terça-feira, 12 de maio de 2020

Ao Futuro Prefeito

                                       
"Vou me embora pra Pasárgada, lá sou amigo do rei"( Manoel Bandeira)


"O Rio de Janeiro não tem futuro", assim termina um bombástico artigo publicado tempos atrás num dos principais jornais ingleses, após comparar dados de mortes na cidade, com a faixa de Gaza na Cisjordânia, e algumas guerras entre tribos africanas." Passárgada", pode ser qualquer cidade moderna com alto IDH/M,( a qualidade de vida expressa pelo indicador da ONU, Índice de Desenvolvimento Humano no município, é definida pela medição da educação, da renda e da longevidade, e varia de 0 a 1- quanto mais próximo de 1 , melhor) ."Passárgada" foi como uma colunista do jornal Valor econômico , Eliana Cardoso, se referiu  à cultura e prosperidade da China em Xangai, onde viveu por dois anos. Qual a principal diferença entre estes dois mundos, indago...


A resposta foi dada por A.C. Pinheiro, pesquisador do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas(IPEA):é a educação,citando em artigo publicado no Jornal Valor Econômico  o trabalho de Lochner e Moreti, publicado na revista American Economic Review, em março de 2004. Pinheiro mostra que, a conclusão do ensino médio reduz significativamente a probabilidade de se cometer crimes contra pessoas e o patrimônio. Nos EUA, o aumento de um ponto percentual na proporção de homens que concluem o ensino médio, reduziria os custos sociais da criminalidade em US$1,4 bilhão. Seria diferente no Brasil, pergunto...


Caro futuro prefeito,apenas cerca de 30 % dos brasileiros com 25 anos ou mais completaram o ensino médio, e há chances deste número ser menor entre homens de nossa cidade. As mulheres estudam mais, e  para elas,  tanto a repetência como a evasão, são estatisticamente menores, e via de consequência, jovens homens são os mais propensos a cometer crimes. A penitenciária da cidade, com nome de um dos pais do município,está lotada com estes meliantes , e uma escola com o mesmo nome,que está no Bairro São Jorge- notório por abrigar estes jovens na sua fuga pós crimes, está esquecida e precisando de apoio e investimentos- situação que ilustra a escolha de políticos e governantes de Uberlândia, (alguns que até há pouco queriam virar prefeito,  foram "prestigiar" o presídio, presos por crimes de desvio de dinheiro público- recursos que,  deveriam ir para escola Jacy de Assis, por exemplo )


A falta de educação básica diminui a renda, e ceifa prematuramente vidas, no fogo cruzado das "faixas de gaza" de nossas cidades, ora arrefecidas pela quarentena do COVID 19.Só seremos Passárgada, se aplicarmos estratégias de guerra, como ensina Sun Tzu:estudando o terreno, fazendo cálculos de indicadores, como o IDEB, buscando investimentos privados, e realizando alianças com o terceiro setor, além de  estabelecer metas para combater o inimigo- a ignorância- que é muito poderoso, pois se alia à falta de segurança, e  à ausência de cuidado com  a saúde.


Como professor e já tendo ajudado a formar gerações de técnicos, engenheiros, arquitetos e administradores, não gostaria de mudar para outra "Xanadu" , mas fazer de Uberlândia, com uma  futura boa administração-  isenta de desvio de recursos e direcionamento de oportunidades somente para apaniguados, e corruptos- fazer dela a cidade do futuro, com alto desenvolvimento humano e social. Com educação, nossa "Passárgada".


         José Carlos Nunes Barreto
Pós Doutor e Sócio da Debatef Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário