Blog do Consultor e Professor de Graduação e Pós Graduação José Carlos Nunes Barreto
sexta-feira, 22 de março de 2024
Saber da Água Virtual no Dia da Água
"Da semente sai futuro;Nem que seja temporão"cancioneiro popular
Todo ano em torno do dia mundial da água-22 de março, paramos para refletir sobre a importância da água em nossas vidas, e na semana dedicada ao tema, acontece o fórum mundial da água, evento em que projetos inovadores, trabalhos científicos e benchmarks em gestão e economia da água, apresentaram soluções para uso,reúso e otimização da água.Todavia mais de 2,5 bilhões de pessoas ,ainda sofrem com a falta de acesso à condições básicas de saneamento no mundo. A cada ano, 1,4 milhão de crianças morrem de doenças relacionadas à falta de saneamento básico.
Com o recrudescimento da crise de comodities alimentícias, muitas organizações internacionais passaram a analisar, além da quantidade de água física disponível em litros para as nações, a quantidade de litros de água virtual consumida,ou seja, a quantidade de água embutida no processo de transformação e logística do bem fundamental para os seres humanos, que é o alimento.
Todavia , up to date agora, é fazer com que os novos estudos de impacto ambiental, levem em conta, além da água física- aquela da torneira, também a água virtual,principalmente a exportada pelos empreendimentos analisados.E este é um dos temas mais interessantes debatidos pela intelligentsia
mundial a respeito do petróleo do século 21: a água.
Como consequência deste raciocínio, para produzir apenas um tomate no Marrocos,segundo estudo de Stuart Orr - especialista da ONG WWF no mapeamento mundial da água, são necessários 13 litros de água,e, ainda segundo o autor,levados em conta,todos os ingredientes, uma xícara de café representaria 140 l de água naquele país, e segundo discussões ocorridas no Fórum do água , gastaríamos 130 l aqui no Brasil , desde a semeadura, colheira e beneficiamento, logística e finalmente preparo deste produto verde-amarelo em sua marca mundial.
Assim, uma camisa produzida com com algodão cultivado no Paquistão ou no Uzbequistão requer 2.7 mil litros de água numa região que já apresenta sinais de escassez.Segundo o relatório do Instituto Internacional da Água de Estocolmo-SIWI, o Brasil é o campeão, pois exporta 91 bilhões de m3 de água agrícola virtual por ano, e importa 199 bilhões de m3 - o que representa uma importação líquida de 107 bilhões de m3 a cada ano.
Estando correta esta estimativa, ela mostra uma surpresa para muitos estudiosos que diziam,como favas contadas, que seríamos exportadores líquidos de água em grãos e outros itens, vejam só.
Em segundo lugar no ranking do WWF está o México (com importação líquida de 84 bilhões de m3 por ano), seguido de Japão(83 bilhões de m3), China ( 78 bilhões de m3),Itália (50 bilhões de m3) e Reino Unido(40 bilhões de m3).
O que esses números acabam de demostrar, é que todo mundo rico e em desenvolvimento está importando sob forma virtual, água de regiões pobres e ameaçadas de seca, por falta de gestão da água, e nesta economia da água, isso equivale a exportar os problemas ambientais dos ricos para os pobres, de tal forma que a pobreza logo se tornará em miséria, que aos poucos atingirá a todos.
Não existe almoço grátis:o uso de inovação e novas tecnologias , como o uso do grafeno na dessalinização da água do mar, no planejamento integrado e recuperação das bacias dos rios, a redução do desperdício de água, principalmente na agricultura, com o uso do gotejamento por pontos mapeados por softwares,o reúso da água etc...são metodologias e planos de ação já conhecidos, porém olvidados e colocados em stand by por governantes e grandes esmpresas, de países que por enquanto importam água e exportam miséria.
Jose Carlos Nunes Barreto
Professor Doutor e Sócio - diretor da DEBATEF Consultoria
quinta-feira, 21 de março de 2024
Antídoto contra Heresias
Observando a realidade atual, que importância tem tido o conhecimento e o estudo da Bíblia como “única regra de fé em prática” para as igrejas evangélicas? E quais os riscos da vivência de práticas de crença sem um embasamento bíblico? Analise a questão tendo como referência sua igreja local (ou alguma igreja da qual tenha maior conhecimento), demonstrando quais atividades, momentos ou estratégias são ali utilizados para promover o conhecimento sólido das Escrituras Bíblicas e o cuidado para assegurar a vivência de uma teologia apostólica.
Acredito que o abandono da EBD- Escola Bíblica Dominical, ,notadamente para crianças e jovens, tem prejudicado a cultura cristã da Bíblia, como única regra de fé e prática nas igrejas evangélicas. A falta de conhecimento das escrituras é a semente do sucesso de falsos profetas e líderes religiosos, pois as vivencias e práticas de crenças sem embasamento bíblico, semelhantes aquelas do passado medieval da igreja, só crescem em terrenos arados pela ignorância, alimentada pela ganância de fariseus modernos. Ao vender indulgências , como: “o uso do dízimo vai te levar para o céu”, ou “obras te levam a Deus”, enganam milhões ao usar as mídias hodiernas, e os cristãos que são alvo destas mentiras, caem nas mesmas apesar da repreensão bíblica:” o meu povo peca pela falta de conhecimento” ou seja por não terem um sólido conhecimento baseado em estudos e meditações sobre a leitura da Palavra de Deus. Este é o caminho para uma saudável vivência de uma teologia apostólica...
terça-feira, 12 de março de 2024
A Ditadura das Togas
“ Aos juristas: teu dever é lutar pelo direito. Mas no dia em que encontrares o direito em conflito com a justiça, lute pela justiça.”
Eduardo Coleture
Estou vivendo um tempo de releituras em home office...esta me deu a famosa linha do tempo, das ações do Supremo tribunal Federal na última década...Um lixo da história! E não é de hoje...alguém se lembra da decisão da era Vargas que exportou para Alemanha nazista , em plena guerra a mulher de Luís Carlos Prestes, indago...para morrer em uma câmara de gás...indago novamente....Nenhum país do mundo merece esta corte...segue o texto de 10 anos atrás:
"Escrevo ainda sob o sentimento de indignação pelo abuso de poder do governo Federal do PT. Que se aliou ao STF contra o Congresso Nacional- representante do povo que foi humilhado-para cassar a voz de um caseiro na CPI dos Bingos. Não um caseiro qualquer. Mas uma testemunha ocular da história de um governo que aparelhou o estado para pilhá-lo através de um ministro da economia- pouparei o leitor dos detalhes sórditos da “república” de Ribeirão Preto. Pobre Brasil!Que Diogo Mainard na revista Veja de 15 de março, arrazoa : após a alforria do professor Luizinho do PT ,e crescendo quase como o Haití, daqui a alguns anos será ultrapassado também pela economia do Iraque. Não precisamos de guerra minha gente! Temos essa elite que faz muito mais estrago que bombardeios inimigos!aí incluída a suprema corte do País.
Porque o Supremo com tantos juristas de notável saber, age assim? Porque se apega à virgulas- quando interessa- e à letra morta da da Lei? Porque não faz justiça e defende somente o status quo no direito?
Senão vejamos:fato 1- a começar ex-presidente do STF ministra Ellen Grace. Sua posição em garantir o sigilo do disco rígido de Daniel Dantas do Banco Oportunity, impede a PF e a CPI dos Correios de investigar o principal financiador (2/3 dos recursos) do “valerioduto” que movimentou 30 milhões de reais. Fato 2-A decisão do STF de favorecer a progressão da pena para presos por crimes hediondos vai colocar na rua só em SP, 43000 facínoras. Alguém merece? Fato3-A chicana a favor dos bancos e contra os correntistas no julgamento de ações com base no Código de defesa do consumidor. Um escânda-lo! Fato4-O ataque ao Ministério Público: Se avizinha mais uma desastrosa decisão: A proibição de investigação por parte do MP -uma mordaça que José Dirceu preparou antes de ser pego com a mão na botija. Entre outros.
As Cortes e a intelligentsia sempre viveram longe da realidade ao longo da História . Por isso os estadistas e os sábios sempre que a buscam, se aproximam do povo,e evitam com isso as decapitações e apedrejamentos da vida. Infelizmente nesta quadra, os sábios, quando existem, não são ouvidos, faltam estadistas e sobram “oportunistas”.
Sábio aqui significa ter conhecimento. E ser doutor e intelectual neste País está muito difícil. Há uma campanha contra, a começar pela Presidência. O bonito é ser esperto e não ir a escola. E quando se vai à escola, se depara com o que acontece num dos maiores Centros Universitários de Uberlândia e outros Brasil a fora: demitem-se doutores e mestres, e quando o seus líderes sindicais , vêm a público defender a categoria, são suspensos e retaliados. Este é o retrato do Brasil de hoje , com alguns sindicalistas sócios do poder, todavia de costas para seus representados"
Chore!
José Carlos Nunes Barreto
Pós-doutor e sócio da DEBATEF Consultoria
Religião X Espiritualidade
“ Não suporto os encontro religiosos de vocês. Estou cheio de seus congressos e convenções. Não me interessam seus projetos religiosos, seus temas e alvos presunçosos. Estou enojado das suas estratégias para levantar fundos, das suas táticas de relações públicas e criação da própria imagem. Não suporto mais sua barulhenta música de culto ao ego. Quando foi a última vez que vocês cantaram pra mim, indago...Alguém aí sabe o que eu quero, indago...Eu quero justiça – um mar de justiça. Eu quero integridade- rios de integridade...É isso que eu quero!” (Amós 5:21-24)
Acredito que, dessa forma, o profeta Amós definiu muito bem religião, segundo a visão do próprio Deus. E, no novo testamento temos a definição certeira de que a verdadeira religião é cuidar das viúvas e dos órfãos. Como, indago, se as estruturas religiosas não tem orçamento para o povão-mas só para os fariseus e suas necessidades.... As escrituras condenam assim, nossos cultos de hoje com estrelas gospel, arrecadação de somas milionárias, que são gastas depois por seus líderes, em carrões e aviões, roupas de grife, e nenhuma preocupação com as ovelhas, que doaram até o que não tinham, achando que doavam para o” Reino”...
Já a definição de “Espiritualidade Cristã” é :” o modo de ser do cristão guiado pelo espírito Santo”-segundo apostila do curso do professor Jonathan Menezes ,e ainda de acordo com Alister M.(2008,p20)...
A espiritualidade procede do termo hebraico “ruach” que pode ser traduzido por “espírito”, “vento”,” alento”. Refere-se ao ânimo da vida, tanto a que gera , como a que sustenta.Apóstolo Paulo em Atos 17:28, é citado por Richard Gore, ao definir fundamentos da Espiritualidade Cristã: NELE VIVEMOS, NELE NOS MOVEMOS: O verbo se fez carne -Deus se fez gente. Logo inferimos que devemos ter uma espiritualidade mais humana, como humano foi o Nosso Senhor...
“ A espiritualidade cristã , se baseia na fé ,pois é por ela que acolhemos a palavra de Deus. “Se a espiritualidade começa com a conversão, ela floresce ou amadurece com uma vida de santidade-saiamos ao mundo para viver em santidade”. Pedro1:15-16> “ Todavia, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também, em tudo que fizerem , pois está escrito: “Sejam santos porque eu sou santo” ( Menezes Jonathan-in apostila espiritualidade Cristã-ed. FTSA).
Me perguntam se é possível viver a espiritualidade cristã sem a religião, e respondo que sim, pois Jesus ensinou que onde estiver 2 ou 3 reunidos em meu nome eu aí estarei...E o que neste momento ligarmos na terra, estará ligado no céu... Então isso responde ao “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho à toda criatura”, onde os que se convertem integram a igreja de Jesus. Converter-se significa seguir Jesus em seu caminho e reino de vida. Com os compromissos que assumimos (Como o compromisso com a justiça do reinoe a Liberdade do Espírito Santo- onde há o Espírito ai há liberdade!)) e as particularidades que compõem a vida espiritual (Como orar. Jejuar, adorar, refletir, comer, amar, assim por diante...)
Esta é uma perspectiva ampla da espiritualidade e são resultados de todo seguimento ao Senhor jesus segundo Galilea, um antídoto contra o reducionismo vigente, que diz haver a “espiritualidade da cruz”, a “espiritualidade da adoração” ou a “espiritualidade da paz”.
Trata-se antes do seguimento de Jesus que nos leva a incorporar a cruz, a adoração e a paz (dentre outros aspectos), daquele a quem seguimos(Galilea 1979,p.9).
Finalizando Religião é estrutura baseada em egos e na cultura de ídolos que substituem o eterno, pelo passageiro, enquanto ata grilhões às suas almas cativas deste mundo que jaz no maligno...Enquanto que a espiritualidade cristã, representa a liberdade em Cristo Jesus, o vento do Espirito santo a soprar sobre os que seguem o Senhor da vida eterna
José Carlos Nunes Barreto
Espiritualidade X Fragilidade
A Relação entre espiritualidade e fragilidade: existem muitas evidências em Jesus e nas cartas paulinas que apontam para uma correlação entre uma vida frágil e ação do poder do eterno no humano: Por isso Bosh disse: “ A igreja não é composta de gigantes; apenas seres humanos feridos podem guiar outros até a cruz”. Qual é a significância particular desta última frase na sua vocação espiritual e na missão de sua igreja local, indago...
Fui um ser humano ferido: Um jovem negro da periferia de Niterói, acolhido na igreja batista, onde fui batizado nas águas pelo meu primeiro mentor espiritual, pastor Isaías Barcelos de oliveira, aos 10 anos de idade, logo compreendi, como o profeta Samuel, que Deus estava a me chamar. Depois já na Universidade liderei a ABU – Aliança Bíblica Universitária em Uberlândia-MG, e tive como mentora neste período a doutora Neusa Itioka, que me levou na época ,à um retiro espiritual Nacional com o Dr Hans Burk - psicólogo cristão, que me mostrou que Deus nos fez completos , e com auxílio do Espírito Santo, me ensinou que o Ânima – uma espécie de mãe interna, nos acolhe quando algo dá errado, e o Ânimus -nosso pai interno, nos estimula a enfrentar situações e a prosseguir, para ter vida boa e eficaz em Cristo Jesus, curando as feridas da alma(me ajudou aos 21 anos a me auto curar e sair , agora sei ,de uma depressão) e ajudei outros a fazê-lo.
Me propõem nesta síntese, definir a significância da frase de Bosh a seguir, para minha missão e vocação espiritual : “A Igreja não é composta de gigantes; apenas seres humanos feridos podem guiar outros até a cruz”. Respondo com a parábola do filho pródigo, onde aquele filho mais novo, após partir de casa, e dissipar todas riquezas a que tinha direito, amargurado e ferido, resolve voltar; e é recebido de braços abertos por um pai, também ferido pela dor de perder um filho amado, que para ele,” estava morto mas agora reviveu”. No batistério após passar pelas águas, 63 anos atrás,ouvi o coral cantando este tema- e senti que eu era também esse filho, e Deus o Pai, que me esperava; este canto coral me seguiu, e marcou toda minha existência cristã a partir daquele momento...As cartas Paulinas nos inspiram a crer num Deus que age em age na nossa fraqueza, através do Espírito, intercedendo por nós com gemidos inexprimíveis; nos momentos em que só o sobrenatural do Eterno, pode nos dar a vitória, pois Ele é o Deus do impossível. Senti isso ao sair de uma parada cardíaca, após clamar pela misericórdia de Deus. E em outras situações críticas, onde só O Senhor poderia me levantar ...Glória pois ao Deus da glória! Aleluia!
José Carlos Nunes Barreto
Pós Doutor, Editor da Revista Sciencomm e Estudante de teologia
Semana Internacional da Mulher
Escrevo na semana internacional da mulher, sobre o diálogo de Jesus no encontro com a mulher samaritana, que representou uma verdadeira revolução sociológica a partir daquela data, e culminou na valorização da mulher, naquela sociedade marcada pelo ensino farisaico e patriarcal, e na de hoje, dominada pelo machismo e pela discriminação. Acredito que preparado pelo próprio Deus, este evento, também permitiu ao Senhor ensinar que Ele é a água da vida, dando significado ao que ensino : aqueles que beberem desta água jamais terão sede, e farão jorrar neles rios de água viva, uma implicação religiosa, que irritou os fariseus que buscavam matá-lo por isto, e ainda mostrou que era maior que o patriarca Jacó, que deu água para seu gado, e à sua família e enriqueceu a si e sua família. Todavia o mais singular nesta história é o salvador pessoal que toca nos mais íntimos segredos da vida daquela mulher e se coloca como profeta e mentor espiritual de uma das primeiras mulheres seguidoras do senhor Jesus, uma implicação religiosa que muda o paradigma religioso da época. Em plena dominação romana, em que os judeus buscavam um Messias político, os samaritanos não se davam com os judeus, como o fazem até hoje, haja vista a guerra entre o Hamas e Israel, os próprios discípulos se sentiram constrangidos ao ver o Mestre conversando com uma mulher e ainda por cima palestina, o que ressignificou a figura feminina no seu entorno e através dos séculos.
História do Cristianismo
A partir de Constantino, ,a crucificação de cristãos foi proibida, a cruz passou a ser sagrada , mas se torna principal símbolo do imperador, que, ator de um sincretismo religioso ,ainda recebia culto de súditos e povos escravizados, enquanto a igreja foi obrigada a fazer vista grossa para guerras e injustiças, e não precisamos ir muito longe dos dias de hoje, para ver a mesma envolvida até os ossos ao assistir calada o holocausto na segunda guerra mundial e ao genocídio dos hutus na África, por exemplo...Ela passou de perseguida a perseguidora nesta fase da história, século III, e construiu a seguir capítulos horripilantes como as fogueiras da inquisição...por isso todo cuidado é pouco ao novamente atrelar a igreja à política e ao Estado. Nas últimas eleições presidenciais do Brasil, por exemplo, os candidatos tentaram fazer isso, e as igrejas foram envolvidas numa discussão estéril e mordaz, que não poupou desgaste posterior as pastores, padres e dirigentes denominacionais por não darem ouvidos ao ensinamento de jesus: “ dai a “César o que é de César e à Deus , o que é de Deus”.
Assinar:
Postagens (Atom)