quarta-feira, 31 de maio de 2017

A Mula de Balaão e a JBS


A   Mula de Balaão e a JBS

 

Quando  vi o filme Forest Gump pela primeira vez, me impressionei com uma pena que voa livre,leve e solta , na abertura da película(Recentemente a igreja Sal da Terra, usou o filme em uma de suas séries) .Ela representaria o acaso que nos espreita nas esquinas da vida, e que após nos encontrar, muda para sempre nosso destino, mesmo que não queiramos. No caso do corredor, levou-o à fortuna, o que nem sempre é uma coisa boa. Em provérbios a oração de Agur   nos dá a pista: “Senhor não me dês tanta riqueza que me faça esquecer de ti, nem tanta pobreza que me obrigue a  roubar, entristecendo o teu coração( aqui no Brasil os podre- de -ricos roubam bilhões do estado  e não ficam presos, pobre que rouba um ovo de páscoa apodrece na cadeia)”.Conheço pessoas que lutaram tanto para se tornarem ricas, que após conseguirem ,perderam a paz, porque, junto com o dinheiro vieram inveja,morte e destruição.

Como cristão,crendo no nosso senhor Jesus Cristo,e no espírito santo, e, como intelectual,  tendo certeza da inteligência espiritual,acho que todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus. Em www.bibliaonline.com.br, percebo  o Cristo atuando em vários destes acasos, até os dias de hoje. Certa vez, ao ordenar a Pedro apóstolo que lançasse suas redes, em determinado lado do barco,mesmo pós o mesmo ter tentado a noite inteira, e nada conseguido, teve atendida  sua ordem e as  redes quase se romperam de tanto peixe. De outra feita, após os discípulos serem cobrados pelo império romano em seus impostos, mandou imediatamente que se fisgasse um peixe, e se tirasse da boca do mesmo uma moeda, tão valiosa que pagou os impostos de todos,inclusive o dele. Às vezes, quando em situações de risco,pessoas que nem conhecemos vem nos livrar,e nem perguntamos seu nome,endereço,e o que fazem. Ali são colocadas para nos ajudar, e depois desaparecem nas brumas da vida.Quantas vezes,caro leitor?

 Um salmo bíblico afirma que os anjos do Senhor se acampam ao redor dos que o temem e os livra. Por isso, precisamos ter aguçadas nossas sensibilidades espirituais, saber de anjos e potestades(JBS e Odebrecht),do intangível que nos rodeia, e, que na maioria das vezes não podemos ver.Como aconteceu com Balaão em Números 22:foi contratado(ou recebeu propina como Temer e aécio no caso da JBS) pelos inimigos do povo de Deus para amaldiçoa-los.Precisaria então ir até o arraial inimigo.A princípio, disse não aos altos mandatários enviados,depois ficou em cima do muro, e decidiu ir até eles.E o texto sagrado narra, que  a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta.“Viu, pois, a jumenta o anjo do Senhor, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta, para fazê-la tornar ao caminho. Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão”.

Você já viu seu cachorro latir e  impedir você de algo?Ou seu cavalo empacar de repente? Verifique  suas “veredas”. Um anjo pode estar no caminho,  com sua espada desembainhada(ou uma potestade).Se insistir você morre, e o animal sobrevive. Como no caso da mula de Balaão, que numa licença poética peço vênia para dizer, que está no meio desta crise, gritando pela Nação.

 

José Carlos Nunes Barreto

Professor doutor e Presidente da Academia de letras de Uberlândia(ALU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário