Estar à mesa com a família e amigos, celebrando as festas do natal e do ano novo,traz alegria ao coração, além da sensação de pertencimento, que afasta a praga da tristeza e da depressão, como desgraçada marca deste milênio...palmas para quem cozinha para nós...Pode ser um padeiro, mas na maioria das vezes são nossas mães e avós...
E o ato de cozinhar é uma arte.Elas regem esta orquestra, em que filhos e netos viajam de longe para participar de uma sinfonia de cores e sabores.Porém a maioria delas,sem saber, está misturando em suas pajelanças , alimentos contaminados, e o envenenamento de consuma ao redor da mesa, apesar do carinho dispensado pelas mesmas.
A contaminação está ficando fora de controle, como bem mostrou a operação "Carne Fraca" da PF,que trouxe uma radiografia do problema , que se repete no âmbito dos municípios do Brasil: infrações sanitárias gravíssimas, atentando contra a saúde pública da Nação.
Que hora pra falar disso! poderia deixar para depois, professor... indagam meus alunos, sempre questionadores. Pois respondo que apesar da festa, não podemos deixar passar a oportunidade para exercer a cidadania, e pensar na sustentabilidade aviltada!
O Brasil é o maior mercado de agrotóxicos do mundo, e tem 16% do marketshare desses produtos. A bula ou receituário agronômico, que regulava a venda destes itens foi totalmente desacreditada, e de avião se despejam centenas de milhares de litros destes produtos sobre plantações o ano todo, e, além dos alimentos,que são levados à mesa , nossas águas adquirem micropoluentes cancerígenos, que as ETAS não conseguem retirar com o tratamento convencional.
Devido ao ao cruel estado da arte da saúde pública nacional, com a explosão dos casos de câncer por causas difusas, entre elas a contaminação alimentar e da água, A ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária , está reavaliando o uso de 13 produtos agrotóxicos , alguns deles proibidos, já há alguns anos nos EUA, União Européia,e em países como Argentina,Nigéria e Senegal. Os produtos da lista envenenam os consumidores e, entre eles, dois são constantes em trabalhos científicos por seus efeitos deletérios à vida:o Acefato e o Endossufam. Tomate, Morango e Alface são os mais contaminados entre as cerca de 1200 amostras recolhidas em todo território nacional , ano após ano , em que cerca de 18% apresentam contaminação além do permitido ...
Cabe às autoridades e aos Orgãos governamentais responsáveis,punir os infratores e assegurar a saúde nas mesas destas mães e avós, também elas, expostas a um risco sanitário inaceitável, segundo o Instituto de Defesa do Consumidor(Idec)!
José Carlos Nunes Barreto
Professor doutor e sócio diretor da DEBATEF Soluções e Conhecimento
debatef@debatef,com
Nenhum comentário:
Postar um comentário