domingo, 29 de abril de 2018

Qualidade pessoal x Desempenho

"Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável" Sêneca


Interessante a visão de um “coach” após o sucesso de seu trabalho: aquela pessoa insegura quanto ao rumo a seguir, de tempos atrás, é hoje o principal executivo de uma multinacional.

Naquele momento ele soube que a estratégia traçada por seu cliente, com a sua ajuda, se fez vitoriosa. E qual seria esta estratégia? Elevar o seu desempenho até próximo do ideal exigido para sua qualidade pessoal (que é a satisfação das exigências e expectativas técnicas e humanas da própria pessoa e das outras), base da qualidade departamental, e da qual, por fim, dependeria a qualidade da empresa para manter os clientes satisfeitos- e é isso que ministro sempre, aos meus orientandos de especialização e mestrado: o ciclo virtuoso da melhoria contínua, a roda de DEMING: planejar primeiro, executar em seguida, checar, e agir por último, quer para melhorar, quer para manter a qualidade pessoal conquistada.

O nosso case, por exemplo, só chegou lá porque rodou o PDCA diversas vezes, o que elevou primeiro sua performance pessoal. Os peritos em qualidade só tem, infelizmente e tradicionalmente, focado a qualidade de produtos, quer seja bens ou serviços, e esquecem que, dificilmente o mercado ficará satisfeito com o desempenho global de um departamento, uma  organização, a menos que cada um de seus componentes produza com alto nível de qualidade,sem agredir o Meio Ambiente e preservando a Saúde e segurança dos colaboradores.

Estive  numa banca de especialização do pós em gestão de pessoas que coordenei na antiga UNIMINAS, há 10 anos avaliando com meus pares o orientando Ernane Oliveira, e me senti como o coach acima, ao perceber a altura que chegou meu aluno, quando discorria sobre seu trabalho ”Análise de Desempenho - Uma Visão Ética”, fundamental para a melhoria pessoal dos operadores, e início de um processo que leva qualquer empresa ao sucesso.

 Dele: "Hoje a velocidade das mudanças é assustadora, e o dinamismo empresarial constante, a fim de se sustentar neste mercado hiper-competitivo. Portanto a avaliação de desempenho, torna-se indispensável porque as empresas têm necessidade de obter e manter a competitividade, o que requer uma metodologia que avalie a contribuição das pessoas para esse resultado. A razão dela ser cada vez mais utilizada no âmbito das empresas, mostra que sem uma avaliação adequada, não há sistema integrado e eficaz de gestão empresarial.”

O homem é um ser que possui necessidades, desejos e sentimentos que precisam ser considerados e analisados, pois influenciam o comportamento e o desempenho dos funcionários da organização. É preciso compreender que o funcionário para produzir o esperado, ter uma evolução profissional e conseqüentemente melhorar seu desempenho, precisa estar satisfeito com o trabalho realizado, e com sua organização.

 Concluo como ele: ”Desenvolver pessoas é uma tarefa árdua e que toma tempo. Implica em diagnosticar as competências exigidas pelos cargos e confrontá-las com as de seus ocupantes, suprindo as lacunas existentes através do estabelecimento e acompanhamento de planos de desenvolvimento – concisos, específicos, mensuráveis, factíveis, voltados para resultados”.

E dou os parabéns pelo conceito A e nota 96.

* Professor doutor debatef@debatef.com
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