Segundo a escritora americana Mira Kamdar, em sua obra " O Planeta Índia", a incrível parcela de 40% da pobreza de todo mundo, vive na Índia, incluindo 1/3 de todas crianças desnutridas. Um relatório da ONU em setembro de 2006, por Jean Ziegler, seu relator especial:" a extensão da fome crônica e da desnutrição na Índia,indicou que a fome e a desnutrição constituem hoje um flagelo mais grave que na década de 1990, e que ampliou a distância entre os que comem bem e os que não conseguem ter o suficiente para matar a fome".Num país que se orgulha da liderança em TI, e de um vigoroso crescimento econômico...Uma quantidade chocante de pessoas, vive em condições não melhores, e muitas vezes piores que a África subsaariana. Segundo a Unaids da ONU, 5,7 milhões de pessoas na Índia tem aids, maior contingente do mundo, podendo ser maior que isso. laboratórios de medicamentos farmacêuticos, diminuíram o custo de tratamento, e estudos calculam em 0,86%;por ano em termos de PIB, como custo do fracasso do controle de uma epidemia de HIV como a da Índia,.
Em Bombaim, o dirigente do maior portal da Internet do País, afirma, o que lhe tira o sono à noite: 70% do povo vive no campo, onde precisaríamos de no máximo 10%.Onde conseguir 500 milhões de empregos, indaga...
Além da fome, da Aids, do desemprego, a falta de recursos hídricos( apesar de ter 17% da população mundial, a Índia possui só 4% da água doce do mundo). Seus aquíferos estão sendo drenados rapidamente,, em função do aquecimento do clima.Também as geleiras do Himalaia estão a derreter, e a alterar os padrões de chuva, dos quais dependem sua agricultura.
Não existem escassez de idéias para inovação na Índia, e esta , talvez seja , ao lado da educação, a única saída para a Ìndia e, para o Mundo.
José Carlos Nunes Barreto
Pós Doutor e Sócio da DEBATEF Consultoria