"Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável" Sêneca
Interessante a visão de um “coach” após o sucesso de seu trabalho: aquela pessoa insegura quanto ao
rumo a seguir, de tempos atrás, é hoje o principal executivo de uma multinacional.
Naquele momento ele soube que a
estratégia traçada por seu cliente, com a sua ajuda, se fez vitoriosa.
E qual seria esta estratégia? Elevar o seu desempenho até próximo do ideal exigido para sua qualidade pessoal (que é
a satisfação das exigências e expectativas técnicas e humanas da própria pessoa e das outras), base da qualidade
departamental, e da qual, por fim, dependeria a qualidade da empresa para manter os clientes satisfeitos- e é isso que
ministro sempre, aos meus orientandos de especialização e mestrado: o ciclo virtuoso da melhoria contínua, a roda de
DEMING: planejar primeiro, executar em seguida, checar, e agir por último, quer para melhorar, quer para manter a
qualidade pessoal conquistada.
O nosso case, por exemplo, só chegou lá porque rodou o PDCA diversas vezes, o que
elevou primeiro sua performance pessoal. Os peritos em qualidade só tem, infelizmente e tradicionalmente, focado a
qualidade de produtos, quer seja bens ou serviços, e esquecem que, dificilmente o mercado ficará satisfeito com o
desempenho global de um departamento, uma organização, a menos que cada um de seus componentes
produza com alto nível de qualidade,sem agredir o Meio Ambiente e preservando a Saúde e segurança dos colaboradores.
Estive numa banca de especialização do pós em gestão de pessoas que coordenei na antiga UNIMINAS, há 10 anos avaliando
com meus pares o orientando Ernane Oliveira, e me senti como o coach acima, ao perceber a altura que chegou meu
aluno, quando discorria sobre seu trabalho ”Análise de Desempenho - Uma Visão Ética”, fundamental para
a melhoria pessoal dos operadores, e início de um processo que leva qualquer empresa ao sucesso.
Dele: "Hoje a velocidade das mudanças é assustadora, e o dinamismo empresarial constante, a fim de se
sustentar neste mercado hiper-competitivo. Portanto a avaliação de desempenho, torna-se indispensável porque as
empresas têm necessidade de obter e manter a competitividade, o que requer uma metodologia que avalie a
contribuição das pessoas para esse resultado. A razão dela ser cada vez mais utilizada no âmbito das empresas, mostra
que sem uma avaliação adequada, não há sistema integrado e eficaz de gestão empresarial.”
O homem é um ser que possui necessidades, desejos e sentimentos que precisam ser considerados e analisados, pois
influenciam o comportamento e o desempenho dos funcionários da organização. É preciso compreender que o
funcionário para produzir o esperado, ter uma evolução profissional e conseqüentemente melhorar seu desempenho,
precisa estar satisfeito com o trabalho realizado, e com sua organização.
Concluo como ele: ”Desenvolver pessoas é uma tarefa árdua e que toma tempo. Implica em diagnosticar as
competências exigidas pelos cargos e confrontá-las com as de seus ocupantes, suprindo as lacunas existentes
através do estabelecimento e acompanhamento de planos de desenvolvimento – concisos, específicos,
mensuráveis, factíveis, voltados para resultados”.
E dou os parabéns pelo conceito A e nota 96.
* Professor doutor
debatef@debatef.com
Gazeta do Triângulo
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