quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Desafios da Índia X Perspectivas do Mundo

"Quando morre um idoso, perde-se uma biblioteca."

Provérbio indiano



Segundo a escritora  americana Mira Kamdar, em sua obra " O Planeta Índia", a incrível parcela de 40% da pobreza de todo mundo, vive na Índia, incluindo 1/3 de todas crianças desnutridas. Um relatório da ONU  em setembro de 2006, por Jean Ziegler, seu relator especial:" a  extensão da fome crônica e da desnutrição na Índia,indicou que a fome e a desnutrição constituem hoje um flagelo mais grave que na década de  1990, e que  ampliou a distância entre os que  comem bem e os que não conseguem ter o suficiente para matar a fome".Num país que se orgulha da liderança em TI, e de um vigoroso crescimento econômico...Uma quantidade chocante de  pessoas, vive em condições não melhores, e muitas vezes piores que a África subsaariana. Segundo a Unaids da ONU, 5,7 milhões de pessoas na Índia tem aids, maior contingente do mundo, podendo ser maior que isso. laboratórios de medicamentos farmacêuticos, diminuíram o custo de tratamento, e estudos calculam em 0,86%;por ano em termos de PIB, como  custo do fracasso  do controle de uma epidemia de HIV como a da Índia,.
Em Bombaim, o dirigente do maior portal da Internet do País, afirma,  o que lhe tira o sono à noite: 70% do povo vive no campo, onde precisaríamos de no máximo  10%.Onde conseguir 500 milhões de empregos, indaga...
Além da   fome, da Aids, do desemprego, a falta de recursos hídricos( apesar de ter 17% da população mundial, a Índia possui só 4% da água doce do mundo). Seus aquíferos estão sendo drenados rapidamente,, em função do aquecimento do clima.Também as geleiras do Himalaia estão a derreter, e a alterar os padrões de chuva, dos quais dependem sua agricultura.
Não existem escassez de idéias para inovação  na Índia, e esta , talvez seja , ao lado da educação, a única saída para a Ìndia e, para o Mundo.

             José Carlos Nunes Barreto
Pós Doutor e Sócio da DEBATEF Consultoria

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

O Planeta Índia


"

Na Índia acredita-se que Deus pronuncia apenas a palavra "sim". Na verdade, Ele não diz sim para o que as pessoas pedem, mas para aquilo em que elas acreditam."

Roberto Shinyashiki

A  Ásia sempre me fascinou. Pisei seu solo 2 vezes, ao participar de congressos internacionais, em 1999 na Universidade de OSAKA- JP e em 2001 na Universidade de Jiao Tong em   Shangai- China.
 Ao ler o livro que dá  título à este artigo, da Indo americana Mira Kamdar, vejo o oferecimento de  uma visão de um país asiático, que ainda não conheço, de 1,2 bilhão de habitantes- onde 500 milhões são jovens e adolescentes. Importante observar que, ela possui cerca de 400 milhões de consumidores - uma classe média, pujante, e potencialmente a maior do mundo, superior à população americana de 300 milhões de habitantes.

 Esta classe média ,tem uma força de trabalho altamente qualificada, instituições educacionais de elite, e alvo de crescente investimento externo, além do que,  a autora afirma, a Índia emerge como precursora das tecnologias que impulsionarão a próxima fase da economia global, na economia 4.0. Em seu texto de apresentação, ela deixa claro que, embora os indianos comemorem essa ascensão meteórica, também estão correndo contra o tempo, para levar os benefícios do  século XXI, aos seus 800 milhões de habitantes que vivem  com menos de 2 dólares por dia. 

Também corre para encontrar a energia sustentável, que irá abastecer o seu crescimento econômico explosivo, além de buscar orientar a política internacional e interna, a fim de garantir a segurança do país e seu status de potência global.

Segundo a autora, a Índia é o mundo em microcosmo, e os desafios que  enfrenta, são universais- desde o combate ao terrorismo, à pobreza e à doença- até a proteção do meio ambiente e a criação de empregos.As exigências desses desafios para o país, estão estimulando soluções inovadoras, que podem leva-lo ao topo da nova ordem mundial. Se for bem sucedida, não apenas se salvará, também salvará a todos nós. Se fracassar, fracassaremos todos. O destino do mundo será o mesmo da   India, assegura a autora na apresentação de sua prestigiada obra.

                                    José Carlos Nunes Barreto
                           Pós doutor e sócio da Debatef Consultoria