quarta-feira, 31 de maio de 2017

A Mula de Balaão e a JBS


A   Mula de Balaão e a JBS

 

Quando  vi o filme Forest Gump pela primeira vez, me impressionei com uma pena que voa livre,leve e solta , na abertura da película(Recentemente a igreja Sal da Terra, usou o filme em uma de suas séries) .Ela representaria o acaso que nos espreita nas esquinas da vida, e que após nos encontrar, muda para sempre nosso destino, mesmo que não queiramos. No caso do corredor, levou-o à fortuna, o que nem sempre é uma coisa boa. Em provérbios a oração de Agur   nos dá a pista: “Senhor não me dês tanta riqueza que me faça esquecer de ti, nem tanta pobreza que me obrigue a  roubar, entristecendo o teu coração( aqui no Brasil os podre- de -ricos roubam bilhões do estado  e não ficam presos, pobre que rouba um ovo de páscoa apodrece na cadeia)”.Conheço pessoas que lutaram tanto para se tornarem ricas, que após conseguirem ,perderam a paz, porque, junto com o dinheiro vieram inveja,morte e destruição.

Como cristão,crendo no nosso senhor Jesus Cristo,e no espírito santo, e, como intelectual,  tendo certeza da inteligência espiritual,acho que todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus. Em www.bibliaonline.com.br, percebo  o Cristo atuando em vários destes acasos, até os dias de hoje. Certa vez, ao ordenar a Pedro apóstolo que lançasse suas redes, em determinado lado do barco,mesmo pós o mesmo ter tentado a noite inteira, e nada conseguido, teve atendida  sua ordem e as  redes quase se romperam de tanto peixe. De outra feita, após os discípulos serem cobrados pelo império romano em seus impostos, mandou imediatamente que se fisgasse um peixe, e se tirasse da boca do mesmo uma moeda, tão valiosa que pagou os impostos de todos,inclusive o dele. Às vezes, quando em situações de risco,pessoas que nem conhecemos vem nos livrar,e nem perguntamos seu nome,endereço,e o que fazem. Ali são colocadas para nos ajudar, e depois desaparecem nas brumas da vida.Quantas vezes,caro leitor?

 Um salmo bíblico afirma que os anjos do Senhor se acampam ao redor dos que o temem e os livra. Por isso, precisamos ter aguçadas nossas sensibilidades espirituais, saber de anjos e potestades(JBS e Odebrecht),do intangível que nos rodeia, e, que na maioria das vezes não podemos ver.Como aconteceu com Balaão em Números 22:foi contratado(ou recebeu propina como Temer e aécio no caso da JBS) pelos inimigos do povo de Deus para amaldiçoa-los.Precisaria então ir até o arraial inimigo.A princípio, disse não aos altos mandatários enviados,depois ficou em cima do muro, e decidiu ir até eles.E o texto sagrado narra, que  a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta.“Viu, pois, a jumenta o anjo do Senhor, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta, para fazê-la tornar ao caminho. Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão”.

Você já viu seu cachorro latir e  impedir você de algo?Ou seu cavalo empacar de repente? Verifique  suas “veredas”. Um anjo pode estar no caminho,  com sua espada desembainhada(ou uma potestade).Se insistir você morre, e o animal sobrevive. Como no caso da mula de Balaão, que numa licença poética peço vênia para dizer, que está no meio desta crise, gritando pela Nação.

 

José Carlos Nunes Barreto

Professor doutor e Presidente da Academia de letras de Uberlândia(ALU)

segunda-feira, 29 de maio de 2017

A Alma de Minas está Ferida





Sangrando...Aécio Neves é um ladrão da Nação. Sabíamos disso no fundo... Por isso lhe foi negada aqui a chance de derrotar  Dilma e o PT na corrida presidencial. Sua irmã cangaceira perseguiu jornalistas e formadores de opinião nas alterosas, e era e é odiada por isso.Seu avô - um dos pais da Nação- deve estar se revirando no  túmulo de estadista pois a carreira do neto senador, que manda matar, está terminada.


A mentira tem pernas curtas senador! onde foram parar o outro milhão de propina que o senhor recebeu da JBS?não era para pagar advogados? o que foram fazer malas de dinheiro nas empresas de Zezé Perrela- outra vergonha nacional?e o helicóptero na fazenda dos Perrelas com meia tonelada de cocaína, que em Minas sabámos que era seu?




Pobre Minas Gerais! quem te conhece já sabe que não esqueceremos jamais.

Tanta desfaçatez e tanto descaso com o dinheiro público!


Tanta mentira!


Tanto roubo!


Tanta falta de grandeza!







É a Economia Estúpido!

 Brasil mostra a tua cara/Quero ver quem paga/Pra gente ficar assim
   cancioneiro popular


O País está na UTI. E a história nos julgará caso morra. A hiper- crise política  pode perdurar mas  temos uma constituição, uma âncora! contra um mal brasileiro -podre de rico e que queria mais 2 milhões por mês durante 20 anos: O sr Michel Temer rouba a Nação - não tem escrúpulos nem grandeza,...E quer salvar sua biografia???


E devemos seguir portanto a constituição de 1988, além de cuidar da economia! (o desembarque de Temer - o breve, é só um detalhe) Caso não o façamos, podemos perder o rumo e nos tornar uma Venezuela: o quebra-quebra realizado na esplanada, semana passada , pelo lulopetismo e suas hostes - que quer salvar seu líder das grades -  nos dá uma visão do que seria isso.


Não adianta a CUT e o PT dizerem que não tiveram nada com isso. A bagunça e depredação do patrimônio público, foram planejados  pela cúpula vermelha , cujos senadores foram na véspera ao gabinete do governador do DF, pedir para que os ônibus bancados com dinheiro público ( dezenas) não fossem revistados pela polícia.


Irresponsabilidade! e são os mesmos senadores que deram suporte a este desastre político- econômico que foram  os governos lulodilmistas!

Tenores in Concert by SESI Minas

Tenores in Concert   by SESI Minas
     "Arte... porque a vida não basta"


 Aberto ao grande público, no teatro Municipal de Uberlândia  com entrada franca, pude desfrutar no último sábado à noite , de um banquete de arte que alegrou a minha alma e a multidão: A orquestra de câmara do SESI Minas, e sete tenores  que entoaram clássicos da música  no mundo, principalmente as italianas.


Este é um exemplo da aplicação correta de dinheiro público...um projeto bancado pelo SESI da  FIEMG, com apoio do governo de Minas Gerais, e da Souza Cruz.


Perfeito: E agrada o Rock:" a gente não quer só comida. agente quer bebida diversão e arte"


Um bálsamo em plena crise de desvios de dinheiro público, por dirigentes que viraram as costas para a sociedade, e não tiveram o mínimo  pudor em retirar recursos de hospitais, escolas, salários de aposentados e que dizer de  eventos culturais então ?!

sábado, 27 de maio de 2017

Ítaca ou Pasárgada?


Durante os últimos 10 anos prestei serviço ao País como avaliador do MEC, e visitei Faculdades em todos os cantos do Brasil, conhecendo profissionais e processos educacionais que me transformaram em um especialista em Educação e  Escola.

E para que isso ocorresse, dependi de parceiros, com os quais aprendi muito .
O artigo a seguir foi um produto que nasceu após  uma dessas visitas... 
 

“Se partires um dia rumo à Ítaca,/Faz votos de que o caminho seja longo,/Repleto de aventuras, repleto de saber./Nem Lestrigões, Nem Ciclopes,/nem o colérico Posidon jamais encontrarás/Se altivo for seu pensamento/Se sutil emoção o teu corpo e o teu espírito tocar./Nem Lestrigões, nem Ciclopes/ Nem o bravio Posidon hás de ver,/Se tu mesmo não os levares dentro da alma,/Se tua alma não os puser dentro de ti” (Konstatinos Kavafis (1863-1933).

Fomos acostumados a pensar em um lugar ideal para viver – Pasárgada. E, para chegar lá, como amigo do rei, que nos espera, uma viagem seria necessária. Sobre a vida a ser vivida, então, flores-vinho- a mulher amada, só um sonho acordado poderia descrevê-la: céu-Felicidade.

Nesta sábia poesia grega, no entanto, aprendemos que o importante é a viagem que empreendemos na vida, e não o destino certo e ideal, acertado sob o ponto de vista de um poeta.

No caso dos gregos, de cuja cultura somos ascendentes, chegar não é o objetivo, mas o crescimento com as vicissitudes do caminho, este sim, meta é, conforme o autor: “Faz votos de que o caminho seja longo/numerosas serão as manhãs de verão/Nas quais com que prazer/ com que alegria/Tu hás de entrar pela primeira vez em um porto”.

De um colega que fez um pós-doc na Universidade de Atenas, recebi esta preciosidade e a lembrança de que várias palavras de nosso dia a dia foram lavradas por estes nossos antepassados culturais, e alguns significados calam profundamente: por exemplo: escola significa lugar de gente feliz.
Como professor, há 40 anos em chão de escola, mesmo tendo sido profissional de chão de fábrica e chão de loja, acredito neste poder transformador da felicidade construída a partir da escola. Ela é o caminho para Ítaca.

“Tem todo o tempo na mente./ Estás predestinado a ali chegar./Mas, não apresses a viagem nunca./Melhor muitos anos levares na jornada/ E fundeares na ilha velho enfim,/rico de quanto ganhaste no caminho,/sem esperar riquezas que Ítaca te desse./Uma bela viagem deu-te Ítaca./Sem ela não te ponhas a caminho./Mais do que isso não lhe cumpre dar-te./

Ítaca não te iludiu, se a achas pobre./Tu te tornaste sábio, um homem ou mulher de experiência/E, agora, sabes o que significam Ítacas.”

José Carlos Nunes Barreto – Professor doutor Presidente da Academia de Letras de Uberlândia
debatef@debatef.com

 

domingo, 21 de maio de 2017

Fora Temer?

Ainda não sei se o "fora Temer" neste momento da história será o melhor para o País- apesar das atuais circunstâncias. Seguiremos a Constituição caso tenhamos de apeá-lo do poder, mas a oposição representada pelos que criaram este desastre político -que é a eleição da Chapa Dilma Temer, quer voltar após lançar o País nesta espiral de corrupção institucionalizada, desmando com dinheiro público,  desemprego, e inflação- cegos com um projeto maluco de poder. Ora vejam! e querem passar por cima da constituição, que prevê eleições indiretas- para tentar reeleger um ladrão e exterminador do futuro- o sr Lula!
O Sr Joesley Batista e suas empresas, são o franckstein construído e alimentado com 16 bilhões do BNDES, durante a farra destes descarados lulopetistas- que doaram cerca de 400 bilhões de reais (só para comparar, o Plano Marshal usou cerca de 350 bilhões para recuperar 29 países no Pós 2a guerra)deste banco- em grave desvio de recursos do tesouro nacional, para financiar obras em  países alinhados ideologicamente com o "Foro de Sp" e demais dirigentes sanguinários da AL e África.  As gravações dele, com o Sr presidente da república, são o ápice desta ópera bufa de corrupção e descaso com a nação. Todos brasileiros ficamos perplexos com o que este empresário disse ao chefe da Nação. E em como este ouviu passivo, os desvios de conduta de um bandido de colarinho branco, além de uma inaceitável conversa sobre pagamentos de propina ao ex presidente da câmara Sr Cunha, que pela primeira vez na história, faz um presidente da república ser indiciado no STF em processo aberto.Renúncia? talvez fosse a solução- mas ele não renunciará. Resta ao TSE cassar a chapa, e nos unirmos em um nome de consenso , após blindarmos a economia e as reformas, para chegarmos até 2018!