Terminei neste final de ano meu primeiro pos - doc em Engenharia Mecânica, no LEPU(Laboratório de Pesquisa e Ensino em Usinagem da UFU) dentro da proposta de implantar na sociedade, uma produção sustentável - Aquela que produz com qualidade, sem agredir o meio ambiente, e preservando a segurança e a saúde ocupacional de quem produz riquezas neste País: o trabalhador. Para tanto se espera das lideranças, qualidade pessoal e ética, para melhoria do desempenho dos processos, e estímulo para que as inovações ocorram , em ambiente adequado, e com o SIG-Sistema Integrado de Gestão- baseado nas normas ISO 9001,ISO14001 e OHSAS 18001.
Qualidade pessoal x Desempenho
Interessante a visão de um coach
após o sucesso de seu trabalho: aquela pessoa insegura quanto ao rumo a seguir,
de tempos atrás, é hoje o principal executivo de uma multinacional. Naquele
momento ele soube que a estratégia traçada por seu cliente, com a sua ajuda, se
fez vitoriosa. E qual seria esta estratégia? Elevar o seu desempenho até
próximo do ideal exigido para sua qualidade pessoal (que é a satisfação das
exigências e expectativas técnicas e humanas da própria pessoa e das outras),
base da qualidade departamental, e da qual por fim dependeria a qualidade da
empresa para manter os clientes satisfeitos, e é isso que
ministro sempre, aos meus
orientandos de especialização e mestrado: o ciclo virtuoso da melhoria
contínua, a roda de DEMING: planejar primeiro, executar em seguida, checar, e
agir por último, quer para melhorar, quer para manter a qualidade pessoal
conquistada. O nosso case, por exemplo, só chegou lá porque rodou o PDCA
diversas vezes, o que elevou primeiro sua performance pessoal. Os peritos em
qualidade só tem, infelizmente e tradicionalmente, focado a qualidade em
produtos, quer seja bens ou serviços, e esquecem que, dificilmente o mercado
ficará satisfeito com o desempenho global de um departamento, uma empresa ou
organização, a menos que cada um de seus componentes produza com alto nível de
qualidade.
Estive esta semana numa banca de
especialização do pós em gestão de pessoas que coordeno na UNIMINAS, avaliando com
meus pares o orientando Ernane Oliveira, e me senti como o coach acima, ao
perceber a altura que chegou meu aluno, quando discorria sobre seu trabalho “Análise
de Desempenho - Uma Visão Ética”, fundamental para a melhoria pessoal dos
operadores, e início de um processo que leva qualquer empresa ao sucesso.
Dele: “Hoje a velocidade das
mudanças é assustadora, e o dinamismo empresarial constante, a fim de se sustentar neste mercado hiper-competitivo.
Portanto a avaliação de desempenho, torna-se indispensável porque as empresas
têm necessidade de obter e manter a competitividade, o que requer uma
metodologia que avalie a contribuição das pessoas para esse resultado. A razão
dela ser cada vez mais utilizada no âmbito das empresas, mostra
que sem uma avaliação adequada,
não há sistema integrado e eficaz de gestão empresarial”;
O homem é um ser que possui
necessidades, desejos e sentimentos que precisam ser considerados e analisados,
pois influenciam o comportamento e o desempenho dos funcionários da
organização. É preciso compreender que o funcionário para produzir o esperado,
ter uma evolução profissional e conseqüentemente melhorar seu desempenho,
precisa estar satisfeito com o
trabalho realizado, e com sua organização.
Concluo como ele: “Desenvolver
pessoas é uma tarefa árdua e que toma tempo. Implica em diagnosticar as competências
exigidas pelos cargos, e confrontá-las com as de seus ocupantes, suprindo as
lacunas existentes através do estabelecimento e acompanhamento de planos de
desenvolvimento “; concisos, específicos,mensuráveis, factíveis, voltados para
resultados”;. E dou os parabéns pelo conceito A e nota 96.
* Professor doutor
debatef@debatef.com.br
Gazeta do Triângulo
http://www.gazetadotriangulo.com.br/site Produzido em
Joomla! Criado em: 6 September, 2010, 16:41
Nenhum comentário:
Postar um comentário