terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O Tao das Águias

" Até os moços perdem as forças/E caem de tanto cansaço,/Mas os que esperam no Senhor/Sempre renovam suas forças(...)/Correm e não se cansam,/Sobem voando como águias"Isaías 40


  A propósito da condenação de Lula,e da sua não prisão após condenação em segunda instância.Um e- mail me impressionou: uma leitora perguntava" Como fazer para a sociedade se levantar.Seria pelo voto, tornava a perguntar.Mas nós já votamos tanto, e sempre somos traídos!"continuava ela. Pois o voto popular  proporcionou à Lula viver em palácios, com belo salário, e oportunidades legítimas, que não passavam, nem de longe pelo opróbrio de desvios de recursos do erário, ocorrido para suas próprias arcas, ou para a de seus filhos e apaniguados.Uma vergonha, e um péssimo exemplo para essa e futuras gerações.Se elegeu como uma vestal, pregando a moralidade na política, não roubar e não deixar roubar - era este o bordão do PT.


A crueldade da corrupção está no fato que, o povo sofre com a falta dos recursos desviados, seja na saúde,seja na educação e agora principalmente na falta de segurança, que custa milhares de vidas , anualmente, ao País.Como não ir às ruas reclamar, pergunta a leitora, e eu endosso.Foi quando me deparei com o texto de Isaías 40 supra citado. Às vezes  a gente se cansa, mesmo sendo jovem, todavia somente aqueles  que renovam suas energias em Deus,  conseguem combater as vilanias, desigualdades sociais, e desmandos do mundo.Exemplos não faltam: o próprio profeta em tela, Zumbi, Gandhi,  Luther King, Mandela, os estudantes venezuelanos contra Maduro...Muitas pessoas se desenvolvem para serem águias,e não galinhas no seu dia a dia,vêem longe no  horizonte,atingem objetivos após irem à luta, enquanto as últimas ciscam sempre para trás  olhando o conjuntural, o chão... e muitas vezes,dependem até que o alimento lhes seja servido.


Por oportuno, estou relendo "Voando como Águia", do professor Gretz (ed. Markgraph-RJ). Dele recuperei uma fábula, que  peço vênia para transcrever:"Um camponês foi caçar na floresta, e capturou um filhote de águia , que decidiu criar em casa. Colocou-o no galinheiro com as galinhas.Tempos depois, um naturalista que passava pela região, ao visitar o camponês, percebeu a ave diferente no terreiro.´Esse pássaro aí não é galinha.É uma águia.´O dono da casa respondeu:´Era uma águia . Agora não é mais, porque eu a criei como galinha, e ela tornou-se uma galinha como as outras´.O visitante,concluiu:`Esta ave sempre será uma águia, porque ela tem um coração de águia, tem o instinto das águias.Isso vai fazer com que ela voe pelas alturas algum dia`.`Não ,senhor, de jeito nenhum´, insistiu o camponês, até que foi convencido pelo naturalista, a levá-la até a mais alta montanha da região,ergueu-a e ordenou:`Águia você pertence ao céu e não à terra.Abra suas asas e voe´.Ela tremeu nos braços do homem.Sentiu medo de experimentar a nova vida.Daquela vez não voou. No dia seguinte, o naturalista segurou-a firmemente bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se de claridade e da vastidão do horizonte.Naquele momento,ela grasnou visceralmente , abriu suas asas e ergueu-se soberana sobre o vale."


Não seremos galinhas, se como águias, tivermos estratégias e metas, visão de longo alcance, forma física,determinação e com ousadia formos à luta.Acima de tudo, se em Deus renovarmos  nossas energias, pairaremos sobre o conjuntural- uma liderança nacional abjeta como Lula- que quis fazer seu povo ciscar como galinhas, e se deixássemos, transformaria este País em um reino socialista decadente e faminto, a exemplo da Venezuela.

Tenho dito.

Jose Carlos Nunes Barreto
Professor Doutor e membro da Academia de Letras de Uberlândia(ALU)
debatef@debatef.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário