"Daquilo que eu sei/Nem tudo me deu clareza/Nem tudo foi permitido/Nem tudo foi concebido/.../
Não fechei os olhos/Não tapei os ouvidos/cherei, toquei,provei./ah ! usei todos os sentidos/ Só não lavei as mãos/E é por isso que eu me sinto/Cada vez mais limpo..." Cancioneiro popular - Ivan Lins
Um enorme out - door de propaganda do governo municipal de Uberlândia, aterroriza os transeuntes com um enorme mosquito, e o aviso "se vc não se cuidar a dengue vai te pegar".
Propaganda perversa de um governo, que perdeu o controle do processo (já amplamente conhecido), que evita crises como essa da dengue, ao medir com antecedência o grau de infestação de larvas de Aedes Egypt nos bairros, a partir da visita de agentes de saúde nas casas dos munícipes.
E, apesar de muita gente não permitir a entrada dos funcionários da prefeitura, a presença dos mesmos, suas continuadas explicações e conscientizações às populaçoes , e, a alimentação dos resultados no banco de dados da secretaria de saúde, permite fazer a gestão de saúde pública e eliminação das larvas, ou redução drástica de sua proliferação.
Infere-se que este governo não disponibilizou recursos adequados para combater a epidemia, e joga criminosamente a culpa na população, já que, como é sabido , a maior causa da infestação, é e sempre foi, o descuido com a água parada e o lixo , dentro das habitações.
Se controlada, esta causa raiz pela visita e auditoria oportuna dos profissionais citados, e no limite com o fumacê abatendo os bichos que voarem, se evitaria a instalação desta epidemia ora observada, infelizmente...
O que mudou, indago...Justamente: há falha no processo, tantas vezes realizado com sucesso em anos anteriores, e que já evitou centenas de mortes. Não se viu em muitos logradouros, agentes, fumacê, nada...Lamentável senhor prefeito. Qual é o valor de uma única vida perdida, pergunto eu, com indignação incontida...
Como no verso de Ivan Lins em tela, não lavei minhas mãos, qual Pilatos - nossa câmara municipal, e uso este artigo para deixar isso bem claro, e sugiro aos responsáveis envolvidos, visitar as enfermarias dos hospitais da cidade, para constatar a dor e morte de pessoas, vítimas desta incúria administrativa.
Até quando , se mentirá de forma tão deslavada aos concidadãos e contribuintes, questiono...
José Carlos Nunes Barreto
Pós doutor e Sócio diretor da DEBATEF Consultoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário