sábado, 16 de julho de 2016

BNDES, e Projetos Sócio- Ambientais


                  "Se gritar /Pega ladrão/Não fica um/meu irmão/se gritar /pega ladrão /não fica um"    
                   cancioneiro popular              

O PT criou déficts nas contas públicas para ajudar  empreiteiras delinquentes com objetivo  de  cobrar comissão, e fazer bonito nos países bolivarianos- pagaram obras de infraestrutura nos países comandados pelo alienígena “Foro de SP” enquanto  faltam por aqui, hospitais, escolas, laboratórios, portos e fábricas... O que dizer de tal maluquice? Na certa pensaram que nunca seriam pegos- como afirmou certa vez um graúdo ministro do STF- eles não querem privatização, porque pensam que toda empresa estatal é deles. Resultado: aparelharam todas- roubaram em benefício próprio e para o partido. Como patriota que sou , volto às ruas dia 31/7, para apoiar a lava jato e impedir qualquer retrocesso no empeachment de Dilma Roussef.

Jogando luz sobre parte da caixa preta do BNDES –único banco que tem  o social em seu nome- vê-se  notória  falta de transparência, e ausência de uso social de recursos- haja vista a  falta  de financiamento para micro e pequenas empresas , responsáveis por  mais de 80% dos empregos do País, bem como escasso financiamento para pesquisas e laboratórios , que criam inovações a fundo perdido. Há alguns anos atrás, tive acesso a uma pesquisa  entre os 30 principais bancos do mundo, num dos últimos  Foruns Econômicos Mundial em Davos, em que além do BNDES, banco do Brasil, Itaú , Bradesco  estavam entre os pesquisados. Todos receberam a pior nota(zero) em projetos sócio ambientais, à exceção do Banco do Brasil.

Faço questão de enumerar a seguir algumas   obras de infraestrutura pagas mundo afora com recursos do BNDES, sem que tenham sido autorizados pelo Congresso Nacional, a quem a era lulopetista queria impor um sigilo de mais de 20 anos, sobre os  414 bilhoes de reais  dilapidados:1-Barragem Moamba Major Moçambique valor 350 milhões de dólares;2-BRT-Corredor de ônibus de Maputo-Moçambique – valor 180 milhões de dólares;  3-Hidrelétrica de Tamarim- Nicarágua- valor 343 milhões de dólares;4- Projeto Hacia el Norte- estrada da cocaína na Bolívia- (0nde 90% da droga é destinada ao Brasil-absurdo!).  Custo 199 milhões de dólares;5-Abastecimento de água em Lima –Peru- valor não informado;6-Renovação da rede de gasodutos de Montivideo- do Uruguai-Valor não informado;7-via Expressa de Luanda- valor não informado;8-Segunda ponte sobre o Rio Orinoco- Venezuela – valor 300 milhões de dólares;9-Linhas 3 e 4 do metrô de Caracas- valor 732 milhões de dólares;10- Soterramento da Ferrocarril Sarmianto- valor 1,5 bilhões de dólares-Argentina;11- aqueduto de Chaco- valor 180 mihões de dólares;12-Auto pista Madden- Colen Panamá – valor 152,8 milhões;13-Metrô cidade do Panamá – valor 1 bilhão de dólares;14-Hidrelétrica  de Chagllia no Peru- valor320 milhões de dólares;15-Hidrelétrica de Mandariacu no Equador valor 682 milhões de dólares;16- Aeroporto de Nagala  Moçambique-valor 125 milhões de dólares.

Finalizo ,ainda “mexido” pela desfaçatez do lulopetismo ,em desviar tantos recursos que nos faltam hoje, e o fizeram para enriquecimento ilícito próprio, e  para presentear outras nações por puro viés ideológico, com  crassa irresponsabilidade social- que gerou a irresponsabilidade fiscal pela qual foram impulsionados para fora do poder.

Aos jovens escrevo, hoje, para que não permitam a volta desta gente.
Tenho dito.

Jose Carlos Nunes Barreto

Professor Doutor e Presidente da Academia de Letras de Uberlândia-(ALU)

debatef@debatef.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário