quarta-feira, 19 de julho de 2017

Lula Julgado e Condenado





"Prepare-se para o pior"-Sun Tzu




A sociedade brasileira está à duras penas, realizando uma cartase  com a  limpeza ética em seus quadros dirigentes. O mais notório deles, Lula,um ex - operário que aprendeu a lidar com as massas no portão de fábrica na década de 80, acaba de ser sentenciado em primeira instância com 9 anos e seis meses de prisão, teve bens confiscados , e ainda terá de se haver com a justiça em outros 4 processos criminais.




Desde aquela década , em todas as eleições majoritárias lá estava ele,  se apresentando como opção de poder limpo e ético, e conquistou a confiança da maioria da população. Ao chegar ao poder, não só a traiu , como construiu uma estrutura criminosa de poder, que , com o colorido róseo do socialismo de ocasião,  erigiu uma muralha da china de propinas, em toda América latina , com suas implicações de envolvimento criminoso de lideranças até nos EUA e Comunidade  econômica europeia.




Seus seguidores cegos ainda o vêem, infelizmente como opção política, são lulistas , acima de petistas, cujo partido, que ele ajudou a fundar ,se perdeu com seu centralismo de decisões, seu culto à própria personalidade - doentia, e sua audácia em fraudar todos os fundos de pensão do País para comprar os sindicatos,desviar meio trilhão de reais do BNDES e do Tesouro nacional, para deliberadamente criar artificialmente empresas campeãs nacionais, e investir bilhões de dólares em países  alinhados ideologicamente com a esquerda bolivariana- um crime de lesa pátria.


Quebrou o País.


Desviou dinheiro para si e para seus familiares, correligionários e amigos.




Desorganizou todo sistema político outorgado pela CF de 1988.




 Instalou uma secessão , ao destilar ódio nos palanques e comprar descaradamente o congresso nacional.




E fez escola, com sua sucessora, Dilma, que também roubou, e deixou roubar... foi apeada do poder pelo vice da desastrada chapa,  com seus ladrões, e, como se não bastasse todo mal, passou a enxovalhar a Nação em ambientes internacionalistas- uma vergonha nacional.




Estamos portanto purgando esta má fase, julgando e prendendo quem deveria dirigir os Estado brasileiro, e o encaminhou ao precipício, como o senhor Temer-Rocha Loures- mala, pois acreditamos que o Brasil é maior , e o tempo e as bênçãos de Deus estão a nosso favor.


Tenho dito.


Prof.  Dr Jose carlos Nunes Barreto


Presidente da Academia de Letras de Uberlândia(ALU)
debatef@debatef.com



Fome de que?


               

 
Você tem fome de que? O  rock pergunta. Além  da comida... bebida, diversão e arte, ele mesmo responde, compondo um hino à qualidade de vida. É claro, tudo começa com a comida. E esta  é fonte de sobrevivência, além de cultura e prazer, mas há falta dela para bilhões de pessoas no mundo, e para milhares aqui ao nosso lado. E se não bastasse essa ausência de “fome zero”, a realidade nos remete para intoxicações e contaminações de alimentos diariamente ,além do paradoxal desperdício, que em alguns itens chega a mais de 50% entre o produtor e a nossa mesa.
Quanto à bebida, recentemente 29 casos de Mal de Chagas foram registrados em Santa Catarina. Desses 20 e tantas pessoas morreram infectados, após consumir caldo de cana em um quiosque.  Outros 29 casos de Mal de Chagas foram registrados, em Macapá, e, de novo,  dezenas de pessoas faleceram infectadas, após consumir suco de açaí em um bairro de periferia.
Observações:
1)Todas as vezes que há este tipo de ocorrência,  um sem número de sub notificações acontecem, ou seja, muita gente adoece ou morre, sem que a autoridade sanitária sanitária tenha o registro correto da causa.
2)Adoro caldo de cana com limão, e suco de açaí com laranja. Terei sede deles por um bom tempo, até ver como caminham as pesquisas sobre estas contaminações com o Tripanossoma Cruzi .
E não é só isso. Ainda há o caso do Sashimi, que aprendi a apreciar em minhas viagens ao oriente. O  peixe cru lá parece saudável. As pessoas o comem a vida inteira e morrem aos 100 anos de velhice. Aqui, o vilão é o Salmão chileno, parasitado pelo “diphyllobothhrium Latum”,um verme de peixes, cuja presença não era conhecida em nosso meio. A ANVISA publicou regras para o consumo de salmão:-20graus C por 7dias ou –35 graus C por 15 horas para garantir a segurança. A faculdade de Saúde Pública da USP,decreta:”O melhor é não comer peixe cru”-fome de Sushimi- as geladeiras da maior parte da população só chegam a –6 graus C e a cadeia deste suprimento é muito longa, e dá chances de contaminação em muitas de suas fases. Pesquisa desta Faculdade em 30 pontos de venda do produto, mostrou que 100% não tinha refrigeração adequada para armazenar o peixe. E pior, 66,4% das amostras apresentavam coliformes fecais, sendo que 16,7% delas possuiam índices acima do limite aceitável pela legislação.
 Você já ouviu falar naquela tal festa em que 100% das pessoas que comeram maionese tiveram problemas gastro intestinais?-fome de maionese. Ou das 63% das amostras de morango(lindos!!)analizados pela vigilância sanitária de SP e que continham excesso de agrotóxicos(que no longo prazo causam cancer)?-fome de morangos.
   Bem dizia meu avô: “bicho de goiaba é goiaba”. Hoje quando vejo um bichinho desses, sorrio e aprovo a fruta, porque como indicador  biológico, ele me passa a mensagem :”Se eu sobrevivi ,você sobreviverá também”.  E concluo, próximo da hora do almoço, analisando dados da pesquisa da Faculdade de Saúde pública da USP em “Self Services”da cidade de SP entre 14 e 15 horas:80% estavam impróprias para o consumo por falta de BPF-boas práticas de fabricação e manipulação inadequada. Seria diferente em Uberlândia?-fome de arroz, feijão,bife e salada.
 Para ser feliz como prescreve o rock, está mais fácil procurar diversão e arte ,e relativizar a fome(e a sede)!
 
José Carlos Nunes Barreto
Professor Doutor
Debatef@debatef.com

Namorados Sempre


   

                               

Há poesia    no olhar. Um certo clima . De algo novo como criança. Doce como a esperança. Coração pulando a mil. Que faço para expressar  meu amor? Flores nem pensar, isso já faço sempre. Em dias especiais ,como o dia dos namorados, presentes devem ser especiais. Talvez um jantar, quem sabe uma poesia...mas, e se a  rima não for rica? E se as palavras não saírem ? Hoje acordei assim: encantado com o amor. Duas vidas,um homem e uma mulher, que antes nunca se cruzaram, de repente, ao gatilho do olhar, se juntam, e para isso movem terra e mar, e passam a correr lado a lado  como “as marcas dos pneus na água da chuva ”.Que também é romântica. Nada melhor do que chover em eventos importantes. Início de namoro, casamento, no reencontro depois da briga....É como o ungir sobre nossas cabeças, da benção do Pai das Luzes, quem sabe o prenúncio do florescer que ela representa...

Namorados há que são lúdicos. Brincam o tempo todo em seu estado de graça. Casais românticos, dizem que são poucos,não acredito....vejo-os por toda parte. Acho sim que são loucos, como diz a música do Chico César. Por isso não há como seguí-los completaria Salomão em Eclesiastes  Faço gosto do meu amor. porque contém tudo isso.Mesmo tantos anos depois do primeiro beijo,não conseguimos ficar longe um do outro.É a mística de Vênus. Às vezes uma paixão tipo terremoto de sete graus na escala de Richiter, outras vezes um gostar doce e calmo como as águas puras e borbulhantes de uma nascente. Que um dia será um forte ,caudaloso e revolto rio.

Sorrio quando lembro de nossas viagens, de nosso amanhecer juntos,e de nossos cafés da manhã aos domingos. Quer coisa pior de que uma manhã de Domingo longe de casa,e/ou brigados/separados? Como bem ilustrou uma nova compositora do nosso cancioneiro popular ao descrever o desespero da solidão de quem ama e se vê nesta situação sem volta: “ Vou bater na tua porta completamente  nua, quem sabe então assim, você repara em mim”. Desespero faz  parte.” É paixão,é amor”.

Se você não tem um amor, arranje um. Há sempre um chinelo que se adapte um pé descalço e carente, filosofava com sabedoria meu saudoso pai. Mas se após muitas tentativas, nada deu certo. Relaxe. Ande na chuva. Leia poesias. Cante uma canção. Normalmente o amor chega nestas horas,e se apresenta de formas imprevisíveis para quem está fértil e pronto. Às vezes  aparece  uma pessoa que sempre esteve do seu lado,e que por não estar preparado pelo cupido “você nem a via com sob este olhar mágico. Ou ,supremo prazer, um velho romance antigo que não deu certo, agora se apresenta no “palco de ilusões” para se tornar realidade. E quando isso acontecer siga seu coração ,que nunca deixou de ser romântico, e após tantos anos de seca no deserto da afeição, beberá da fonte, primeiramente como quem tem muita sede .Sem educação nenhuma. Sôfregamente. Depois aos poucos saciados e completos para todo o sempre ou como lembra Vinícius de Moraes “posto que é chama,que seja imortal enquanto dure”. A partir daí, beije...muito!

José Carlos Nunes Barreto

Professor doutor

Debatef@debatef.com

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Quando o Fim Parece Chegar...


A misericórdia está cada vez mais ausente nos dias que correm...E está cada vez pior...
com as balas perdidas no Rio...com a ausência de empatia entre pessoas ocupadas em seus celulares...com os bancos de sangue  vazios...com o culto à individualidade . E enquanto isso, o número de suicídios aumentando vertiginosamente, fruto de desesperos existenciais. Peço Vênia aos amigos leitores, mas acho que é tempo de reler " Quando o Fim Parece Chegar" ...

 

“Mas é claro que o sol /

Vai voltar amanhã/

mais uma vez.../

Escuridão já vi pior/

de endoidecer gente sã..../

.Quem acredita sempre alcança”

Do nosso cancioneiro popular

 

Uma medida extrema. E a vida se vai. É o suicídio. Desta forma    a reportagem deste Jornal Correio nos mostrou dias atrás, a terrível escuridão. O sufoco. Da falta de quem escute. De quem apoie e dê ajuda. Uma palavra de carinho ou um silêncio, mas com  abraço,a tempo. Talvez um “meu amor / ha! Se eu pudesse te abraçar agora/ poder parar o tempo nesta hora”. Quantas vezes deixamos de fazer isso! Com nossos amigos queridos, nossas esposas, maridos e filhos. E pensar que muitos deles,  estão a beira de um precipício, que só em pensar dá vertigem sem fim.! Mas será que não o fazemos, por estarmos, nós mesmos confusos e/ou perdidos, precisando de fé? de acreditar na vida, no ser humano, no amor de Deus? De sermos capazes de doar nosso tempo, nossa energia, nossos bens, em favor de quem o Senhor Jesus Cristo nos ensinou ser o próximo? Daí a parábola do bom samaritano. (Os palestinos de hoje).

Passando pela estrada se depara com um judeu ferido por ladrões  e deixado à morte na beira do caminho. Apesar de inimigos (até hoje), ele põe o desconhecido sobre seu cavalo, leva até a hospedaria .Cuida de seus ferimentos, salvando-lhe a vida, paga as despesas com remédios, médicos,  e a estadia  até seu pronto restabelecimento. Será que isso não existe mais? É claro que existe. Milhares de ONGS  espalhadas pelo mundo, sustentadas por voluntários. “ médicos sem fronteiras” é uma. Casa Betesda ,aqui em Uberlândia, é outra. Gostaria de homenagear esta última, uma entidade  reconhecida como de utilidade pública nos níveis federal, estadual e municipal e que é uma  ONG da Igreja presbiteriana Central de UDI. Faz agora  10 anos e  neste período, atendeu mais de 14000 pessoas, de várias partes do País que ao virem se tratar no HC da UFU, não teriam condição de pagar hotel para seus familiares, e para eles mesmos, antes e logo após a alta do hospital. O apoio psicológico, espiritual e material  ressuscitou milhares de vidas, quando o fim parecia chegar. Me lembro de outra passagem das Escrituras Sagradas, em que Cristo é chamado a curar seu amigo Lázaro, irmão de Maria Madalena e de Marta. Ocupado como estava,  demorou, e quando chegou o doente já estava morto. Gosto de ler este texto em João11.

As  irmãs se jogam aos pés de Jesus e o adoram, mas cobram: “Se o Senhor estivesse aqui nosso irmão não teria morrido” .Faltava fé nelas, apesar de terem vistos tantos milagres do Mestre. Jesus chorou. E as repreendeu: Não falei para vocês, naquele dia que estávamos tomando um vinho, que se cressem veriam a glória de Deus? E a falta de fé persistiu - mas mestre ele já cheira mal. Retirem a pedra da boca da caverna, ordenou! ninguém acreditava! e demoravam na ação! até que alguém se moveu e logo em seguida outros. E foram em direção ao sepulcro, tampando as narinas. Então retiraram uma enorme pedra.( muitos problemas e situações de nossas vidas são como esta pedra)Só depois disso Deus agiu.: Lázaro vem para fora! - Expectativa....E lá vem ele, todo atado, meio atordoado, suas irmãs correm para abraçá-lo. Última ordem do mestre. “Desatai-o”- Claro Deus não faz nada pela metade! Só precisamos....ter fé!

 

Jose Carlos Nunes Barreto

Professor Doutor e Presidente da Academia de Letras de Uberlândia(ALU)

debatef@debatef.com

Segurança contra Incêndio


  Nesta fase de republicações, peço licença ao leitor amigo para refletir sobre como nada muda neste País nos últimos 10 anos,infelizmente...          


“Não me amarra dinheiro não/mas elegância/dinheiro não/mas a cultura/dinheiro não/mas segurança”

Adaptado de Caetano Veloso

 

Trabalho em um prédio que seria o” World Trade Center de NY” em Uberlândia no triângulo mineiro, na localização e na forma ,guardadas as devidas proporções. Várias vezes tentei, com o síndico montar uma brigada de incêndio, e a investir em melhorias de segurança. Não há portas corta-fogo nos andares e nenhuma escada de segurança anti-incêndio. Meu escritório de consultoria é no décimo primeiro pavimento. Caso haja um incêndio em patamares inferiores, só saio vivo se for por rapel, e contando com a sorte. Após a última decisão do condomínio de reformar a fachada, ao invés de colocar as portas corta fogo, cheguei até a procurar uma empresa credenciada.(Claro que não foi aquela do “bang-jump” criminoso em Araguari).Indignado fui verificar qual era o estado da arte, em termos de segurança dos prédios em UDI, e verifiquei que quase todos estão na mesma situação: sem um sistema de  segurança  operando, e sem utilizar as normas vigentes, mesmo alertados pelo corpo de bombeiros. Uma brigada de incêndio que treinasse as pessoas a saírem após a sirene, em ordem pela única e estreita escada(porque fora de padrão normativo),salvaria muitas vidas como salvou em NY no fatídico 11 de setembro de 2001. Aqui morreríamos todos. Em SP após várias tragédias- a última foi o edifício Joelma de triste memória- uma legislação municipal rígida, e a pressão da opinião pública tem levado a importantes resultados  nesta área. E aqui porque a prefeitura não atua? E o ministério Público? E o  Estado, mesmo com a famigerada taxa de incêndio? Será que ,desgraçadamente só sabemos correr após o pior já ter acontecido, como no caso dos saltos na ponte em Araguari?

Para que as autoridades se lembrem de suas responsabilidades, passo a transcrever algumas Definições de um sistema de Segurança baseado na norma inglesa BS8800:


1)Acidente>Evento não planejado que acarrete  morte,problema de saúde, ferimento,ou outros prejuízos.


2)Perigo>Fonte ou situação com potencial de provocar danos em termos de ferimentos humanos ou problemas de Saúde, danos à propriedade, ao ambiente ou a combinação disto


3)Identificação de perigo>O processo de reconhecer que um perigo existe e definir suas  características.


4)Risco: Combinação da probabilidade e consequência de ocorrer um evento perigoso especificado.


5)Avaliação de Riscos: Processo global de estimar a magnitude do risco e decidir se ele é tolerável ou aceitável.


 6) O processo de Avaliação de Risco segundo a BS8800>a)Classificar as atividades de trabalho b)Identificar os Perigos c)determinar o risco d)decidir se o risco é tolerável e)Preparar o plano de ação para controle de risco (se necessário)f) Revisar a adequação do plano de ação.


Concluindo,Os prédios da cidade estão inseguros porque não seguem as normas  de segurança,a prefeitura não fiscaliza, e a legislação municipal é frouxa. Já a segurança, principalmente contra incêndios é vital( remenber Londres 2017). Não fazê-la é crime de responsabilidade. Com a palavra os senhores síndicos e também o poder público que cobra taxa de incêndio, e deixa de fazer o necessário para que não morramos queimados.


José Carlos Nunes Barreto


Professor doutor e Presidente da Academia de Letras de Uberlândia (ALU)


debatef@debatef.com

Moinhos de Vento


          Nesta péssima fase do País- em que patinamos por falta de quem nos lidere- relembro artigo da época do final do governo FHC, depois teríamos o desastre Lula- Dilma- Temer. Incrível, pois parece que tudo está congelado até 2020, economia inclusive, desde 2010- outra década perdida! O Brasil não merecia isto! Todavia, ainda continuo atrás de possíveis moinhos de vento, como sugerido a seguir.                         


 

Dê-me uma alavanca, longa o bastante e erguerei o mundo. 

(Archimedes)


Semana passada mataram  o vigia do meu bairro,o Zé, como o chamávamos. Homem prestativo, a todos ajudava. Alguns moradores quando o viam, brincavam:Ô geléia!, e êle cordato, sorria enquanto cuidava do jardim, avisava sobre alguma moto suspeita, da  maldade da malandragem, de que acabou sendo vítima...dizem que foi à pauladas, e na cabeça. Ontem coloquei flores na sua guarita...Mas que relação pode haver entre este triste fato , a vitória argentina sobre os credores internacionais, a aprovação da lei de biossegurança no parlamento brasileiro, e o sepultamento do aumento dos funcionários públicos do topo do judiciário e do legislativo com percentuais absurdos? Quem respondeu políticas públicas acertou. A falta de segurança matou este trabalhador. A política do FMI de transferência de recursos dos argentinos pobres para argentinos riquíssimos(que me perdoem alguns velhinhos europeus que entraram nesta canoa furada) que depositaram dinheiro  fora do país e que por isso o quebraram, rezava que,  depois comprar seus títulos no mercado internacional na bacia das almas ,a  nação de Isabelita,  muito além de “sangue, suor e lágrimas” lhe daria lucros exorbitantes. Pois 80% dos credores aceitaram pagar25% do valor de face do título, algo impensável tempos atrás, e que muda definitivamente as relações financeiras mundiais. Compromisso de campanha de um presidente hermano ,sóbrio e sem bravatas: boa política pública.

  E quanto à retirada do véu de obscuridade que certos religiosos colocavam sobre as pesquisas com as células tronco? Travou-se uma guerra a favor do direito à futuras políticas públicas de saúde que utilizarão as descobertas da ciência para aumento da qualidade de vida, longevidade, e saúde das populações, diminuição das parcelas de renda destinadas à compra de medicamentos e internações. Uma derrota para o diabo e seus anjos.

 Finalmente, façam-me o favor. Aprendi no Grupo Votorantin, com Antônio Ermírio de Moraes -Grande brasileiro que investiu aqui- aos 23 anos,  jovem engenheiro da FEFEU- FÊ o que? Faculdade Federal de Engenharia de Uberlândia, porque a UFU não existia ainda 43 anos atrás - ”você investe 100 milhões de dólares em uma planta produtiva, cria empregos, paga impostos, gera conhecimentos e no final do ano cresce 8%”.Eu disse 8%.Como então dar aumento de 54%  para um juiz da Suprema Corte ou um parlamentar, enquanto este mesmo governo anuncia para a patuléia do executivo aumento de 0,1%.Isso mesmo 0,1%.Falta de política pública republicana, de ética, de equidade(porque esta é uma iniquidade)e de bom senso. Graças a Deus este último prevaleceu pelo menos por enquanto ,e na arte da Guerra mestre Sun Tzu nos ensina :”esteja preparado para o pior”. Então que tal  uma alavanca de Cazuza/Cervantes para a próxima batalha? ”Mas quem tem coragem de ouvir? amanheceu o pensamento, que vai mudar o mundo com seus moinhos de vento.”

 

José Carlos Nunes Barreto

Professor Doutor e Presidente da Academia de Letras de Uberlândia(ALU)

debatef@debatef.com