sábado, 24 de março de 2018

Rejuvelhecer: A saúde como prioridade

                                 
"É porque sei que vou morrer, que minha vida, como toda vida, me parece tão preciosa"
André Gide

Durante as férias, mantive hábito de comprar novos livros e tentar vencer suas leituras durante o período...O tema em tela, com seu neologismo, se mostra atual, pois pertenço à uma geração denominada baby boomers, que revolucionou o mundo em todas as fases da vida porque passou,e, agora ao envelhecer, traz nova visão e entendimento sobre a velhice.

O autor da obra,(editora Intrínseca, RJ-2017), é Sérgio Abramoff, médico e doutor em comunicação , especialista em medicina preventiva,  atende regularmente  em seu consultório médico.
 Deixo claro o que o autor pensa sobre o assunto:


"Rejuvelhecer é envelhecer com saúde, lucidez e independência"


"É assumir desde cedo a responsabilidade pelo cuidado com o próprio corpo para viver mais e melhor".


Envelhecer faz parte da existência, explica ele, todavia, dois terços da população mundial desenvolve com o passar dos anos, pelo menos duas doenças crônicas, tornando-se frágeis, dependentes ou socialmente isolados.


Existem riscos maiores do que aqueles  que a idade promove em nosso organismo em transformações sutis e progressivas, indago.


Pois o livro  detalha quais posturas são capazes de diminuir, ou adiar significativamente o impacto de males comuns do envelhecimento, entre eles  Alzeimer,  cancer, doenças cardiovasculares e osteomusculares.


Aos sessenta e oito anos , este escriba, ainda em sala de aula, após quarenta anos de profissão, vivenciando esta realidade, entende a linguagem médica do Dr Abramoff, transformada em algo inteligível ... clara como a água límpida da montanha, e melhor ainda, a recebe como uma ajuda, para manter consigo mesmo um compromisso, para estabelecer  códigos que terão um papel decisivo, no caminho rumo à uma velhice saudável, com liberdade, autonomia e sempre que possível, produção intelectual.

Parabéns ao autor!

Jose Carlos Nunes Barreto

Professor doutor e sócio diretor da DEBATEF Consultoria





Nenhum comentário:

Postar um comentário