sábado, 27 de janeiro de 2018

"Perfume de Mulher"

"A amizade sincera; É um santo remédio;É um abrigo seguro"(cancioneiro popular)


O assunto da mesa do restaurante era perfume,cheiro.Os franceses não tomam banho e se orgulham disso, porque usam  os seus perfumes para complementar sua marca.Os cientistas têm desvendado nas pesquisas que, para as mulheres e  homens, o cheiro humano tem uma importância preponderante na escolha de seus companheiros.Algo tão animal, que muitas vezes preferimos esconder, sob pretexto de sermos mais desenvolvidos que outros primatas.


Um deficiente visual, por exemplo, desenvolve os demais sentidos, principalmente o olfato, que fica tão bom, que passa a apresentar o ambiente em que ele está.Se calmo e em paz, ou se há tensão entre as pessoas.  Se limpo e organizado, ou se  desleixado, e com sujeira nos cantos e debaixo do tapete. Nas relações humanas, e para o bom  relacionamento, é importante recorrermos aos usos e aos costumes do lugar onde estamos( em Roma, como os romanos) ou fazer "o espelhamento", no jargão dos psicólogos. Todavia,como ficar 3 dias sem tomar banho, e achar isso normal, se nossa cultura indígena nos ensinou a tomar, pelo menos um banho por dia, indago...Eis aí um choque cultural que só quem viveu na França pode entender.Cito minha experiência de 30 dias em Paris, Chez Josias- meu irmão que cursava o doutorado na Sorbonne.


E, como era comum conversarmos sobre tudo, me espantou seus relatos sobre a higiene íntima das francesas, logo explicado pela cobrança do síndico do seu prédio , pelo alto  consumo de água do apartamento, em que dois casais e duas crianças ,tinham o péssimo hábito de tomar até mais de um banho por dia.


Quando, retribuindo a visita , meu irmão veio com a família até Santos, onde eu morava, minha sobrinha adolescente trouxe um namorado francês. O rapaz ia para praia, voltava, e permanecia invicto, em relação ao H2O no corpo, mesmo após às diretíssimas da sobrinha, ao entregar ao mesmo a toalha,  ligar o chuveiro, e ordenar tome banho "agora".


Todavia, como toda virtude está no meio, acho que o bom perfume se completa com o cheiro da mulher amada.E o excesso de banhos sim, prejudica essa química.Me lembro então de Napoleão, no outro extremo,escrevendo para  que sua mulher não se lavasse , porque ele estava para chegar,depois de meses no campo de batalha. Não chegaria a tanto, porém pergunte ao que não vê a luz, como é afrodisíaca e explosiva essa mistura,cheiro do sexo + perfume, apreciada por todo aquele que  desenvolveu o olfato para entender e apreciar o mundo.


   No filme "Perfume de Mulher", há uma cena inesquecível, em que um personagem cego, vivido por Al Pacino, guiado por seu espetacular faro,tira uma belíssima e sexy moça para dançar, e ela responde: "Não posso, porque meu noivo vai chegar em minutos..." " Mas em um momento se vive uma vida"- reponde ele, conduzindo-a  num passo de tango. E esta pequena cena é o momento mais bonito do filme.


Algumas pessoas vivem ,como se o mundo físico não cheirasse. Comem comida estragada por isso.Casam com pessoas erradas.Não descobrem a profundidade, e diversidade dos aromas que a vida proporciona, porque tudo é questão  de treinar e desenvolver o olfato:enxergar com o nariz.Que todo mundo tem, mas que um nunca é igual a outro em suas sensações-  um amigo sincero, um santo remédio e um abrigo seguro.


José Carlos Nunes Barreto
Professor Doutor e membro da Academia de Letras de Uberlândia(ALU)
debatef@debatef.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário