias de marketing transformar mentiras em verdades. Por exemplo, no âmbito estadual, as CPIs em SP não aconteceram porque a maioria do Alkimin não permitiu. Foram 63 barradas! E se tivesse acontecido isto no governo Lula? E no governo do “santo” Aécio Neves? Até 2010 as centenas de CPIs serão abortadas? Na área municipal, apesar do respeito que tenho pelo homem público que governa esta cidade, vejo passar absurdos sem serem adequadamente investigados como um secretário de governo (Empresário da construção civil) ser surpreendido com funcionários em uma obra pública do próprio governo e com imóveis alugados para o município! Não se investigou a fundo (abafaram) e parte da oposição na câmara já foi cooptada (de que forma não sabemos exatamente) e hoje apoia o prefeito e sua base. Esse pessoal acha que a gente nasceu ontem? Da última vez que critiquei o governo fui chamado para conversar com o prefeito. Àquela altura, mesmo antes da publicação, ele já sabia do teor de meu artigo (as redações são um lugar onde a informação vaza). Desta vez desde já fico a disposição do Alcaide para possível e agradável conversa. Mas poder é diferente de autoridade. Autoridade não precisa amordaçar. Poder faz as pessoas fazerem o que não querem pela coerção. A Autoridade o faz pelo exemplo e pelo moral. Todos o seguem pela sua forma de buscar o bem comum. Não é isso que vemos no Brasil no momento. “Os sangue sugas” presos tiraram 100 milhões que estão faltando na saúde caótica. Quanto se tirou de Uberlândia e Região?. E onde está nosso único deputado federal que não fala nada sobre suas responsabilidades no orçamento da União neste lamentável episódio? E não adianta o prefeito reclamar que está gastando 30% do orçamento com saúde porque o deputado solta dinheiro pra tudo que é cidade comprar ambulâncias superfaturadas ao invés de construir hospitais e contratar profissionais de saúde. Vampirobrás. Tenho dito.

José Carlos Nunes Barreto
Professor doutor
debatef@debatef.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário