domingo, 31 de janeiro de 2021

Fora Bush!Fora Trump! e Fora Biden!

Fiz o fora Bush, e faria o fora Trump ou fora Biden, pois representam a mesma Pax americana!                 

“Longa é a arte/ Breve é a vida”  

Tom Jobim

 

A tecnologia do etanol ocupou corações e mentes na semana em que o imperador passou. Bush veio. Ficou 24 horas e trouxe com ele um exército.  O macaco Simão afirmou na “Folha” que isto foi uma invasão.Concordo .Em todos sentidos ,inclusive no da privacidade. Pessoas em pleno século 21 ficaram em SP sem poder sair de casa por horas,em virtude da passagem da comitiva do imperador da “pax americana”. Outros tiveram prejuízos de diversas montas. Restaurantes, profissionais liberais, médicos ,artistas,com suas vidas paralizadas por alguém que tem nas mãos uma máquina de mentir e sensibilizar: A arte de Holyood.  Desta vez  eu , Chavez e Maduro estivemos do mesmo lado: Bush veio nos dar uma esmola e ,subservientes aceitamos .Maduro exporta petróleo com tarifa cheia,e nós continuaremos sendo sobretaxados em 0,14 dólares o litro de etanol, para não “prejudicar” os produtores americanos.Bush que é sócio de empresas petrolíferas,está ligado até a alma com os barões sauditas do petróleo e com o aquecimento do climático - um vilão. Mandou fazer a guerra do Iraque , para atender inclusive a seus interesses  empresariais. Porque ele estaria interessado em nosso etanol de cana de açúcar se as pesquisas de sua bilionária área de C&T em breve lançarão o etanol de baixo custo oriundo de qualquer biomassa, inclusive capim? Estaria o sr  Bush tentando ganhar tempo ?

Desde Alexandre - o grande, os impérios só movem o imperador quando se vêem ameaçados. Foi daí que começou o uso de “estratégias de marketing”,  o uso da mentira como política de estado para engrupir povos conquistados. Ao cunhar moedas com seu rosto, e espalhar estátuas nas terras conquistadas, aliadas a divulgação de vitórias antecipadas, completava sua  dominação. Mais a frente já na “ pax romana“ Augustus sequiu a mesma linha. Conseguiu reunificar Roma, 43 AC conquistando os republicanos com uma falsa mensagem(em estátuas) de humildade, despojo, e cidadania.Mentira que inaugurou uma ditadura de 400 anos com tudo ao contrário do que pregou.(Alguma semelhança com o PT de Lula?). A arte nas moedas e  estátuas foi usada para mentir e iludir como fazem as “campanhas de marketing” de Odelmo,lula , Chavez ,stalin, do PC chinês, de Hitler, e de  tantos ocupantes do poder, quantos formos analisar. Interessante notar  que de todos, Hitler foi o mais eficiente .Gostava de arquitetura ,de quadros caros e relíquias que saqueava após invadir nações. Chegou ao absurdo matar a influente classe média judia, com a complacência de toda sociedade alemã, dita cristã, mas anestesiada pela propaganda feita  para iludir a todos utilizando a arte escrita, falada, esculpida e musicada. Dizer que pessoas eram piores que animais e por isso teriam que ser, primeiramente e sorrateiramente afastadas do convívio social. Depois eliminadas como animais peçonhentos. E todo mundo acreditar, salvo alguns “loucos” gritando no deserto? Finalizando e voltando para a tal visita, o que precisamos fazer é investir pesadamente nesta nossa tecnologia, inclusive com planejamento estratégico para área de cultivos. Mercado já temos na mercado Comum Europeu,China e Ásia , JP e no USA – que quer taxem ou não terão de nos engulir! E para mim já chega: Fora Bush!Fora Trump! Fora Biden!

              José Carlos Nunes Barreto

Pós-Doutor e Editor Executivo da Revista Sciencomm

A Ditadura das Togas

 Ora vejam, ao revisitar um artigo da era lulopetista, pude perceber que a ditadura das togas, hoje está pior, mandando prender jornalistas por delito de opinião, e sem direito a um processo normal de defesa. Um monstrengo impensável,com gente despreparada e cruel.Até quando, indago...

“ Aos juristas: teu dever é lutar pelo direito. Mas no dia em que encontrares o direito em conflito com a justiça, lute pela justiça.”

Eduardo Coleture

 

Escrevo ainda sob o sentimento de indignação pelo abuso de poder do governo Federal do PT.Que se aliou ao STF contra o Congresso Nacional- representante do povo que foi humilhado-para cassar a voz de um caseiro na CPI dos Bingos. Não um caseiro qualquer.Mas uma testemunha ocular da história de um governo que aparelhou o estado para pilhá-lo através de um ministro da economia- pouparei o leitor dos detalhes sórditos da “república” de Ribeirão Preto. Pobre Brasil!Que Diogo Mainard na revista Veja de 15 de março, arrazoa : após a alforria do professor Luizinho do PT ,e crescendo como o Haití, daqui a alguns anos será ultrapassado também pela economia do Iraque.Não precisamos de guerra minha gente! Temos essa elite  que faz muito mais estrago que bombardeios inimigos!aí incluída  a suprema corte do País.Porque o Supremo com tantos juristas de notável saber,age assim? Porque se apega à virgulas- quando interessa-e à letra morta da da Lei? Porque não faz justiça e defende somente o status quo no direito?

Senão vejamos:fato 1- a começar pela récem eleita(parabéns às mulheres por mais este posto)presidente do STF ministra Ellen Grace. Sua posição em garantir o sigilo do disco rígido de Daniel Dantas do Banco Oportunity, impede a PF e a CPI dos Correios de investigar o principal financiador (2/3 dos recursos) do “valerioduto” que  movimentou 30 milhões de reais. Fato 2-A decisão do STF de favorecer a progressão da pena para presos por crimes hediondos vai colocar na rua só em SP, 25000 facínoras. Alguém merece?Fato3-A chicana a favor dos bancos e contra os correntistas no julgamento de ações com base no Código de defesa do consumidor.Um escânda-lo!Fato4-O ataque ao Ministério Público: Se avizinha mais uma desastrosa decisão:A proibição de investigação por parte do MP -uma mordaça que José Dirceu preparou antes de ser pego com a mão na botija.

As Cortes e a intelligentsia sempre viveram longe da realidade ao longo da História .Por isso os estadistas e os sábios sempre a buscam, se aproximam do povo,e evitam com isso as decapitações e apedrejamentos da vida. Infelizmente nesta quadra , os sábios,quando existem, não são ouvidos,  faltam estadistas e sobram “oportunistas”.

Sábio aqui significa ter conhecimento.E ser doutor e intelectual neste País está muito difícil. Há uma campanha contra,a começar pela Presidência. O bonito é ser esperto e não ir a escola. E quando se vai à escola se depara com o que acontece num dos maiores Centros Universitários de Uberlândia: demitem-se os doutores e mestres, e para os que ficam, não se paga a tempo as férias (de quem tem uma jornada penosa e precisa descansar) e quando o seu líder sindical o professor doutor Bernardo Bernardino, a quem homenageio , vêm a público defender a categoria com artigo neste Correio, é suspenso por trinta dias e está há dois meses sem receber salário. Senador Welington! Somos trabalhadores do conhecimento .Espero do senhor e da Reitora uma revisão desta punição que nos atinge a todos como uma inominável injustiça!

José Carlos Nunes Barreto

Professor doutor

Diretor executivo da Revista Sciencomm

 

 

Editorial em Defesa da Ciência , Tecnologia e Inovação


Em plena pandemia, e contando os 220 000 mortos da Nação, nos últimos  últimos 10 meses, salta à vista o atraso tecnológico que escancara nossa dependência de vacinas contra o mortal vírus Covid19 ,fornecidas pelas farmacêuticas chinesas, inglesas, americanas,  russas, e outras em andamento, as nossas não. Enquanto uma verdadeira tragédia se instala, e não tendo como evitá-la, por não termos investido em infra -estrutura   de laboratórios- tipo salas limpas com filtros absolutos, formação de técnicos , doutores e equipes  para pesquisas e inovação em virologia.

Em eterna crise política, infelizmente o governo atual não tem políticas adequadas para ciência e tecnologia, que fomentem a inovação nas escolas, desde o ensino fundamental até o pós- doutorado. A criação do conhecimento e da inovação, fica assim prejudicada, e, como observamos nesta crise sanitária, social, econômica e política, a base da ciência e tecnologia serão fundamentais nesta década, em que a inovação salvará vidas, e proporcionará riqueza e poder às sociedades envolvidas.

A revista Sciencomm mostra neste número 11, alguns artigos de inovação da Academia, originados de TCCs- Trabalhos de conclusão de cursos- para reflexão de nossos leitores, e como forma de sinalizar o caminho, para sanarmos esta desesperadora dependência tecnológica, na área de imunologia, que,  não aconteceu, por exemplo, no cerrado brasileiro, onde Alysson Paulinelli inovou na Embrapa, baseado na pesquisa do solo, e hoje ,o Brasil abastece cerca de 1 bilhão de pessoas com alimentos pelo mundo , quando até 1974 ,importava um terço do que consumia, e este feito o qualifica hoje, com todas as merecidas honras, a concorrer ao prêmio Nobel da Paz.

Boa leitura!

Prof.Dr. José Carlos Nunes Barreto

Editor Executivo Revista Sciencomm