"
Na Índia acredita-se que Deus pronuncia apenas a palavra "sim". Na verdade, Ele não diz sim para o que as pessoas pedem, mas para aquilo em que elas acreditam."
Roberto ShinyashikiA Ásia sempre me fascinou. Pisei seu solo 2 vezes, ao participar de congressos internacionais, em 1999 na Universidade de OSAKA- JP e em 2001 na Universidade de Jiao Tong em Shangai- China.
Ao ler o livro que dá título à este artigo, da Indo americana Mira Kamdar, vejo o oferecimento de uma visão de um país asiático, que ainda não conheço, de 1,2 bilhão de habitantes- onde 500 milhões são jovens e adolescentes. Importante observar que, ela possui cerca de 400 milhões de consumidores - uma classe média, pujante, e potencialmente a maior do mundo, superior à população americana de 300 milhões de habitantes.
Esta classe média ,tem uma força de trabalho altamente qualificada, instituições educacionais de elite, e alvo de crescente investimento externo, além do que, a autora afirma, a Índia emerge como precursora das tecnologias que impulsionarão a próxima fase da economia global, na economia 4.0. Em seu texto de apresentação, ela deixa claro que, embora os indianos comemorem essa ascensão meteórica, também estão correndo contra o tempo, para levar os benefícios do século XXI, aos seus 800 milhões de habitantes que vivem com menos de 2 dólares por dia.
Também corre para encontrar a energia sustentável, que irá abastecer o seu crescimento econômico explosivo, além de buscar orientar a política internacional e interna, a fim de garantir a segurança do país e seu status de potência global.
Segundo a autora, a Índia é o mundo em microcosmo, e os desafios que enfrenta, são universais- desde o combate ao terrorismo, à pobreza e à doença- até a proteção do meio ambiente e a criação de empregos.As exigências desses desafios para o país, estão estimulando soluções inovadoras, que podem leva-lo ao topo da nova ordem mundial. Se for bem sucedida, não apenas se salvará, também salvará a todos nós. Se fracassar, fracassaremos todos. O destino do mundo será o mesmo da India, assegura a autora na apresentação de sua prestigiada obra.
José Carlos Nunes Barreto
Pós doutor e sócio da Debatef Consultoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário