terça-feira, 29 de maio de 2018

Só Educação Muda O Destino Do Ser Humano


"O Homem não é nada, além do que a educação faz dele"(Immanel Kant)

Num País campeão de produção no agronegócio, como o Brasil, dói ver 15 milhões de pessoas abaixo da linha da miséria, e sem poder usufruir desta riqueza, que em sua maior parte é exportada.E  são eles que mais sofrem ,com a crise gerada pela greve dos caminhoneiros...Com a visão de tanto leite derramado no chão, pelos produtores, sem a logística até o consumidor, que os serviços de transporte proporcionam ...Com o desabastecimento, que faz os preços de produtos de primeira necessidade crescerem de forma acentuada,  baseados na lei de oferta e procura .

Mais uma ausência de regulação de um governo nas cordas , nesta luta pela sobrevivência...do presidente, por um fio no seu cargo... e dos caminhoneiros, cujos custos não permitem mais sua operação, de forma sustentável.

Pergunto porque , num Estado tão rico, se permite pessoas passarem fome...e a pior delas,a fome de conhecimento e educação , que poderia salvá-las desta triste condição.

Felizmente crise sempre é sinal de oportunidade, e a população parece acordar para os excessivos custos de um Estado sequestrado, por políticos corruptos e por uma elite gastadora ao extremo, e que não respeita o suor do contribuinte.

Aprender fazer as contas dos custos dos impostos nos bens de primeira necessidade, e saber onde são gastos ,os recursos trilionários dos orçamentos federais, estaduais e municipais, Brasil afora, é uma forma de priorizar o que é mais importante para ser gasto ou investido.E sem dúvida, depois dos custos com comida, e habitação, o investimento em educação é o que faz o ser humano crescer,  rumo à auto - realização proposta por Maslow ,em sua famosa pirâmide.

A maioria dos jovens desta população ,sofre os descaminhos, que explicam tantos negros e pardos sendo mortos pelas polícias , eles que- sem comida, diversão e arte, como lembra o velho rock, também não tem educação,nem heróis- que não sejam bandidos e traficantes de quadrilhas, tipo PCC, que dominam territórios em nossas favelas e periferias, onde vive a maioria desta comunidade em tela.

Sou professor, e ainda acredito que poderemos mudar este estado da arte, educando nossos jovens , ao invés de matá-los,seja por omissão, seja oupor desvios de recursos.

Deus salve esta Nação!

José Carlos Nunes Barreto
Pós -doutor e sócio- diretor da DEBATEF Consultoria
debatef@debatef.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário