Uberlândia é o principal polo logístico do País, e claro que há muito sabemos que o narcotráfico internacional aproveita estas vantagens comparativas da cidade para transformá-la no principal corredor de drogas do Brasil , na chamada rota caipira , que compreende o interior de SP e todo o triângulo mineiro, situados entre os maiores produtores mundiais, Colômbia, Bolívia e Peru, e os portos de Santos, Paranaguá e Vitória.
Por eles traficantes embarcam toneladas da droga via conteiners para Europa e USA- Principais consumidores, segundo Allan de Abreu, autor de Cocaína: A rota Caipira- ed. Record, 2017, 1 quilo de cocaína custa 1000 dólares na Bolívia e 50000 dólares na Europa, e esta diferença se dá pelo rastro de mortes e destruição física e de valores que a mesma acarreta por onde passa.
O crime organizado cria fortunas, lava dinheiro, corrompe promotores , juízes, ministério público, policiais, políticos , advogados no topo da sociedade, e submetem o lumpesinato e a sociedade em geral, a partir dos presídios e das empresas - lavanderias do tráfico, recorrendo ao terrorismo, sempre que lhe convier- remember são Paulo em chamas há alguns anos atrás- por ordem de uma dessas ORCRIMs.
A cidade de Uberlândia, não está preparada para este desafio, que deveria ter um plano de ação do prefeito municipal, com fiscalização efetiva da Câmara Municipal, além de um gabinete de crise para identificar crimes cometidos por essas quadrilhas, é mandatário blindar seus moradores, com informação atualizada, e o uso de forças repressivas, tipo força nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário