domingo, 9 de março de 2025

O Germinar Cristão dos Protestantes no Brasil

Vou destacar os aspectos positivos e negativos do processo histórico de invasões de portugueses e espanhóis na América Latina numa reflexão sobre o germinar cristão nesta região, e como ele pautou o cristianismo atual.Começo falando sobre os aspectos negativos, afirmando que o tratado de tordesilhas que garantiu terras para os reis da Espanha e Portugal, deu "reservas de mercado"ao catolicismo nas Américas. Isso ao lado do poder das armas desses estados somados ao poder político do Vaticano ( terras para os Reis e almas para o papa) Construi-se assim o chamado complexo de censura e coerção,que imperou por vários séculos também na Europa, só rompido com a reforma protestante, liderada por Martinho Lutero e aliados em meados do séc. 18. Este regime perseguiu e matou protestantes ou desafetos políticos, que ousaram pensar e agir diferentemente do que aqueles senhores do poder dominante clerical permitia.,Lutero, Calvino, John Wesley e outros líderes. foram perseguidos e tiveram de se esconder em castelos e mosteiros para sobreviver, e, muitos dos seus seguidores morreram em calabouços ou em "fogueiras da inquisição".Foram tempos terríveis que culminaram com a noite de São Bartolomeu em Paris -França, quando huguenotes - cristãos reformados franceses, aos milhares foram trucidados e mortos pelos católicos franceses nas praças e ruas de Paris ao estilo do filme"Gangues de Nova Yorque". Isso gerou a imigração maciça destes protestantes para as Américas, onde se estabeleceram pela força em alguns lugares , como no Brasil,( de onde foram expulsos), ou por acordos diplomáticos como na América do Norte,Esta perseguição, e seus desdobramentos ,fizeram os protestantes serem proibidos de terem suas igrejas e cultos estabelecidos no Brasil, e só em meados do século19 puderam ser aceitos, depois da intervenção da maçonaria , em cujos templos foram praticados cultos batistas, luteranos e presbiterianos, entre outros( aspecto positivo desta perseguição por abrir caminhos institucionais e políticos para essas denominações)

O ChatGPT e as Teses do Apóstolo Paulo

Quais as teses fundamentais do apostolo Paulo apresentadas em grego aos gentios O ChatGPT disse: O apóstolo Paulo apresentou várias teses fundamentais aos gentios, especialmente nas suas epístolas e em sua pregação missionária pelo mundo greco-romano. Ao comunicar sua mensagem, ele usou termos e conceitos familiares aos ouvintes gregos, adaptando a linguagem sem comprometer o conteúdo do evangelho. Algumas das principais teses incluem: 1. Justificação pela Fé (Δικαίωσις ἐκ πίστεως – Dikaiôsis ek pisteôs) • Paulo ensinou que a salvação não vem pelas obras da Lei, mas pela fé em Jesus Cristo (Rm 3:28, Gl 2:16). • Esse conceito contrastava com a visão judaica tradicional e com a ética greco-romana baseada no mérito moral. 2. Universalidade do Pecado e da Graça (Ἁμαρτία – Hamartía, Χάρις – Cháris) • Todos pecaram (Rm 3:23), tanto judeus quanto gentios, e precisam da graça divina. • A graça (χάρις) era um termo conhecido dos gregos, mas Paulo o redefiniu como um dom gratuito de Deus. 3. Cristo como o Novo Adão (Χριστός ὁ Νέος Ἀδάμ – Christós ho Néos Adám) • Jesus é apresentado como o segundo Adão (Rm 5:12-21, 1Co 15:45), trazendo redenção onde o primeiro falhou. • Essa tese conecta-se à filosofia estoica, que valorizava um "homem perfeito" como ideal. 4. A Ressurreição dos Mortos (Ἀνάστασις τῶν Νεκρῶν – Anástasis tōn Nekrōn) • Essencial ao evangelho paulino (1Co 15:12-22), mas difícil de aceitar para os gregos, que viam o corpo como algo inferior à alma. • Paulo usa termos filosóficos para explicar um "corpo espiritual" (σῶμα πνευματικόν – sōma pneumatikón). 5. A Nova Identidade em Cristo (Ἐν Χριστῷ – En Christōi) • União com Cristo transcende barreiras étnicas e culturais (Gl 3:28). • Esse conceito se opõe às divisões sociais da cultura greco-romana. Paulo adaptou sua mensagem para alcançar os gentios, empregando categorias filosóficas familiares, mas reinterpretando-as à luz da revelação cristã.

O BERÇO DO PROTESTANTISMO ,INDAGO...

Preciso responder a questão acadêmica a seguir: “Avaliar as doutrinas e/ou práticas da igreja a que você pertence , em relação aos perfis do cenário evangélico brasileiro configurado no século XX”. E respondo assim: Eu, que sou presbiteriano por convicção , tenho percebido que o DNA de nossa igreja apresenta o cumprimento ortodoxo das práticas apostólicas das Escrituras Sagradas, tal como configurado no cenário evangélico do século 20, apesar de alguns eventos ocorridos, em que aparecem rupturas, a identidade denominacional foi preservada, tal qual o legado dos missionários americanos às populações brasileiras. O perfil é o mesmo , e sua governança estruturada de igual forma, apesar dos avanços do pentecostalismo e do neo pentecostalismo sobre as denominações evangélicas, como pessoalmente pude observar nos últimos 50 anos. Todavia isso já é parte da história , a cisão ocorrida na igreja, por causa da maçonaria, a qual se viu envolvida na preservação política da denominação desde o império, quando se conseguiu o direito constitucional de construir seus templos( também as demais denominações :luteranos batistas, assembleianos dentre outros);e isto dividiu a igreja, pois muitos fiéis e seus dirigentes, não comungavam da mesma idéia de fazer o culto a Deus, dentro do templo maçônico, dando oportunidade à simbiose resultante com a iniciação de muitos líderes da igreja na maçonaria. Desta cisão, por exemplo, nasceu a igreja presbiteriana independente. Antes havia nascido a Congregação Cristã do Brasil em outra ruptura conceitual no entendimento das escrituras. Podemos assim afirmar que a Maçonaria foi o berço histórico do protestantismo no Brasil, indago...