Blog do Consultor e Professor de Graduação e Pós Graduação José Carlos Nunes Barreto
domingo, 23 de janeiro de 2022
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
jose carlos nunes barreto
Ao apresentar o módulo, a autora afirma com precisão, que a metodologia é encontrada em toda pesquisa científica, devendo ser detalhada o suficiente, para que outro pesquisador possa replicar o estudo descrito, portanto, todo estudante de graduação, e pós graduação, precisa conhecer a estrutura de um artigo científico. “Esse formato de trabalho é utilizado em congressos, e revistas acadêmicas, como meio para circular o conhecimento adquirido numa pesquisa.”. Tanto os resultados do TCC, quanto projetos realizados ao longo do curso, podem render uma publicação. Escrever artigos, mesmo que em coautoria de professor orientador, também ajuda o aluno a pontuar no Currículo Lattes. Esses dados, são avaliados durante as seletivas para uma pós-graduação, podendo inclusive, garantir uma bolsa de mestrado ou doutorado. Portanto, de acordo com a autora, vale a pena investir um tempo para elaborar um texto coerente, informativo, e com uma linguagem acessível, seguindo normas de formatação da ABNT NBR 10719 ou da ABNT NBR 6022, conforme o tipo de trabalho científico.
Esta apostila e curso, é uma sequência que possibilita ao aluno, definir o que é um processo de metodologia científica, desde sua linguagem e argumentação, passando pelas etapas da pesquisa, até chegar na elaboração de um artigo cientifico, com suas estruturas, e normas utilizadas. (Metodologia do Trabalho Científico, in Apostila de Engenharia de Segurança do Trabalho. Editora Faculdade Única, Ipatinga,2021).
Conforme o conteúdo ensinado na mesma, o método científico deve ser diferenciado dos objetivos e produtos da ciência, como conhecimento, previsões ou controle, e , métodos são os meios, pelos quais estes objetivos são alcançados. Etimologicamente, a palavra metodologia, vem do grego “metá”, que significa na direção de, e “ hodós” que significa estudo, (Rodrigues, 2006, p.19), logo, inferimos que é o estudo crítico dos métodos utilizados. São as opções disponíveis para o estudo, daquilo que o pesquisador acredita poder saber mais. Rodrigues ainda define, de modo resumido, o que podemos identificar como metodologia científica: “Assim pode-se dizer que, a metodologia científica consiste no estudo, na geração e na verificação dos métodos, das técnicas, e dos processos utilizados na investigação, e resolução de problemas, com vistas ao desenvolvimento do conhecimento científico. O conhecimento científico, se constrói por meio de investigação científica (Rodrigues, 2006, p.19)”.
Ainda segundo a autora, "o desenvolvimento do método científico, envolve algumas das culturas mais esclarecidas da história, bem como alguns grandes cientistas, filósofos e teólogos. Além de analisar as mudanças na filosofia, subjacente à descoberta científica, não podemos esquecer algumas das ferramentas, que tornam a ciência possível, incluindo indexação de bibliotecas, e revistas científicas revisadas por pares". Desde as observações dos antigos gregos e zoroastrianos, até o telescópio espacial Huble, a história do método científico, está subjacente ao desenvolvimento de toda ciência e tecnologia, e devemos nossa tecnologia moderna, à algumas mentes grandes e inovadoras que delas se socorreram.
Quivy & Campenhoudt (1995,p.247-53) falam sobre os princípios contidos nos 3 eixos de uma pesquisa. e da lógica que os unem: 1-A ruptura- romper com ideias pré-concebidas e falsas evidências; 2- A construção- A ruptura só se efetua, ao nos referirmos a um sistema conceitual organizado, suscetível de expressar a lógica que, o pesquisador supõe ser a base do objeto em estudo;3- A constatação – uma proposta de pesquisa tem direito ao status científico, quando ela é verificável, por informações de realidade concreta: a experimentação. Segundo Goldemberg apud Prominas, numa pesquisa científica, é imprescindível existir: a) Uma pergunta que se deseja responder; b) A elaboração de um conjunto de passos que permitam chegar na resposta; c) A indicação do grau de confiabilidade na resposta obtida. Ainda, de acordo com a autora, as etapas de uma pesquisa são:1) Identificar o problema; ;2) revisão da literatura;3) Esclarecer o problema;4) Examinar o resultado e tirar conclusões.
Segundo a apostila, o modelo hipotético dedutivo, é uma descrição da proposta do método científico, e é conhecido como teste de hipóteses. Em princípio, não levanta problema, uma vez que sua validade, depende do teste empírico apropriado. Hipóteses, variáveis dependentes. e independentes, formam um conjunto de ferramentas teóricas que, nos auxiliam a criar teorias sobre fenômenos da natureza, e envolvem 3 níveis. No primeiro, acontece a observação dos fatos, fenômenos, comportamentos e atividades; no segundo, temos as hipóteses, e finalmente, no terceiro, surgem as teorias, hipóteses validadas e sustentáveis ( aquelas que foram testadas)
Durante as etapas da pesquisa científica, uma leitura crítica se faz necessária, quando se chega à ” estrutura profunda”, isto é , verificar consistência, lógica, tom, organização e vários outros itens, que permitem ir além da superfície do texto. Segundo a autora, a leitura crítica, é uma precursora importante da escrita crítica, e , na sequência fornece algumas ideias sobre, como o pesquisador pode se tornar um escritor mais crítico, independente de quanto objetivo, técnico ou científico, seja o assunto. Sabendo-se que o mesmo haverá de tomar muitas decisões, durante o processo de pesquisa e redação, e que cada uma dessas decisões é um tópico potencial, para exame e debate, e não para aceitação cega. O objetivo da leitura crítica não é encontrar falhas, mas avaliar a força da evidência e do argumento. A capacidade de reinterpretar, e reconstruir para maior clareza e legitimidade, também é um componente da leitura crítica, ainda de acordo com a autora, pensar criticamente, no sentido acadêmico, envolve ter a mente aberta, usando julgamento e disciplina, para processos que o pesquisador está aprendendo, sem deixar que seu viés, ou opinião pessoal, prejudique os argumentos. Alguns autores sugerem que, se deve começar a escrever um artigo científico, pelos objetivos e conclusões do trabalho, de acordo com a análise crítica dos resultados encontrados... Dessa forma, é possível ter uma visão clara da pergunta, que se gostaria de responder, com a pesquisa (Os objetivos) E quais as respostas, realmente se encontrou (Conclusões). As conclusões, ainda segundo a autora, são o ponto forte do estudo, e guia para estruturação do texto do trabalho científico.
Como considerações finais, me amparo na lavra da autora, sobre o bom uso da habilidade de construir trabalhos acadêmico -científicos: “se supõe dar ao acadêmico ou pesquisador, não apenas o domínio dos conteúdos e técnicas, próprias à especificidade da atividade profissional, como também, e principalmente -(acrescento), o domínio dos aspectos relacionados, à forma e à sistematização do próprio pensar”. Nesta caminhada rumo ao final desta especialização, em Engenharia de Segurança do Trabalho, o curso de metodologia do Trabalho científico, nos ensina a ser críticos e a pensar, por conseguinte, nada poderia ser mais adequado e estimulador para o início de uma carreira, que se abre, no horizonte de um profissional preparado!
REFERÊNCIA
Metodologia do Trabalho Científico, in apostila de Engenharia de Segurança do Trabalho. Editora Faculdade Única, Ipatinga,2021)
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