sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Estadistas Pensam no Povo e Se Sacrificam por Ele

"Saio da Vida para Entrar na História"- Getúlio Vargas

Com milhões de votos na aljava e estratégias matadoras( às vezes, literalmente), alguns políticos brasileiros, querem entrar para história sem pagar o preço para tanto. O tenso momento político atual tem muito a nos ensinar sobre isso: Bolsonaro sobreviveu a uma facada, que não foi planejada, como quer O PT e as esquerdas, e o senador Cid gomes, a dois tiros disparados por PMs amotinados no Ceará. Este segundo , com certeza planejou a ação para cabalar votos.A questão não está no sangue derramado e sim na causa defendida pelo líder. O atual PR pensa no povo, na classe média quando quer ajuntar votos, e tem conseguido sucesso em sua jornada mesmo  sem apoio das mídias estabelecidas, e com total domínio das redes sociais.

Na história recente pudemos observar a importância da narrativa , para se fazer história ou estória. Na CPI das fake News do Congresso, armou-se um circo para culpar o Presidente por disparos de fake News e suprema surpresa quem mais gastou com esta atividade foi exatamente foi a oposição ao governo. Na CPI do BNDES, a caixa preta se abriu aos poucos, e ratões do governo passado, derraparam e gaguejaram para responder perguntas de uma jovem deputada da situação.

O Brasil está passando a limpo este tempo nebuloso da história...Bom para esta, e, principalmente para as futuras gerações.


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

A Dieta da Metade

"Envelheça comigo! O melhor ainda está por vir" Frase de pára choque de caminhão

Por força de compromissos profissionais, preciso viajar constantemente, sempre que possível, de carro, porque tenho medo de voar. E por isso,  na estrada , que é o caminho,fico observando, caindo em buracos, desviando de outros,sentindo o vento,cheiros bons e ruins, aprendendo aqui, curtindo ali, até chegar ao destino.

E uma das coisas mais interessantes, nas viagens, é perceber o mundo dos caminhoneiros, suas histórias e filosofias, algumas delas , como a em epígrafe, estampadas em pára choques de caminhão - pintadas em letras vermelhas, rodeadas de rosas também vermelhas. De gosto duvidoso , eu sei, mas de um significado enorme , para aqueles que ficam longe da esposa e dos filhos para poder ganhar a vida, mas estão com suas metas de viver seus amores e romper seus desafios.

Verdadeiros reis da estrada,tantos anos abandonados pelo estado, agora elegeram um presidente que lhes dá atenção, e estão orgulhosos com isso, e com as obras que já foram entregues, eles são operadores de uma logística fundamental ao País, nem sempre reconhecida. Quando preciso parar para almoçar e jantar, verifico se tem muitos caminhões na clientela. Com certeza, a comida é melhorzinha, e o lugar é mais seguro.

E paro para escutar, e trocar uma prosa, porque não, indago...dia desses,  conversando com um ex- aluno do ensino médio,  de 30 anos atrás , no colégio Paes Leme- que me reconheceu apesar de estar 20 quilos mais gordo,- e  com outros, sobre o quanto a gente engorda, dieta, etc...um deles me interrompeu para dizer que tinha perdido 15 quilos. Os demais foram testemunhas.Brincavam dizendo que  pensaram que ele estava doente e riam...Perguntei-lhe o que tinha feito. E me disse: fiz uma  dieta que eu mesmo inventei:a dieta da metade:meia bala,meio café,meio suco, meio pastel,meia porção do que eu comia no almoço e jantar. E mostrou a imagem do meio pastel que deixou sobre o prato, a confirmar sua atitude. Além disso, continuou em sua  sua aula, você não passa vontade, nem fome. Porque  comemos muito rápido e com a pressa, nem damos tempo ao cérebro para registrar a saciedade.. E dessa forma sabendo que vc vai comer a metade,, se come devagarzinho,, sentindo o sabor dos alimentos, e portanto ingerindo menos calorias. Pensei nos milhares de dólares gastos por pessoas , ao redor do mundo, em inúmeras dietas ineficazes, e esta, parecia interessante, e barata.

Fiquei com aquilo na cabeça, até começar a tal dieta. Li também um livro sobre inteligência física " O oitavo hábito Eficaz" de  Stephen Covey. Aprendi que é importante o exercício físico- voltei a dormir 8 horas por noite, e a praticar as caminhadas diárias, e, como tudo na vida é um processo , logo os primeiros resultados apareceram, e no final de 1 ano, tive de providenciar novas roupas, para coroar a perda de 10 quilos, em boa hora para evitar enfarto ,AVC e diabetes.
Vim embora ,pensando num adágio também visto em pára choques, "Em Roma como os romanos" ou melhor dizendo," Em terra de sapos, de cócoras como eles".O fato é que os cientistas descobriram que uma família sempre emagrece junto. Os caminhoneiros ensinam  isso com propriedade...Vamos lá aprender!

        José Carlos Nunes Barreto
Pós doutor e Sócio  da Debatef Consultoria

A Morte de um Miliciano ilustre cai no colo de Bolsonaro

Apesar de ainda apoiar o governo Bolsonaro, por ter sido eleito por mim, por absoluta falta de opção, causa extremo desconforto, ver na ante sala do poder, representada por  Flávio ,seu filho, estar umbilicalmente ligada à Adriano, militante de Milícia criminosa, morto recentemente. A gente brasileira não merecia isso. O pêndulo da liderança à esquerda com Lula e à direita  com Bolsonaro, mais parece aquela bola de aço usada para demolir construções...e , neste caso,a construção é a sociedade basileira!