terça-feira, 31 de outubro de 2023

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO, DESAFIOS DA REGULAÇÃO

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO, DESAFIOS DA REGULAÇÃO Por Luciano Sathler Rosa Guimarães1 Resumo: 1 Doutor em Administração pela FEA/USP. Membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Membro do Conselho Deliberativo do CNPq. Membro do Conselho de Educação e Treinamento da FIEMG. Membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED. Vice-Presidente de Soluções Educacionais da SUCESU Minas. CEO da CertifikEDU Microcertificações com Blockchain e Inteligência Artificial (http://blog.certifikedu.com) Na chamada Era da Inteligência Artificial, é preciso reimaginar a escola hoje e estabelecer imediatamente os caminhos de sua mudança, para construir um futuro também específico e coletivamente elaborado, que tenha como fundamentos a justiça social e o bem comum. Os modelos educacionais tradicionais, ainda predominantes, refletem a sociedade, o mundo do trabalho e a tecnologia existente no Século XVII. Nãoera economicamente viável ter um professor para cada estudante, disponibilizar uma biblioteca em cada casa, ou um materialdidático exclusivo para cada aluno. Hoje,com a Inteligência Artificial (IA), isso já é possível. À medida que as tecnologias de IA se tornam predominantes, a regulamentação e a elaboração de diretrizes de certos aspectos das próprias ferramentas são essenciais para garantir a sua utilização ética e responsável. Os professores devem ser incluídos nessa construção de um marco regulatório. A nosso ver, é recomendável que cada Conselho Estadual de Educação se adiante para elaborar diretrizes com orientações de uso da IA nas escolas e instituições de ensino superior. Afinal, será necessário que diferentes perfis de estudantes e professores possam ser conscientizados, bem como ensinados a usarem e a desenvolverem IA,para se evitar que a população se torne apenas composta por usuários passivos dessas tecnologias.

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